Análise de Game - F1 2010 - Codemasters

Nos últimos meses, desde que saiu a noticia de que a Codemasters havia comprado os direitos de produção de um novo game de F1, fiquei maluco para comprar um videogame. Primeiro, porque sempre fui fanático por jogos. Além de ser um bom passatempo que proporciona momentos de diversão, jogar um pouco pode ser uma boa maneira de se desestressar. E segundo, é claro, queria muito ver como seria esse novo jogo de F1.

Há duas semanas, enfim comprei meu XBox 360 e junto com ele, é lógico, comprei o F1 2010. E com tamanhas aquisições, surgiram duas ideias. A primeira de fazer uma análise do jogo e dividir com vocês. E a segunda, montar mais uma seção aqui no blog: a seção games.

Bom, chega de papo e vamos logo ao que interessa. Vamos à analise.

F1 2010

Minha animação com o jogo F1 2010 já começou quando foi noticiado que a Codemasters seria a produtora do game. Já havia jogado outros jogos de corrida da empresa e sabia que deveria vir coisa boa por ai. A Codemasters é uma empresa de tradição no mercado e sempre produziu bons games, dos quais falarei em outras oportunidades.

Pois bem, com a proximidade do lançamento do jogo, com a divulgação de fotos e videos do game e com as informações que circulavam, a ansiedade foi aumentando, até chegar o dia em que comprei o jogo.

Assim que cheguei em casa, corri para testá-lo. Queria ver se o jogo era tudo aquilo que prometia mesmo. E a primeira impressão foi muito boa.

Os graficos, o trabalho de textura, de ambiente, são quase reais. Sombras, reflexos, os carros, as pistas, são todos muito reais. Parece até que você está assitindo a corrida na TV. Na parte de menus, tudo muito funcional e simples também. Além disso, nas páginas de loading sempre há dicas de como melhorar sua performance, outra novidade bacana, apesar de serem um tanto quanto demoradas. O som caracteristico dos motores também está presente no jogo.

Nos modos de jogo, não há muita variação. Existe o modo carreira, onde você começa de uma equipe pequena e tem que ir subindo até conquistar o título; o modo Grand Prix, onde se pode disputar corridas avulsas ou até mesmo um campeonato; o modo time attack, onde você escolhe uma pista e tenta melhorar seu tempo a cada volta; e o modo multiplayer, para jogar em rede com amigos ou via internet.

No quesito dificuldade, você pode escolher o nível que lhe agradar. E é ai que o jogo fica interessante. Dependendo do nível escolhido, você pode ter um jogo bem 'arcade', para disputar corridas sem se preocupar com acerto de carro, condições de pneus, combustivel e outras coisas, ou pode tentar a sorte em um nível mais 'simulation', uma verdadeira simulação de corrida, onde além de pilotar, deve-se estar atento a ajustes no carro, consumo de pneus, regras e tudo o mais que um piloto de verdade tem que se preocupar durante um GP. Sem falar que o nível de competição aumenta. Outro ponto importante é que se pode customizar as opções, misturando elementos de 'arcade' e 'simulation'.

A jogabilidade via controle é muito boa também. Jogando em um nivel de maior simulação, você sente, por exemplo, quando os pneus estão se desgastando, em que momento se deve trocar o pneu durante uma prova na chuva, quando o carro vai ficando mais leve, quando se está acelerando demais etc. Não tive a oportunidade de testar em um volante ainda, mas a sensação de pilotagem deve ser ainda melhor.

Durante as corridas, outros destaques são os problemas que podem acontecer com o carro, como furos de pneus, estouro de motor, quebra de câmbio entre outros, e as mudanças climáticas. Além do mais, durante campeonatos tem que se ter atenção com as regras que vigoram na vida real, como os oito motores por ano, a obrigatoriedade de se usar os dois tipos de pneus nas provas, penalidade e outras coisas.

Mas nem tudo é perfeito. Acho que para tornar o jogo mais real, poderiamos ter a volta de apresentação ou a entrada do safety-car, em um acidente. A segunda opção, pelo menos, eu ainda não vi, caso ela exista.

Os grandes acidentes também não estão muito presentes. Alguns são um tanto quanto forçados, sem muitos danos na carenagem do carro. Os danos são mais no desempenho do que fisicos. Acho que algumas batidas que dei, com a opção 'full damage' ativada, me impossibilitariam de voltar à pista por terem sido 'fortes'. Está aí algo bem arcade no jogo.



Mais um ponto que gostaria de abordar é o desempenho de alguns carros e pilotos. No meu modo carreira, a Lotus, equipe em que estou, é bem fraca, como na vida real. Assim são também a Virgin e a Hispania. Porém, o Karun Chandhok é um fenomeno, tendo até pontuado. Nada contra, mas é bem esquisito. Mas no geral, os níveis são bem parecidos com a realidade.

O jogo é muito divertido para quem quer passar o tempo brincado de F1, mas que não quer se preocupar com a complexidade dos carros, assim como é desafiador para aqueles que querem viver a experiência de ser um piloto e correr um fim de semana inteiro procurando o acerto ideal para vencer uma corrida. As opções, ajudas e modos são bem interessantes e podem trazer diferentes tipos de emoção. É só saber usá-las. Demora um tempinho para se acostumar, mas vale a pena. Recomendadissimo.

Notas (0/5)

Jogabilidade - 4
Gráficos - 4,5
Som - 4,5
Diversão - 5
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: