Esse foi um fim de semana, digamos, campeão nas principais categorias do esporte a motor. Três pilotos conquistaram o título em suas categorias. É comemoração que não acaba mais.
Começando pela Indy, Dario Franchitti reverteu a desvantagem que tinha para Will Power e conquistou o tricampeonato. E não é qualquer tricampeonato não. São três títulos seguidos do escocês na categoria, o segundo com a Ganassi, equipe pela qual tinha vencido no ano passado. O primeiro veio em 2007, pela Andretti Green e em 2008 ele se aventurou na Nascar e não disputou a temporada.
Esse foi também o terceiro título seguido da Ganassi, que já havia vencido com Dixon em 2008.
Para levantar o caneco, Franchitti se valeu de sua experiência nos momentos finais. Conquistou a taça de maneira semelhante a do ano passado, contando com erros dos rivais. Se no ano passado Ryan Briscoe jogou fora um título que estava em suas mãos ao errar na saída do pit-lane em Motegi, Will Power não deixou por menos nesse ano. Um erro bobo, a 65 voltas do fim, lhe custou o título.
Não foi surpresa ver Dario campeão. Sabíamos do que ele é capaz e de que Will Power ainda tem dificuldades em ovais. O australiano tem de tirar isso como aprendizado. Nos mistos, ele dominou. Se melhorar o desempenho nos ovais, é sério candidato em 2011. Já Franchitti prova que é o melhor piloto da Indy. E vai buscar o tetra.
Sobre as equipes, equilíbrio entre Penske e Ganassi. Mas a segunda é que tem motivos para sorrir. Na hora do vamos ver, eles estão se sobressaindo. Já Roger Penske vai começar a ter pesadelos com decisões. Já são três vices seguidos, cada ano com um piloto diferente.
Indo pro outro lado do mundo, Jorge Lorenzo já pode comemorar o título da MotoGP 2010. Título que foi garantido de uma forma triste, com o acidente de Pedrosa. Mas que também é mais do que merecido.
Muitos podem dizer que se Valentino Rossi não tivesse se machucado a história poderia ser outra. Até concordo, pois haveria mais pressão. Mas que Lorenzo fez por onde, não há duvidas. Dominou a primeira metade do ano e depois, passou a administrar. Ele não tem culpa dos problemas alheios. E mostrou muito amadurecimento de 2009 pra cá. É um piloto mais constante.
Sobre Pedrosa, passa bem. Oito pinos e uma placa foram os resultados do acidente. Não corre na Malásia e dificilmente anda na Austrália. E seu vice campeonato já corre risco. Casey Stoner resolveu andar nesse fim de tmporada. Uma pena para o espanhol, que vinha fazendo uma ótima segunda metade de campeonato.
Indo agora para a França, Loeb segue mandando no WRC. Título garantido em casa, decisão de parar ao fim de 2011 já tomada, o francês vai só curtir esse restinho de temporada.
E ele também merece. Andou muito não só nesse fim de semana como no ano e não tem adversários. Agora, é começar a pensar em 2011 e no octacameponato e assim fechar sua passagem pelo WRC com chave de ouro.
Indo dos campeões para um vice, que também tem muito o que comemorar. Sergio Perez, provável vice campeão da GP2, é o primeiro piloto a subir da GP2 para a F1 em 2011. Vai ser companheiro do mito Kamui Kobayshi na Sauber. E levará o apoio da Telmex, do bilionário Carlos Slim, que já estava flertando com o time suíço. Apoio que será importante para a Sauber crescer. Já terá algumas informações de pneus com Heidfeld e agora terá dinheiro. Os suíços podem surpreender...
Começando pela Indy, Dario Franchitti reverteu a desvantagem que tinha para Will Power e conquistou o tricampeonato. E não é qualquer tricampeonato não. São três títulos seguidos do escocês na categoria, o segundo com a Ganassi, equipe pela qual tinha vencido no ano passado. O primeiro veio em 2007, pela Andretti Green e em 2008 ele se aventurou na Nascar e não disputou a temporada.
Esse foi também o terceiro título seguido da Ganassi, que já havia vencido com Dixon em 2008.
Para levantar o caneco, Franchitti se valeu de sua experiência nos momentos finais. Conquistou a taça de maneira semelhante a do ano passado, contando com erros dos rivais. Se no ano passado Ryan Briscoe jogou fora um título que estava em suas mãos ao errar na saída do pit-lane em Motegi, Will Power não deixou por menos nesse ano. Um erro bobo, a 65 voltas do fim, lhe custou o título.
Não foi surpresa ver Dario campeão. Sabíamos do que ele é capaz e de que Will Power ainda tem dificuldades em ovais. O australiano tem de tirar isso como aprendizado. Nos mistos, ele dominou. Se melhorar o desempenho nos ovais, é sério candidato em 2011. Já Franchitti prova que é o melhor piloto da Indy. E vai buscar o tetra.
Sobre as equipes, equilíbrio entre Penske e Ganassi. Mas a segunda é que tem motivos para sorrir. Na hora do vamos ver, eles estão se sobressaindo. Já Roger Penske vai começar a ter pesadelos com decisões. Já são três vices seguidos, cada ano com um piloto diferente.
Indo pro outro lado do mundo, Jorge Lorenzo já pode comemorar o título da MotoGP 2010. Título que foi garantido de uma forma triste, com o acidente de Pedrosa. Mas que também é mais do que merecido.
Muitos podem dizer que se Valentino Rossi não tivesse se machucado a história poderia ser outra. Até concordo, pois haveria mais pressão. Mas que Lorenzo fez por onde, não há duvidas. Dominou a primeira metade do ano e depois, passou a administrar. Ele não tem culpa dos problemas alheios. E mostrou muito amadurecimento de 2009 pra cá. É um piloto mais constante.
Sobre Pedrosa, passa bem. Oito pinos e uma placa foram os resultados do acidente. Não corre na Malásia e dificilmente anda na Austrália. E seu vice campeonato já corre risco. Casey Stoner resolveu andar nesse fim de tmporada. Uma pena para o espanhol, que vinha fazendo uma ótima segunda metade de campeonato.
Indo agora para a França, Loeb segue mandando no WRC. Título garantido em casa, decisão de parar ao fim de 2011 já tomada, o francês vai só curtir esse restinho de temporada.
E ele também merece. Andou muito não só nesse fim de semana como no ano e não tem adversários. Agora, é começar a pensar em 2011 e no octacameponato e assim fechar sua passagem pelo WRC com chave de ouro.
Indo dos campeões para um vice, que também tem muito o que comemorar. Sergio Perez, provável vice campeão da GP2, é o primeiro piloto a subir da GP2 para a F1 em 2011. Vai ser companheiro do mito Kamui Kobayshi na Sauber. E levará o apoio da Telmex, do bilionário Carlos Slim, que já estava flertando com o time suíço. Apoio que será importante para a Sauber crescer. Já terá algumas informações de pneus com Heidfeld e agora terá dinheiro. Os suíços podem surpreender...
0 comentários:
Postar um comentário