Anúncio mais do que esperado

A Renault finalmente anunciou seus dois pilotos para a temporada 2009. E não tivemos surpresas ao saber que Fernando Alonso e Nelsinho Piquet guiarão os bólidos franceses no ano que vem. Sem sombra de dúvidas, já era esperado isso.

A equipe francesa foi a que mais cresceu no final desta temporada e com isso, o desempenho dos pilotos melhorou. Alonso conseguiu duas vitórias (Cingapura e Japão) e Nelsinho andou bem e de forma mais constante. Desempenho muito diferente da primeira metade do campeonato, onde a Renault tinha conseguido marcar apenas 12 pontos (10 de Alonso e 2 de Piquet). Mas o fato é: a Renault não tinha outras opções a não ser anunciar os dois pilotos dessa temporada. Surgiram os nomes de Romain Grosjean e de Lucas di Grassi, mas o primeiro, apesar de francês, é inexperiente e o segundo, apesar de ser bem visto na equipe, não tem um apelo comercial e nem os contatos que tem Nelsinho.

Fernando Alonso é um bi-campeão mundial, e para mim, o melhor piloto da F1 na atualidade. Faz realmente a diferença. E a Renault tem sorte de contar com um piloto desses e por isso estava meio que de mãos atadas, já que Alonso demorou a se decidir para onde iria. A Honda e a BMW eram opções e boatos diziam que ele poderia ir para a Ferrari também. Agora que conseguiram segurar o espanhol, a Renault tem tudo para continuar em uma crescente e se aproximar cada vez mais de Ferrarie McLaren.

Nelsinho Piquet por sua vez, esteve em xeque durante toda a temporada. A cobrança por resultados do brasileiro foi muito grande, as vezes e de certa forma até exageradas para um iniciante, mas ele soube lidar bem com a pressão na medida do possível. Foi décimo segundo no mundial com 19 pontos e consquistou um pódio na Alemanha. Ganhou confiança no decorrer do campeonato. Precisa melhorar durante a classificação, mas merece uma segunda chance.

A Renault precisa usar e abusar de Fernando Alonso em 2009. Acredito que ele não fique mais do que um ano por lá e por isso a equipe francesa precisa sugar tudo de bom que ele possa trazer e deixar um bom projeto que seja seguido nos anos seguintes. E Nelsinho precisa começar a mostrar mais serviço. Ano que vem ele não terá mais a desculpa de ser um iniciante e terá de ocupar o espaço que Alonso deixará.

Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: