Quem acompanhou o GP do Brasil ontem, não desgrudou os olhos da TV ou da pista, com certeza. Afinal, pela primeira vez um brasileiro tinha a chance de se sagrar campeão aqui. E Felipe Massa quase conseguiu. Quase mesmo, por muito pouco o Brasil não voltou a comemorar um título que não vem desde 1991, com o inesquecível Ayrton Senna.
Massa tinha três missões a serem cumpridas nesse fim de semana. Conseguiu duas. Dois terços da batalha foram vencidos. No sábado, Massa conquistou uma pole com sobras e no domingo fez uma corrida perfeita. Faltava só Hamilton não chegar entre os cinco primeiros.
E para que a decisão ficasse mais emocionante e imprevisível, uma chuva, que não durou cinco minutos, caiu antes do início da prova. Chuva forte o suficiente para molhar completamente a pista e obrigar os pilotos a mudarem de pneus de pista seca para pneus intermediários. E assim a corrida teve seu início, com dez minutos de atraso.
Os quatro primeiros do grid mantiveram suas posições. Massa, seguido de Trulli, Raikkönen e Hamilton. Nesse momento Hamilton era campeão. Logo atrás do inglês vinham Sebastian Vettel, Fernando Alonso e Heikki Kovalainen.
Como é costumeiro em Interlagos, o "S" do Senna não passou sem sua confusão. Pior para David Coulthard, que em sua última corrida na F1, não passou da primeira curva. Triste fim para o escocês. Quem também teve que assistir a corrida dos boxes foi Nelsinho Piquet, que de forma estranha saiu da pista na entrada da reta oposta. Algo pareceu ter quebrado no carro.
Safety Car na pista por três voltas e o mundo da velocidade voltava a segurar a respiração. Com a passagem dos carros, a pista começava a secar e já na oitava volta alguns pilotos já começavam a trocar os pneus intermediários por pneus de pista seca. Vettel e Alonso foram os primeiros do grupo da frente, na nona volta. Massa entrou na décima. Trulli, Raikkönen e Hamilton foram na volta seguinte. Esse foi o erro da McLaren.
Na volta a pista Massa era líder com Vettel em se encalço. Alonso era terceiro, Raikkönen quarto, Fisichella quinto, Trulli sexto e Hamilton em sétimo. Massa, naquele momento, era campeão.
Mas Trulli errou e caiu para nono. Enquanto Hamilton lutava para se aproximar de Fisichella de maneira mais segura possível, Glock se aproximava. Na décima oitava volta, Hamilton voltava a ser campeão com a ultrapassagem em Fisichella. Hamilton era extremamente conservador e cuidadoso, mesmo tendo um bom carro nas mãos. Tanto é que ele chegou a fazer volta mais rápida em uma oportunidade.
Na ponta Massa continuava abrindo vantagem. E mais uma janela de pits foi aberta. Massa foi o primeiro a entrar, na volta trinta e oito. Alonso e Hamilton entraram na trinta e nove e Raikkönen na quarenta. A corrida seguia com Massa, Vettel, Alonso, Raikkönen e Hamilton. Mas o alemão da Toro Rosso ainda tinha uma parada a cumprir, voltando ameaçadoramente atrás de Hamilton.
À seis voltas do final, a chuva voltou. E a partir daí tudo poderia acontecer. Massa se mantinha perfeito, seguido de Alonso e Raikkönen. Hamilton vinha guiando com todo o cuidado do mundo e Vettel rapidamente se aproximava. E a chuva apertou, obrigando todos a entrarem para a última troca de pneus, principalmente os dois postulantes ao título. O que ninguém imaginava era que Timo Glock se intrometeria na disputa. O alemão arriscou e não trocou pneus, sendo assim o mais rápido da pista naquele momento. Hamilton caiu pra quinto, pressionado por Vettel e sob a pressão de que qualquer erro seria fatal.
Três voltas para o final. Curva da Junção. Hamilton espalha. Vettel faz a ultrapassagem. A torcida vai ao delírio. Massa seria campeão. Hamilton se desespera na tentativa de alcançar Vettel. Apenas mais duas voltas para o Brasil comemorar.
Entram na última volta. Hamilton louco para passar Vettel, sem sucesso. Massa soberano na ponta. A chuva aperta ainda mais. Mesmo com pneus intermediários é difícil se manter na pista. Últimos metros para Massa, que cruza em primeiro e campeão. A torcida vai à loucura. Festa nos boxes da Ferrari. Apreensão nos boxes da McLaren. Curva da Junção. Última investida de Hamilton contra Vettel. Sem sucesso. Mas um carro branco e vermelho da Toyota vem lento. Timo Glock. Hamilton o supera. Volta a ser quinto. Volta a ser campeão. E cruza a linha de chegada. Decepção nos boxes dos italianos. Festa contida nos boxes dos ingleses. Lewis Carl Davidson Hamilton é o mais novo rei da F1. E é também o campeão mais jovem da história.
O inglês se emociona e vai às lágrimas. O brasileiro se emociona e também vai às lágrimas. Na torcida, o semblante da decepção. Isso é o esporte.
No pódio, os olhos vermelhos de Massa dizem tudo. Ele recebe os cumprimentos de Domenicali, Raikkönen e Alonso. E dignamente vai até a mureta e agradece o apoio da torcida. Lá embaixo, estacionando o carro, Hamilton é cumprimentado por seu companheiro Kovalainen e por Timo Glock. E vai festeja com a galera antes de se trancar nos boxes por dez minutos e desabafar.
O que vimos ontem ficará guardado na lembrança de quem ama o esporte. Com quem quer que o título ficasse, ficaria em boas mãos. Para encerrar, fico duas certezas. Massa está preparado para se tornar campeão e é um dos favoritos para o ano que vem. E Hamilton vai amadurcer cada vez mais. E esse título vai ajudar muito, já que vimos mais uma vez que ele não aguenta muito a pressão. Agora é esperar por uma temporada melhor ano que vem.
Massa tinha três missões a serem cumpridas nesse fim de semana. Conseguiu duas. Dois terços da batalha foram vencidos. No sábado, Massa conquistou uma pole com sobras e no domingo fez uma corrida perfeita. Faltava só Hamilton não chegar entre os cinco primeiros.
E para que a decisão ficasse mais emocionante e imprevisível, uma chuva, que não durou cinco minutos, caiu antes do início da prova. Chuva forte o suficiente para molhar completamente a pista e obrigar os pilotos a mudarem de pneus de pista seca para pneus intermediários. E assim a corrida teve seu início, com dez minutos de atraso.
Os quatro primeiros do grid mantiveram suas posições. Massa, seguido de Trulli, Raikkönen e Hamilton. Nesse momento Hamilton era campeão. Logo atrás do inglês vinham Sebastian Vettel, Fernando Alonso e Heikki Kovalainen.
Como é costumeiro em Interlagos, o "S" do Senna não passou sem sua confusão. Pior para David Coulthard, que em sua última corrida na F1, não passou da primeira curva. Triste fim para o escocês. Quem também teve que assistir a corrida dos boxes foi Nelsinho Piquet, que de forma estranha saiu da pista na entrada da reta oposta. Algo pareceu ter quebrado no carro.
Safety Car na pista por três voltas e o mundo da velocidade voltava a segurar a respiração. Com a passagem dos carros, a pista começava a secar e já na oitava volta alguns pilotos já começavam a trocar os pneus intermediários por pneus de pista seca. Vettel e Alonso foram os primeiros do grupo da frente, na nona volta. Massa entrou na décima. Trulli, Raikkönen e Hamilton foram na volta seguinte. Esse foi o erro da McLaren.
Na volta a pista Massa era líder com Vettel em se encalço. Alonso era terceiro, Raikkönen quarto, Fisichella quinto, Trulli sexto e Hamilton em sétimo. Massa, naquele momento, era campeão.
Mas Trulli errou e caiu para nono. Enquanto Hamilton lutava para se aproximar de Fisichella de maneira mais segura possível, Glock se aproximava. Na décima oitava volta, Hamilton voltava a ser campeão com a ultrapassagem em Fisichella. Hamilton era extremamente conservador e cuidadoso, mesmo tendo um bom carro nas mãos. Tanto é que ele chegou a fazer volta mais rápida em uma oportunidade.
Na ponta Massa continuava abrindo vantagem. E mais uma janela de pits foi aberta. Massa foi o primeiro a entrar, na volta trinta e oito. Alonso e Hamilton entraram na trinta e nove e Raikkönen na quarenta. A corrida seguia com Massa, Vettel, Alonso, Raikkönen e Hamilton. Mas o alemão da Toro Rosso ainda tinha uma parada a cumprir, voltando ameaçadoramente atrás de Hamilton.
À seis voltas do final, a chuva voltou. E a partir daí tudo poderia acontecer. Massa se mantinha perfeito, seguido de Alonso e Raikkönen. Hamilton vinha guiando com todo o cuidado do mundo e Vettel rapidamente se aproximava. E a chuva apertou, obrigando todos a entrarem para a última troca de pneus, principalmente os dois postulantes ao título. O que ninguém imaginava era que Timo Glock se intrometeria na disputa. O alemão arriscou e não trocou pneus, sendo assim o mais rápido da pista naquele momento. Hamilton caiu pra quinto, pressionado por Vettel e sob a pressão de que qualquer erro seria fatal.
Três voltas para o final. Curva da Junção. Hamilton espalha. Vettel faz a ultrapassagem. A torcida vai ao delírio. Massa seria campeão. Hamilton se desespera na tentativa de alcançar Vettel. Apenas mais duas voltas para o Brasil comemorar.
Entram na última volta. Hamilton louco para passar Vettel, sem sucesso. Massa soberano na ponta. A chuva aperta ainda mais. Mesmo com pneus intermediários é difícil se manter na pista. Últimos metros para Massa, que cruza em primeiro e campeão. A torcida vai à loucura. Festa nos boxes da Ferrari. Apreensão nos boxes da McLaren. Curva da Junção. Última investida de Hamilton contra Vettel. Sem sucesso. Mas um carro branco e vermelho da Toyota vem lento. Timo Glock. Hamilton o supera. Volta a ser quinto. Volta a ser campeão. E cruza a linha de chegada. Decepção nos boxes dos italianos. Festa contida nos boxes dos ingleses. Lewis Carl Davidson Hamilton é o mais novo rei da F1. E é também o campeão mais jovem da história.
O inglês se emociona e vai às lágrimas. O brasileiro se emociona e também vai às lágrimas. Na torcida, o semblante da decepção. Isso é o esporte.
No pódio, os olhos vermelhos de Massa dizem tudo. Ele recebe os cumprimentos de Domenicali, Raikkönen e Alonso. E dignamente vai até a mureta e agradece o apoio da torcida. Lá embaixo, estacionando o carro, Hamilton é cumprimentado por seu companheiro Kovalainen e por Timo Glock. E vai festeja com a galera antes de se trancar nos boxes por dez minutos e desabafar.
O que vimos ontem ficará guardado na lembrança de quem ama o esporte. Com quem quer que o título ficasse, ficaria em boas mãos. Para encerrar, fico duas certezas. Massa está preparado para se tornar campeão e é um dos favoritos para o ano que vem. E Hamilton vai amadurcer cada vez mais. E esse título vai ajudar muito, já que vimos mais uma vez que ele não aguenta muito a pressão. Agora é esperar por uma temporada melhor ano que vem.
Resultado Final
1º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1h47min00s000, 71 voltas
2º. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 13s298
3º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 16s235
4º. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), a 38s011
5º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 38s907
6º. Timo Glock (ALE/Toyota), a 44s368
7º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 55s074
8º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1min08s433
9º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1min19s66
10º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1 volta
11º. Robert Kubica (POL/BMW), a 1 volta
12º. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 1 volta
13º. Jenson Button (ING/Honda), a 1 volta
14º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1 volta
15º. Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 1 volta
16º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 2 voltas
17º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 2 voltas
18º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 2 voltas
Não completaram:
David Coulthard (ESC/Red Bull), a 71 voltas
Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 71 voltas
Volta mais rápida: Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min13s736, volta 36
Mundial de pilotos
1º Lewis Hamilton - 98 pontos
2º Felipe Massa - 97 pontos
3º Kimi Raikkönen - 75 pontos
4º Robert Kubica - 75 pontos
5º Fernando Alonso - 61 pontos
6º Nick Heidfeld - 60 pontos
7º Heikki Kovalainen - 53 pontos
8º Sebastian Vettel - 35 pontos
9º Jarno Trulli - 31 pontos
10º Timo Glock - 25 pontos
11º Mark Webber - 21 pontos
12º Nelson Piquet Jr. - 19 pontos
13º Nico Rosberg - 17 pontos
14º Rubens Barrichello - 11 pontos
15º Kazuki Nakajima - 9 pontos
16º David Coulthard - 8 pontos
17º Sebastien Bourdais - 4 pontos
18º Jenson Button - 3 pontos
19º Takuma Sato - 0 pontos
20º Antony Davidson - 0 pontos
21º Adrian Sutil - 0 pontos
22º Giancarlo Fisichella - 0 pontos
Mundial de Construtores
1º Ferrari - 172 pontos
2º McLaren - 151 pontos
3º BMW - 135 pontos
4º Renault - 80 pontos
5º Toyota - 56 pontos
6º Toro Rosso - 39 pontos
7º Red Bull - 29 pontos
8º Williams - 26 pontos
9º Honda - 14 pontos
10º Super Aguri - 0 pontos
11º Focer india - 0 pontos
Fotos: Autosport.com
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