Um terço do caminho completado

Felipe Massa fez a pole position agora há pouco para a decisão do campeonato da F1. E com isso ele vê um terço de seu caminho rumo ao título completado. Ainda faltam dois terços para que ele consiga se tornar o quarto brasileiro campeão mundial na F1, e para que ele traga o nono título da categoria para solo canarinho. E a partir de agora, tudo começa a ficar mais difícil e emocionante.

Massa tem que vencer a corrida amanhã e torcer para que Hamilton não chegue acima do sexto lugar ou chegar em segundo desde que o inglês não pontue. Missão difícil, sim, mas não impossível.

Pelo o que deu para notar durante a classificação, Ferrari e McLaren estão muito próximas. Mais próximas do que nos últimos dois anos, onde a Ferrari foi absoluta por aqui. Para se ter idéia, o melhor tempo do fim de semana foi de Kovalainen com 1min11s768, mas a Ferrari andou constantemente na frente, coisa que a McLaren não fez, não sei se para poupar equipamento, testar outras configurações ou por ir mal mesmo.

A equipe inglesa reclama muito de problemas na suspensão e do desgaste dos pneus dianteiro direito e traseiro esquerdo. Os pneus estão demorando para se aquecer adequadamente e isso dificulta no equilibrio. Os carros da McLaren, quando estão com compostos mais duros e mais pesados tendem a ficar instáveis. Quando mais vazios melhoram sua performance. Mesmo assim os carros estão competitivos.

Por outro lado, a Ferrari está com o carro redondinho. Hoje não choveu e percebemos que com a temperatura da pista um pouco mais alta, a Ferrari consegue ter um desempenho melhor. Massa fez a pole com sobras e Raikkönen foi terceiro. E para melhorar a situação, não parecem estar muito mais pesados do que os rivais. Isso pode ser vantajoso à equipe italiana.

Quem surpreendeu, entrando no meio das equipes grandes foi Trulli. O italiano conseguiu marcar o segundo tempo e durante todo o treino andou entre os líderes. Não só ele como seu companheiro também, o alemão Timo Glock, que sai em décimo. Claramente, a Toyota vai para a corrida com duas táticas diferentes.

Já os outros brasileiros fizeram o possível. Rubinho, com a carroça da Honda ainda chegou ao Q2, mas larga em décimo quinto. Nelsinho por pouco não cehga ao Q3. Foi eliminado por Boudais no último segundo. Contudo, com o carro mais pesado, certamente tem tudo para fazer uma boa corrida.

Tudo se encaminha para mais uma vitória de Massa. Primeiro por sua necessidade e segundo porque seu maior concorrente sai em quarto e não vai se arriscar a perder o título novamente. E ainda temos Kimi Raikkönen em terceiro, que pode segurar e controlar o inglês. Porém, Hamilton não terá a pressão de vencer. Só precisa manter sua posição e também terá seu escudeiro, Kovalainen, logo atrás, o que certamente dificultará a chegada dos rivais que vem do meio do grid.

Há também a possibilidade de chuva durante a prova, o que deixará tudo mais equilibrado e imprevisível. Está sim é uma decisão de campeonato emocionante e que será lembrada por muito tempo.

Um terço do caminho de Massa já foi percorrido com a conquista da pole. Resta à ele vencer e torcer contra Hamilton.

Temos que fazer uma ressalva também a torcida que lotou Interlagos. O apoio à Felipe Massa é algo arrepiante e como ele mesmo disse na coletiva pós-classificação, é emocionante ver a torcida gritando e vibrando junto com ele. Para ele, é algo fantástico e a realização de um sonho. Que esse apoio dure além das 71 voltas de amanhã, qualquer que seja o resultado. Que dure muitos anos, pois podemos estar presenciando o nascimento de um ídolo para o esporte nacional.

Confira o Grid

1º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min12s368
2º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min12s737
3º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min12s825
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min12s830
5º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min12s917
6º. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min12s967
7º. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min13s082
8º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min13s297
9º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min14s105
10º. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min14s230

11º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min12s137
12º. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min12s289
13º. Robert Kubica (POL/BMW), 1min12s300
14º. David Coulthard (ESC/Red Bull), 1min12s717
15º. Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min13s139

16º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min12s800
17º. Jenson Button (ING/Honda), 1min12s810
18º. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min13s002
19º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min13s426
20º. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min13s508

Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Anônimo disse...

O CAMPEÃO SERÁ FELIPE MASSA!! hamilton não chegará entre os 8º primeiros se Deus quiser rsrsrs

da uma passada no driblenet! http://driblenet.blogspot.com/

abraços...