Neuville se mete na festa caseira e lidera sexta na França

Na França, o primeiro dia de competição - mesmo - no rali local teve festa belga. Em busca de sua primeira vitória no WRC, Thierry Neuville finalizou a sexta-feira na liderança do evento e por enquanto vai ajudando a estragar a festa francesa pelo título de Sebastien Ogier e pelo último rali de Sebastien Loeb.

O piloto da Qatar Ford teve uma tarde inspirada nesta sexta na região da Alsácia. Venceu as três especiais do período e conseguiu assim uma boa ascensão em relação ao fim da manhã, quando era o terceiro colocado, com quatro segundos de desvantagem para o líder. Assumiu a liderança ainda na SS6, quinto estágio do dia, e aproveitou a SS7 para aumentar a vantagem. Tal performance de Neuville é explicada pela escolha de pneus e de acerto do carro, apostando em uma perna seca, o que se mostrou acertado. Com isso ele abrirá o segundo dia com quase dez segundos de frente. Uma boa margem, mas que ainda não lhe garante conforto. O belga vai ter de continuar andando muito bem amanhã para ampliar seu domínio.
Escolha acertada de pneus e de setup ajudaram Thierry Neuville a vencer três especiais e chegar a liderança do Rali da França
A segunda posição está nas mãos do espanhol Dani Sordo que, após ficar de fora do Rali da Austrália, cedendo seu lugar ao norte-irlandês Kris Meeke, parece ter voltado disposto a reverter uma situação que não lhe era nada favorável antes da vitória no Rali da Alemanha, a primeira de sua carreira. Vencedor do Power Stage de ontem, Sordo seguiu entre os primeiros durante toda a sexta com um desempenho consistente. No final, acabou como segundo melhor do dia, a 9s8 de Neuville, sendo o melhor piloto da Citroen.

Jari-Matti Latvala fecha a lista dos pilotos em posição de pódio no momento. O finlandês, assim como Sordo, também vem tendo uma performance regular e sem cometer erros e nem ter problemas, o piloto da Volkswagen vem a 11s8 do líder e a dois segundos do vice. Latvala também está na briga pela vitória, que não vem desde o Rali da Grécia.

Os dois Sebastiens, Loeb e Ogier, fecham o top 5. Loeb liderou a manhã inteira, vencendo as três especiais do período. Contudo caiu de rendimento na parte da tarde, perdendo três posições. Agora, o eneacampeão se encontra a 12s2 da liderança, diferença que não é muito grande. Deveremos ter uma briga interessante entre esses quatro pilotos. E que poderá melhorar caso Ogier reaja. Ainda na vibe do título confirmado ontem, o francês teve um dia difícil por conta das más escolhas de pneus, que lhe fizeram perder 28s em relação a Neuville. Essa sim já é uma diferença considerável, mas não impossível de ser descontada.

Evgney Novikov é o sexto, mas o russo já vem a mais de um minuto atrás do líder. Vai brigar para se manter nessa posição ou capitalizar com erros ou problemas de quem vai à frente. Novikov lidera um grupo composto ainda por Andreas Mikkelsen, Mikko Hirvonen e Mads Ostberg, sétimo, oitavo e nono respectivamente, separados por 34s. É uma espécie de segundo pelotão. Martin Prokop fecha o top 10.
Líder do rali na parte da manhã, Sebastien Loeb perdeu muito tempo no período vespertino e caiu para quarto
No WRC 2, Robert Kubica lidera com folga. Décimo primeiro no geral, o polonês tem mais de três minutos de vantagem para o segundo colocado, Elfyn Evans, caminhando tranquilamente para mais uma vitória na categoria. Basta administrar a vantagem e não se envolver em acidentes, como faz com frequência. Quem sabe ainda não lhe sobra um lugar no top 10 e um pontinho a mais no mundial geral, por exemplo? Rashid Al-Ketbi é o terceiro na classe.

Já no WRC 3 a briga é um pouco mais intensa, com Quentin Gilbert, Sebastien Chardonnet e Keith Cronin ocupando as três primeiras posições da classe e os 15º, 16º e 17º lugares no geral. Chardonnet está, por um lado, a 40s atrás de Gilbert, e pelo outro a 35s a frente de Cronin. Fechando com o Junior WRC, o espanhol Yeray Lemes tem uma dianteira de 31s para o sueco Pontus Tidemand.

Classificação do segundo dia do Rali da França

1. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) 1h08min56s5
2. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 9s8
3. Jari-Matti Latvala (FIN/VW) a 11s8
4. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) a 12s2
5. Sebastien Ogier (FRA/VW) a 28s7
6. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford) a 1min03s6
7. Andreas Mikkelsen (NOR/VW) a 1min26s4
8. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 1min33s5
9. Mads Ostberg (NOR/M-Sport Ford) a 1min37s5
10. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 2min36s3

Fotos: Best-Of-RallyLive.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: