Chance com ares de teste

E a evolução de Robert Kubica no WRC está sendo notada. Tanto é verdade que o polonês vai ganhar a boa chance na última etapa do ano, o Rali da Grã-Bretanha - que será disputado entre os dias 14 e 17 de novembro, de pilotar um carro de fábrica da Citroen. Um passo bastante interessante de Bob visando uma consolidação na categoria que adotou.

A chance de Kubica será dada por Khalid Al Qassimi e pelo chefe da marca, Yves Matton, pela boa temporada que o polonês vem fazendo no WRC 2, classe da qual pode se sagrar campeão na próxima etapa, o Rali da Espanha. Para isso, Robert precisa apenas de um segundo lugar para garantir o título na última etapa do campeonato, algo que deverá acontecer.

"Em minhas discussões com Robert, concordamos que ele iria para a próxima categoria se ele vencesse o WRC 2. É verdade que do jeito que as coisas estão, ele ainda não ganhou o título. Mas mesmo que ele não vença na Espanha, ele teve uma temporada de muito sucesso. Portanto, ele pode perfeitamente ter uma chance no Rali da Grã-Bretanha"

Yves Matton

Kubica mostrou-se bastante motivado e quer aproveitar a nova experiência que terá no mundial de ralis.

"Essa chance única com o time de fábrica é uma grande oportunidade para mim, mas também um grande desafio. O Rali da Grã-Bretanha não fazia parte do meu programa original, então estou muito feliz de estar apto para ter essa preciosa experiência. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer meus parceiros por esta temporada, que fizeram isso possível"

Robert Kubica

Mais do que uma chance para Kubica, que é merecedor dela, diga-se, o Rali da Grã-Bretanha pode ser um teste da Citroen visando 2014. Não é segredo para ninguém que os franceses não estão nada satisfeitos com os resultados de seus pilotos principais neste ano. Mikko Hirvonen e Dani Sordo ficaram devendo muito e não tiveram a menor condição de lutar contra os carros da Volkswagen guiados pelo campeão Sebastien Ogier e por Jari-Matti Latvala ou até mesmo contra o belga Thierry Neuville, cria da própria Citroen e hoje piloto da Qatar Ford.
Robert Kubica ganhará chance com ares de teste no último evento do WRC em 2013, o Rali da Grã-Bretanha
O finlandês tem tido um ano muito irregular e ocupa apenas a quinta posição no mundial. Já o espanhol, que teve um início de temporada fraquíssimo, ainda conseguiu se reencontrar nos dois últimos eventos dos quais participou, vencendo na Alemanha e terminando em segundo na França. Contudo, Sordo teve até de ceder seu lugar para Kris Meeke no Rali da Austrália por não ter apresentado resultados condizentes com o que era esperado até a etapa germânica.

Deixar que Robert participe de uma etapa com um carro de fábrica servirá para auferir se ele tem ou não condições de pleitear uma possível vaga que pode se abrir no time e qual é o seu nível de pilotagem atual. Aliás, é bom destacar que no WRC 2 ele não tem tido, regularmente, adversários à altura. Venceu quatro de seis eventos que disputou e terminou um em segundo, superado na Finlândia pelo piloto local Jari Ketomaa (foi sexto também em sua estreia no Rali de Portugal por conta de um acidente quando era vice líder). Na classe principal, ele encontrará mais dificuldades, será um desafio maior para sua capacidade. Mas certamente é parte importante de sua evolução.

Por tudo o que vem fazendo e por seu notório desenvolvimento nos ralis (apesar de ainda se envolver em alguns acidentes), Kubica pode se tornar uma boa opção para a Citroen dentro de algum tempo. O polonês vai mostrando que tem muito a crescer no WRC e esse evento do qual participará lhe dará uma noção mais exata se ele já tem ou não condições de estar entre os grandes nomes da categoria. Esse pode ser o passo inicial para uma bela carreira dentro da classe principal do mundial de ralis.

Foto: NextGen-Auto.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: