Na quinta-feira, ele confirmou o título da temporada. E neste domingo, conquistou mais uma vitória, a sétima no ano e segunda em casa. É, Sebastien Ogier não teve o que reclamar deste fim de semana. O piloto da Volkswagen mostrou porque foi campeão e em uma etapa de recuperação conseguiu uma vitória com um sabor especial, afinal, ser campeão é ótimo, mas triunfando na frente de seus fãs é muito melhor.
O último dia do Rali da França teve seis especiais e tinha quatro pilotos entre os favoritos à vitoria, separados por míseros cinco segundos. Além de Ogier, Jari-Matti Latvala, Dani Sordo e Sebastien Loeb estavam na disputa, todos com chances de triunfar. Mas foi o atual campeão quem mandou no domingo.
No pódio, as três melhores duplas do equilibrado fim de semana comemoram com champanhe |
Vindo de um sábado excepcional, onde tinha descontado para 1s5 uma diferença que beirou os 30s para o líder, na sexta, Ogier simplesmente não tomou conhecimento dos rivais na parte da manhã, vencendo as três especiais do período, conseguindo uma vantagem de 13s para o vice líder. Depois, foi só administrar nos três estágios seguintes para amealhar mais 25 pontos. Uma vitória que coroa um ano extraordinário de um piloto que tem tudo para marcar época no WRC e que tem sido muito superior aos adversários. Até lembra um outro francês que também tinha chances de vencer hoje, mas...
Bem, em seu último rali no WRC, Sebastien Loeb tinha a chance de se despedir com vitória em um de seus eventos favoritos. Mas o domingo não trouxe um bom resultado para o eneacampeão. Logo na primeira especial do dia, a SS15, Loeb acabou se acidentando e abandonando a disputa. O francês capotou seu DS3 pouco depois da largada e não teve como voltar ao rali. Obviamente, a lenda não ficou satisfeita com o resultado, pois queria, além de correr em frente a cerca de 10 mil fãs que foram lhe ver no posto de controle do vilarejo de Oberhoffen, onde ele cresceu, e na região onde foi de Haguenau, onde nasceu, vencer para festejar com eles. Mas são coisas que acontecem e mostram que nem os melhores estão imunes a erros.
Daniel Elena observa seu DS3 acidentado. Tanto ele quanto Sebastien Loeb saíram ilesos do acidente |
Sem Loeb na parada e com Ogier deitando e rolando, a briga boa ficou para ver quem seria o segundo colocado. E quem pôde festejar foi Dani Sordo. O espanhol conseguiu uma vitória em especial, na SS18, e foi mais consistente do que o finlandês Jari-Matti Latvala. Apesar de ficar a 12s2 atrás do vencedor, o piloto da Citroen conseguiu uma vantagem de 7s3 para o rival da VW, garantindo assim seu lugar ao lado direito de Ogier. Um resultado que pode trazer mais confiança ainda para ele em uma fase de definição de seu futuro. Já Latvala não conseguiu um resultado ruim, mas acaba novamente na sombra do companheiro campeão mundial. E vai ser difícil sair disso.
Thierry Neuville ficou com o quarto posto. E se não fosse seu problema ontem, poderia ter brigado mais diretamente pela vitória. A boa notícia para ele é que seu segundo lugar no mundial pouco foi ameaçado com o terceiro lugar de Latvala. O belga deve confirmar o vice campeonato. Evgeny Novikov, Mikko Hirvonen, Andreas Mikkelsen e Mads Ostberg acabaram vindo, nesta ordem, logo atrás. Acabaram como coadjuvantes no fim de semana.
Robert Kubica dominou amplamente sua classe, o WRC 2, e venceu sem dificuldades. Além disso, herdou o nono lugar geral, com os abandonos de Loeb e de Martin Prokop, e garantiu mais dois pontinhos para sua coleção. O polonês volta assim à liderança do WRC 2 e vai em busca do título da classe, o que é provável que ocorra. Elfyn Evans ficou em segundo e Rashid Al-Ketbi em terceiro.
Robert Kubica comandou as ações no WRC 2 e venceu com facilidade. Polonês foi nono na classificação geral |
No WRC 3 Quentin Gilbert confirmou sua vitória com uma boa margem para o segundo colocado, Sebastien Chardonnet. Keith Cronin foi o terceiro. No mundial, quem comemorou foi Chardonnet que ficou com o título. Pelo Junior WRC, Pontus Tidemand já havia confirmado a vitória ontem. O sueco garantiu também o título de sua classe.
Romain Dumas, vencedor das 24h de Le Mans de 2010, também participou do evento e foi o décimo no geral.
Resultado final do Rali da França
1. Sebastien Ogier (FRA/VW) 2h53min07s6
2. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 12s2
3. Jari-Matti Latvala (FIN/VW) a 19s5
4. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) a 1min14s1
5. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford) a 3min10s9
6. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 3min37s7
7. Andreas Mikkelsen (NOR/VW) a 4min04s2
8. Mads Ostberg (NOR/M-Sport Ford) a 4min35s2
9. Robert Kubica (POL/PH Citroen) a 9min31s4
10. Romain Dumas (FRA/Dumas/M-Sport Ford) a 11min55s8
Fotos: Best-Of-RallyLive.com
0 comentários:
Postar um comentário