No fim, Lorenzo supera Marquez para ficar com pole em Phillip Island

Tentando evitar o fim do mundial de 2013 em Phillip Island, Jorge Lorenzo fez bem sua parte neste sábado. O espanhol marcou uma pole providencial e mostrou que Marc Marquez, segundo colocado no grid, não terá vida fácil para garantir o título na etapa australiana.

Lorenzo se aproveitou do bom desempenho da Yamaha M1 na bela pista australiana (pra mim, o mais belo cenário da MotoGP) e marcou, já no finalzinho, o tempo de 1min27s899, sendo o único piloto a baixar da casa de 1min27s, tomando assim a pole de Marc Marquez, algo que parecia improvável. O líder do campeonato já tinha feito uma grande volta, anotando 1min28s120, tempo que era meio segundo mais veloz do que o registrado por Valentino Rossi, por exemplo, terceiro no grid.
Pole position em Phillip Island, Jorge Lorenzo tenta evitar que Marc Marquez conquiste seu primeiro título na MotoGP já neste domingo
Com o lugar de honra garantido, o bicampeão mundial se coloca em uma boa posição para garantir que a decisão do campeonato seja postergada até, pelo menos até o próximo GP, que será disputado no circuito japonês de Motegi. Com o bom desempenho da M1, imagina-se que Lorenzo possa ser o favorito a vencer em Phillip Island, resultado que por si só evita que Marquez sagre-se campeão. Além disso, com Valentino Rossi em terceiro, Lorenzo pode receber uma bela ajuda. Se seu companheiro conseguir superar o dono da moto #93, o atual campeão poderá descontar alguns pontos a mais para Marc, o que poderia render um pouco mais de esperanças de uma improvável, mas não impossível, conquista de título.

Já a Honda terá um pouco mais de trabalho. Marquez ainda conseguiu um bom segundo lugar e vai incomodar Lorenzo. Mas isso não é o suficiente para acabar com o mundial neste domingo. Para comemorar seu primeiro título na classe rainha, a Repsol Honda precisaria de uma dobradinha que seja comandada por Marc. Só que Dani Pedrosa não teve uma boa sessão classificatória. O espanhol, que venceu em Sepang no último domingo, foi bem discreto e ficou com o quinto posto, diferente do que havia acontecido no quarto treino livre, o qual liderou. Essa irregularidade da equipe pode atrapalhar durante a corrida.

No mais, Alvaro Bautista voltou a mostrar uma ótima performance e classificou-se na quarta posição, sendo a melhor moto de uma equipe satélite no grid. O espanhol vem mostrando uma melhora considerável nesta segunda metade do mundial e tem estado constantemente na luta por posições no top 5 e até mesmo no pódio. Cal Crutchlow e Bradley Smith vêm em sexto e sétimo, logo à frente da dupla da Ducati Nicky Hayden e Andrea Dovizioso. Andrea Iannone completa o top 10. Colin Edwards, em 11º foi o melhor entre as CRTs.
Marc Marquez parte do segundo posto e tem chance de encerrar campeonato já neste domingo. Para isso, precisa vencer e torcer para Lorenzo ser o terceiro
A novidade para a prova é que todos os pilotos precisarão fazer uma torca obrigatória de moto durante a prova. Isso se deve ao desgaste excessivo de pneus com o novo asfalto da pista. Segundo a Bridgestone, não havia como garantir a segurança dos pilotos além da 14ª volta por conta do desgaste dos compostos traseiros. Por isso a medida foi tomada.

Grid de largada

1. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) 1min27s899
2. Marc Marquez (ESP/Honda) a 0s221
3. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 0s748
4. Alvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) a 0s814
5. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 0s849
6. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) a 0s910
7. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) a 1s042
8. Nicky Hayden (EUA/Ducati) a 1s396
9. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 1s761
10. Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati) a 1s857
11. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) a 2s365
12. Randy de Puniet (FRA/Aspar Aprilia) a 2s836

13. Aleix Espargaro (ESP/Aspar Aprilia) 1min30s081
14. Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) 1min30s530
15. Yonny Hernandez (COL/Pramac Ducati) 1min30s641
16. Hiroshi Aoyama (JAP/Avintia FTR-Kawasaki) 1min30s733
17. Danilo Petrucci (ITA/Ioda-Suter-BMW) 1min30s894
18. Michael Laverty (ING/PBM Aprilia) 1min30s979
19. Hector Barbera (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) 1min31s061
20. Luca Scassa (ITA/Cardion Aprilia) 1min31s093
21. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) 1min31s775
22. Lukas Pesek (TCH/Ioda-Suter-BMW) 1min32s474
23. Damian Cudlin (AUS/PBM-Aprilia) 1min33s007

Moto 2 e Moto 3


Pela Moto 2, a briga pelo título, muito provavelmente, vai mudar de protagonista. Pol Espargaró, vice líder do mundial, marcou a pole enquanto o líder do certame, Scott Redding partiria apenas da décima posição. Partiria. Mas o inglês, que levou um baita tombo na classificação, fraturou o pulso, fato que o impossibilitará de correr neste domingo. E com uma diferença de apenas 11 pontos entre os dois, será difícil o piloto britânico não sair de Phillip Island atrás na classificação. Já o espanhol se coloca em uma boa posição para assumir a liderança da tabela. Ele, que dependia apenas de si para roubar o título de Redding, agora virou o favorito. Vamos ver o que acontece.

Já na Moto 3, Luis salom vai caminhando rumo ao título. O espanhol marcou sua quarta pole no ano e verá seus principais rivais na briga pelo título, Alex Rins e Maverick Viñales, partirem do quinto e do quarto lugares respectivamente. Entre eles estão Jonas Folger e Efren Vazquez. Um passo importante de Salom, que se voltar a vencer terá apenas de administrar sua vantagem nas duas provas restantes. A boa novidade da etapa será a espanhola Ana Carrasco, sétima no grid. Seu melhor resultado na Moto 3. Eric Granado, por sua vez, larga em 26º.

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: