![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg412WRyCqrKaX_RZfzp56bLQicCi2XIvQ6AsM27a_hteNkKl-66DuyENCTR3Rz0DHInOUrxGxu_SOljweJVzlLCptr82l99uqrJIuEUa6cOcTTvHCJCXfyJ3YP55uDlIJNoFtZ__hIsqeA/s1600/Moto+GP.jpg)
Lorenzo se aproveitou do bom desempenho da Yamaha M1 na bela pista australiana (pra mim, o mais belo cenário da MotoGP) e marcou, já no finalzinho, o tempo de 1min27s899, sendo o único piloto a baixar da casa de 1min27s, tomando assim a pole de Marc Marquez, algo que parecia improvável. O líder do campeonato já tinha feito uma grande volta, anotando 1min28s120, tempo que era meio segundo mais veloz do que o registrado por Valentino Rossi, por exemplo, terceiro no grid.
![]() |
Pole position em Phillip Island, Jorge Lorenzo tenta evitar que Marc Marquez conquiste seu primeiro título na MotoGP já neste domingo |
Com o lugar de honra garantido, o bicampeão mundial se coloca em uma boa posição para garantir que a decisão do campeonato seja postergada até, pelo menos até o próximo GP, que será disputado no circuito japonês de Motegi. Com o bom desempenho da M1, imagina-se que Lorenzo possa ser o favorito a vencer em Phillip Island, resultado que por si só evita que Marquez sagre-se campeão. Além disso, com Valentino Rossi em terceiro, Lorenzo pode receber uma bela ajuda. Se seu companheiro conseguir superar o dono da moto #93, o atual campeão poderá descontar alguns pontos a mais para Marc, o que poderia render um pouco mais de esperanças de uma improvável, mas não impossível, conquista de título.
Já a Honda terá um pouco mais de trabalho. Marquez ainda conseguiu um bom segundo lugar e vai incomodar Lorenzo. Mas isso não é o suficiente para acabar com o mundial neste domingo. Para comemorar seu primeiro título na classe rainha, a Repsol Honda precisaria de uma dobradinha que seja comandada por Marc. Só que Dani Pedrosa não teve uma boa sessão classificatória. O espanhol, que venceu em Sepang no último domingo, foi bem discreto e ficou com o quinto posto, diferente do que havia acontecido no quarto treino livre, o qual liderou. Essa irregularidade da equipe pode atrapalhar durante a corrida.
No mais, Alvaro Bautista voltou a mostrar uma ótima performance e classificou-se na quarta posição, sendo a melhor moto de uma equipe satélite no grid. O espanhol vem mostrando uma melhora considerável nesta segunda metade do mundial e tem estado constantemente na luta por posições no top 5 e até mesmo no pódio. Cal Crutchlow e Bradley Smith vêm em sexto e sétimo, logo à frente da dupla da Ducati Nicky Hayden e Andrea Dovizioso. Andrea Iannone completa o top 10. Colin Edwards, em 11º foi o melhor entre as CRTs.
![]() |
Marc Marquez parte do segundo posto e tem chance de encerrar campeonato já neste domingo. Para isso, precisa vencer e torcer para Lorenzo ser o terceiro |
A novidade para a prova é que todos os pilotos precisarão fazer uma torca obrigatória de moto durante a prova. Isso se deve ao desgaste excessivo de pneus com o novo asfalto da pista. Segundo a Bridgestone, não havia como garantir a segurança dos pilotos além da 14ª volta por conta do desgaste dos compostos traseiros. Por isso a medida foi tomada.
Grid de largada
1. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) 1min27s899
2. Marc Marquez (ESP/Honda) a 0s221
3. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 0s748
4. Alvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) a 0s814
5. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 0s849
6. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) a 0s910
7. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) a 1s042
8. Nicky Hayden (EUA/Ducati) a 1s396
9. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 1s761
10. Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati) a 1s857
11. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) a 2s365
12. Randy de Puniet (FRA/Aspar Aprilia) a 2s836
13. Aleix Espargaro (ESP/Aspar Aprilia) 1min30s081
14. Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) 1min30s530
15. Yonny Hernandez (COL/Pramac Ducati) 1min30s641
16. Hiroshi Aoyama (JAP/Avintia FTR-Kawasaki) 1min30s733
17. Danilo Petrucci (ITA/Ioda-Suter-BMW) 1min30s894
18. Michael Laverty (ING/PBM Aprilia) 1min30s979
19. Hector Barbera (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) 1min31s061
20. Luca Scassa (ITA/Cardion Aprilia) 1min31s093
21. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) 1min31s775
22. Lukas Pesek (TCH/Ioda-Suter-BMW) 1min32s474
23. Damian Cudlin (AUS/PBM-Aprilia) 1min33s007
Moto 2 e Moto 3
Pela Moto 2, a briga pelo título, muito provavelmente, vai mudar de protagonista. Pol Espargaró, vice líder do mundial, marcou a pole enquanto o líder do certame, Scott Redding partiria apenas da décima posição. Partiria. Mas o inglês, que levou um baita tombo na classificação, fraturou o pulso, fato que o impossibilitará de correr neste domingo. E com uma diferença de apenas 11 pontos entre os dois, será difícil o piloto britânico não sair de Phillip Island atrás na classificação. Já o espanhol se coloca em uma boa posição para assumir a liderança da tabela. Ele, que dependia apenas de si para roubar o título de Redding, agora virou o favorito. Vamos ver o que acontece.
Já na Moto 3, Luis salom vai caminhando rumo ao título. O espanhol marcou sua quarta pole no ano e verá seus principais rivais na briga pelo título, Alex Rins e Maverick Viñales, partirem do quinto e do quarto lugares respectivamente. Entre eles estão Jonas Folger e Efren Vazquez. Um passo importante de Salom, que se voltar a vencer terá apenas de administrar sua vantagem nas duas provas restantes. A boa novidade da etapa será a espanhola Ana Carrasco, sétima no grid. Seu melhor resultado na Moto 3. Eric Granado, por sua vez, larga em 26º.
Fotos: MotoGP.com
0 comentários:
Postar um comentário