Vettel, pela oitava vez no ano

E Sebastian Vettel venceu mais uma. O alemão triunfou em solo sul coreano e deu mais um passo rumo ao tetracampeonato. Em uma corrida que teve seus bons momentos mas que foi marcada por várias cenas bizarras, o piloto da RBR sobrou e faturou a oitava prova no ano e 34ª na carreira, aos 26 anos de idade. Realmente estamos diante de um gênio da modalidade e que só vai aumentar esses números expressivos que já possui com o passar dos anos.

Barba, cabelo, bigode...


Sebastian Vettel manteve uma escrita e quebrou outra neste domingo. O alemão voltou a vencer o GP da Coréia, mantendo-se dessa forma como um dos únicos dois vencedores da etapa. Esse foi o terceiro triunfo do piloto da Red Bull em solo coreano, o que lhe deixa com um aproveitamento de 75% na pista de Yeongan. E a quebra de um tabu veio pelo fato de ele ter vencido a prova partindo da pole position, algo inédito até então. Some-se isso a conquista de mais um Gran Chelem - marcar a pole, vencer, liderar todas as voltas e registrar a melhor volta - por parte do alemão, o quarto de sua carreira e segundo consecutivo. Havia feito um em Cingapura...
Vettel alcançou sua oitava vitória no ano com um Grand Chelem, o quarto de sua carreira e segundo consecutivo
Tudo o que foi dito acima ajuda a ilustrar um pouco como foi a corrida. Um domínio de Sebastian Vettel. Não chegou a ser um absurdo, com o alemão sumindo e deixando seus adversários para trás. Mas em nenhum momento o tricampeão foi ameaçado. Sempre manteve uma distancia confortável para seus rivais e venceu sem sustos, de maneira soberana.

O resultado de Vettel somado ao sexto lugar de Fernando Alonso dá ao alemão uma vantagem de 77 pontos perante o espanhol e faz com que ele já possa conquistar o tetra no próximo domingo, no Japão. É improvável, não por conta do desempenho do alemão, que também deve vencer em solo japonês se nada de anormal ocorrer, mas sim por causa do ferrarista, que precisaria chegar em nono no máximo. Mas não é impossível.

O título de Vettel é questão de tempo. E se não vier no Japão, também não deve passar do GP da Índia...

Lotus vai ao pódio


Acompanharam Sebastian Vettel no pódio os dois carros da Lotus. Kimi Raikkönen foi o segundo, após largar em nono. Disse ontem que nunca se pode descartar o finlandês, em hipótese alguma. E ontem ele provou o porquê disso. Com uma prova discreta, mas muitíssimo eficiente, Kimi foi evoluindo até chegar ao terceiro posto, antes da entrada do safety-car. Uma volta após a relargada, com todo mundo próximo, o Iceman deu o bote no companheiro, Romain Grosjean, e subiu para a vice liderança. E lá se manteve até o fim.
A Lotus conseguiu levar seus dois carros ao pódio com Raikkönen em segundo e Grosjean em terceiro
Assim como em Cingapura, Raikkönen voltou a superar os problemas encontrados durante o fim de semana sabendo tirar o máximo de um carro que possui um ótimo ritmo de prova. É um pilotaço realmente.

Já Romain Grosjean ficou relegado ao terceiro posto. O franco-suíço fez uma bela prova. Superou Hamilton ainda no início e se manteve no segundo lugar durante quase toda a corrida. Acabou, segundo Kimi, cometendo um erro na última curva, o que possibilitou a ultrapassagem do finlandês. No entanto, este não é um resultado ruim. Grosjean vai mostrando evolução como piloto nas últimas provas e já é mais confiável. Ponto positivo para ele seguir na Lotus em 2014. Com a saída de Kimi da equipe, ele pode ganhar espaço. Tem feito boas apresentações e se continuar assim, merecerá mais um voto de confiança.

Hulkenberg faz prova MONSTRUOSA; Mercedes e Ferrari decepcionam


Vettel venceu, as Lotus foram ao pódio com Kimi partindo de nono e terminando em segundo... mas pra mi o grande nome do GP da Coréia foi Nico Hulkenberg. Como pilota esse alemão. Levar o carro da Sauber, que melhorou após as férias, diga-se de passagem, ao Q3, já era um feito a ser comemorado. Contudo, Hulk fez mais. Muito mais. Alcançar o quarto lugar para a equipe foi algo que beirou a genialidade. Ainda mais passando por tudo o que ele passou na prova.

Depois de pular para o quinto lugar ainda na primeira volta, Nico não deixou de ser pressionado em nenhum momento da prova.  Na primeira parte da prova foi Fernando Alonso quem tentou superar o alemão, mas sem sucesso. Na segunda, foi Lewis Hamilton que, ao ser superado por Hulk na relargada, tentou retomar o quarto lugar. Nada feito. Parte da explicação para as boas defesas do piloto da Sauber estiveram no seu setup. O C32 era o carro mais veloz em reta e nem o DRS aberto dos rivais dava jeito. E isso compensou o desgaste de seus pneus, que não foi pequeno, o que torna o feito do alemão ainda mais incrível.
Nico Hulkenberg fez excelente prova e segurou Fernando Alonso e Lewis Hamilton para terminar em quarto
Se Hulkenberg foi muito bem, o mesmo não pode ser dito de Mercedes e Ferrari. Os alemães e italianos não tiveram muitos motivos para comemorar. Com Lewis Hamilton em segundo e Nico Rosberg em quarto no grid, as flechas de prata terminaram em quinto e sétimo, respectivamente. Já com Alonso em quinto e Massa em sexto ao partirem, a escuderia ficou com o sexto e nono lugares.

Começando pelos germânicos, a Mercedes voltou a provar que em ritmo de corrida não consegue muita coisa por conta do desgaste de seus pneus. Hamilton passou boa parte da prova em terceiro e poderia muito bem ter ido ao pódio. Mas o W04 come muito pneu e isso foi preponderante na posição de chegada do inglês. Em seu segundo stint, Hamilton reclamou demais do desgaste de pneus, mas a equipe não o chamou aos boxes. Isso culminou com voltas horríveis dele, que lhe custaram uma posição para Kimi Raikkönen. E que poderia ter custado também uma para Rosberg.

No entanto, aconteceu um fato esquisitíssimo com o alemão. Ao passar o companheiro, sua asa dianteira simplesmente caiu. E aí ele foi obrigado a adiantar seu pit atrasando o de Lewis. Assim a corrida dos dois foi prejudicada.
Carro de Mark Webber pegou fogo logo após o australiano abandonar mais uma vez nesta temporada
Já na Ferrari, Fernando Alonso sofreu com a falta de equilíbrio e de velocidade de seu F138 e foi incapaz de superar a Sauber de Hulkenberg ou a Mercedes de Hamilton. O sexto lugar do espanhol foi ainda muita coisa. Felipe Massa, por sua vez, teve de fazer uma prova de recuperação. O brasileiro rodou ainda na primeira volta, ao tentar ganhar posições, e caiu para último. Depois disso, teve de andar no pelotão de trás muito tempo. E assim como Alonso, sofreu com uma Sauber a sua frente, a de Gutierrez, por várias voltas. Ainda salvou um nono lugar.

De resto...


... a McLaren conseguiu levar seus dois carros a zona de pontos. Button foi oitavo e Perez o décimo. A Williams teve uma corrida melhor do que o treino. Bottas foi o 12º e Maldonado o 13º. O mesmo não se pode dizer de Toro Rosso e Force India. Nenhum carro dessas equipes terminou a prova. A Caterham terminou a frente da Marussia. E, graças ao safety car, não terminaram com volta atrás. E como as coisas ruins da Red Bull acontecem só com Webber... punição de dez posições, pneus furados, falta de compostos duros, carro pegando fogo. Deve ser por isso que ele decidiu se aposentar...

Resultado final do GP da Coréia do Sul

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 55 voltas em 1h43min13s701
2º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 4s2
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 4s9
4º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 24s1
5º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 25s2
6º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 26s1
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 26s6
8º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 32s2
9º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 34s3
10º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 35s1
11º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 35s9
12º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 47s0
13º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 50s0
14º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 1min03s5
15º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 1min04s5
16º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 1min07s9
17º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 1min12s8

Abandonaram

Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) na volta 53
Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) na volta 52
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) na volta 50
Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) na volta 36
Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) na volta 24

Fotos: GPUpdate.net
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