E na segunda-feira...

E lá vem o resuminho do fim de semana de competições automobilísticas depois de um belo domingo de muito sono.

F1


Sebastian Vettel confirmou o que todos já esperavam. Após a pole e venceu o GP da Índia. Muito (mas muito mesmo) mais do que o necessário para que ele garantisse seu tetracampeonato. Aos 26 anos. Quem já conseguiu isso na F1? Quem já conseguiu algo parecido, guardadas devidas proporções, em outras áreas nessa idade? Pouquíssimos. Somente gênios, fenômenos, fora de series. Vettel é um desses. Já colocou seu nome no panteão dos maiores da história da categoria. Não há como discordar.

Seb tem um grande carro nas mãos, projetado por Adrian Newey - outro gênio, diga-se de passagem - e uma excelente equipe que lhe dá todo o suporte por trás de seu sucesso? Sim. Mas isso não lhe tira mérito algum, pelo contrário. Isso lhe dá mais méritos, pois mostra que sabe tirar proveito disso com extrema competência. Os quatro títulos do garoto mostram isso. Não vou me alongar mais do que isso, porque farei um post sobre o alemão ao fim da temporada. Mas temos que admirar e aproveitar que temos a oportunidade de ver uma lenda do esporte...
Sebastian Vettel venceu e comemorou quarto título consecutivo na F1. Alemão ainda tem 26 anos e muito a conquistar
Sobre a corrida, alguns breves destaques. Nico Rosberg, Romain Grosjean, Felipe Massa e Sergio Perez fizeram uma grande prova. Nico largou em segundo e acabou perdendo a posição para Massa na largada. Contudo, se manteve muito rápido durante toda a prova, dando o bote no brasileiro em sua última parada. Grosjean mostra que ter ficado pelo Q1 foi um mero acidente. O franco-suíço foi ao pódio mesmo tendo partido do 17º posto graças a estratégia de uma parada a menos do Lotus. Vive boa fase, o menino, que poderia ter até brigado pela vitória, caso largasse no top 5, o que era possível. Massa acabou premiado com um bom quarto lugar. Felipe assumiu o segundo posto após a largada e fez um bom papel. Poderia ter ido ao pódio não fosse um erro na estratégia ferrarista, que custou posições para Rosberg e Grosjean. Mas ficou bem próximo disso. Perez também deu uma resposta aos maus resultados recentes. O mexicano fez uma prova sólida, ficando o maior tempo possível na pista com o primeiro jogo de pneus. E também fez a ultrapassagem da prova, levando somente Lewis Hamilton e Kimi Raikkönen, dois campeões mundiais, em uma tacada só.

Pastor Maldonado vai dando adeus à Williams
e levando a PDVSA
Mark Webber e Kimi Raikkönen também poderiam figurar nessa lista de destaques. O australiano fazia uma boa prova de recuperação e poderia ter alcançado o pódio. Mas novamente seu RB9 mostrou problemas no alternador e ele teve de abandonar. Já o finlandês tentou garantir-se no pódio parando uma vez a menos que todo mundo. Mas seus pneus abriram o bico nas voltas finais e ele foi sumariamente ultrapassado por quem vinha atrás, tendo de parar uma última vez. Ficou em sétimo. Aliás, Kimi protagonizou algumas cenas engraçadas também. Quando seu companheiro, Romain Grosjean, tentava lhe ultrapassar, o campeão de 2007 não facilitou e quase estragou o resultado do franco-suíço. Via rádio, o finlandês ouviu um "Saia da frente", com um palavrão, de Alan Permane, diretor de operações da Lotus. Mas ele não deixou barato no palavreado, soltando alguns impropérios também. Clássico.

Quem se deu mal foi Alonso. Não que o resultado do espanhol fosse mudar alguma coisa no mundial, mas terminar em 11º na prova em que seu rival oficializa o título é meio melancólico. E por pouco ele não acabou levando uma volta do alemão...

Entre as novidades, a Autosport deu hoje a notícia - que já havia sido veiculada no site Grande Prêmio durante a última semana - de que Pastor Maldonado e PDVSA estão de saída da Williams. E isso abre lugar para que Felipe Massa desembarque em Grove. Segundo o site da revista inglesa, as conversas já estão bem avançadas.

MotoGP


Em Motegi, as três classes da MotoGP poderiam ser decididas, com uma etapa de antecedência. Porém, somente a Moto 2 conheceu seu campeão. O espanhol Pol Espargaró venceu a prova japonesa e garantiu o título. Além de vencer, Pol tinha de ver seu principal rival na luta pelo título, o inglês Scott Redding, terminar no máximo em terceiro. Contudo, o britânico caiu logo na largada, abrindo caminho para o espanhol chegar até mesmo em sétimo para comemorar. E não deu outra.
Pol Espargaró venceu em Motegi e com abandono de Scott Redding foi o primeiro a comemorar o título no mundial de motovelocidade
Na Moto 3, tudo em aberto. Luis Salom e Alex Rins, que brigavam diretamente pela taça, ganharam a companhia mais intensa de Maverick Viñales para a decisão em Valência. Isso porque Maverick terminou a prova em segundo - poderia ter vencido e assumido a liderança do mundial, não fosse um erro na última volta - enquanto Luis e Alex caíram e não completaram. Assim, Viñales que estava a 22 pontos atrás do líder, está agora a apenas dois. Os cinco pontos entre Salom e Rins está mantido também o que significa uma coisa: quem ganhar em Valência leva o título. Isso claro, se Alex Marquez, que venceu pela primeira vez em Motegi, não resolver participar da festa. Eric Granado foi o 19º.

E na MotoGP, Jorge Lorenzo segue tentando buscar Marc Marquez. O espanhol apostou em uma tática ousada e venceu de ponta a ponta no circuito japonês de propriedade da Honda. Esse foi o triunfo de número 200 da Yamaha na classe rainha.

Lorenzo apostou em utilizar pneu macio a frente e um composto extra macio atrás, enquanto Marquez e Pedrosa usavam os compostos macios. Isso poderia ser um tiro n'água, por conta do desgaste da borracha em uma pista que quase não tinha sido emborrachada pela falta de treinos e por conta da chuva. Contudo, a tocada do bicampeão preservou o composto, que lhe dava mais estabilidade. Isso foi fundamental para que ele pudesse vencer. Sem desgastar os pneus, Lorenzo suportou a pressão imposta pelas Hondas no início. Entretanto, sobrou no fim, enquanto via os adversário ficarem para trás. Fez sua parte e segue colocando pressão em Marquez, que sofreu uma dura queda no warm-up mas que se mostra ainda tranquilo em relação ao campeonato. Tem cometido pequenos erros, mas que não implicam em consequências mais graves. São frutos mais de sua agressividade.
Com vitória na casa da Honda, Jorge Lorenzo adiou final da MotoGP para a etapa de Valência, daqui duas semanas
Em Valência, a disputa estará restrita aos dois e deverá pegar fogo. Com um pódio, o atual campeão da Moto 2 garante o título em sua temporada de estreia na classe rainha. Lorenzo precisa vencer e torcer para Marquez terminar em quinto, no máximo, para alcançar o tri. Será uma corrida imperdível.

WRC


Com o título da temporada já garantido, Sebastien Ogier venceu o Rali da Espanha para seguir coroando seu grande ano. Depois de um sábado complicado, com um furo de pneu que lhe custou mais de um minuto de desvantagem para os líderes, o francês começou o domingo com 42s para descontar contra o companheiro Jari-Matti Latvala. E foi para cima de todo como um rolo compressor.

Ogier venceu as últimas quatro especiais do evento e foi subindo na tabela de forma assustadora, aproveitando-se das dificuldades de muitos pilotos com a poeira das trilhas. Ele também acabou beneficiado pelos problemas de Latvala, Dani Sordo e Thierry Neuville, mas isso não diminui seu feito. Mais uma grande apresentação do piloto da Volkswagen..
Sebastien Ogier teve recuperação fantástica durante o Rali da Espanha e venceu mais uma nesta temporada
Latvala ficou com o segundo lugar e um pedido de desculpas da VW por conta dos problemas em seu carro na penúltima especial do evento. Terminou o rali se arrastando, mas ainda assim conquistando um resultado que pode lhe ajudar na disputa pelo vice com Thierry Neuville, o quarto. Mikko Hirvonen foi o terceiro enquanto Dani Sordo, que ficou próximo de vencer em casa, bateu na penúltima especial.

Robert Kubica foi o nono e além dos dois pontinhos na classificação geral, garantiu o título do WRC2, provando que está adaptado ao mundo dos ralis.

Fotos: GPUpdate.net, MotoGP.com e NextGen-Auto.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: