Sábado equilibrado coloca quatro pilotos entre favoritos a vitória no Rali da França

E o terceiro dia do Rali da França não teve mudanças em seu top 10. Mas trouxe uma bela disputa que promete ser bastante intensa em seu quarto e derradeiro dia. Nada menos do que quatro pilotos brigarão pela vitória nas seis especiais restantes da antepenúltima etapa do mundial, cada qual com seu motivo e em uma disputa entre marcas. Quem levará a melhor, Citroen ou Volkswagem?

Ao final deste sábado, a liderança do evento ficou nas mãos do finlandês Jari-Mati Latvala, que busca se firmar dentro de sua equipe, a Volkswagen. Terceiro no campeonato mundial, Latvala tem dois objetivos ainda em 2013: buscar o vice-campeonato, que coroaria um ano fantástico da montadora alemã na categoria em seu ano de estreia, e cavar um espaço melhor dentro do time para 2014, uma vez que o rei do pedaço parece ser o campeão da temporada Sebastien Ogier. E nada melhor do que vencer na casa do companheiro para dar um passo rumo a esses objetivos.
Em busca do vice campeonato, Jari-Matti Latvala vem andando de maneira regular. Não venceu especiais mas lidera rali
Hoje, Latvala não venceu nenhuma especial. Porém, foi o mais consistente para avançar do terceiro para o primeiro posto após sete estágios. Contudo, ser apenas consistente pode não lhe dar a vitória neste domingo. Como a diferença para seus principais rivais é muito pequena, ele terá de vencer também se quiser subir ao lugar mais alto do pódio. Dos lideres, ele é o único sem triunfo algum em especiais.

A míseros 0s4 atrás de Latvala aparece Dani Sordo, que manteve o segundo lugar de ontem. O espanhol também busca coisas maiores ainda neste ano, tão problemático, e ainda assim feliz. Sordo, que não disputou o Rali da Austrália, cedendo seu lugar para Kris Meeke, venceu a etapa da Alemanha, seu primeiro triunfo no mundial de ralis. Vem, portanto, de um resultado muito positivo e que lhe tirou uma bela pressão das costas. Nem ele, tampouco seu companheiro, Mikko Hirvonen, vinham tendo uma temporada boa, sendo engolidos por Ogier, Neuville e Latvala. Somente Sebastien Loeb tinha vencido ralis para a Citroen em 2013. Entretanto, com a vitória, Sordo parece ter encontrado a confiança perdida e vem andando bem neste fim de semana.
Vitória na Alemanha, a primeira da carreira, deu mais confiança a Dani Sordo, que busca segundo triunfo no WRC
Vencedor da primeira especial do evento, a Power Stage, o espanhol, assim como Latvala, não triunfou no dia,  mas também vem fazendo uma prova bem regular, sem erros. E por isso se mantém entre os líderes. No entanto, para vencer seu segundo rali consecutivo, Sordo também necessita ganhar especiais. Caso contrário, poderá ficar pelo caminho também.

Atual campeão, Sebastien Ogier já aparece no terceiro lugar, 1s5 atrás de Latvala. E o francês foi o dono do dia. Ogier venceu nada menos do que cinco das seis especiais do dia e tirou uma diferença de quase trinta segundos para o grupo que brigava pela vitória, após uma sexta-feira bem abaixo do esperado. O francês da VW mostra assim que é o grande favorito a vencer em casa, na frente de seus fãs, como fez em 2011. E seria a coroação de uma temporada excepcional. Vencer em casa, conquistando o título certamente é algo muito atraente a Ogier. E é atrás disso que ele vai amanhã.
Campeão da temporada, Sebastien Ogier quer coroar conquista com vitória em casa. Francês foi o melhor do sábado
Fechando a lista dos favoritos a vitória aparece ele, o mito Sebastien Loeb, com uma desvantagem de 5s para o líder. Hoje Loeb não conseguiu conquistar nenhuma especial. Seus três triunfos aconteceram na manhã de ontem. Mas a exemplo de Latvala e de Sordo, o eneacampeão se manteve entre os líderes, fato que lhe credencia a estar na disputa neste domingo. E não tenha duvidas de que o dono da casa - e da festa, uma vez que este é seu último rali no mundial antes de sua incursão no mundo do turismo - vai buscar o triunfo. Loeb quer fechar sua extraordinária carreira com mais uma vitória no seu quintal. Alsaciano, o francês corre para seus conterrâneos e não vai desistir da vitória. Alguém duvida?

Quem poderia estar na briga e não está é o belga Thierry Neuville. Líder ao fim da sexta-feira, o piloto da Qatar WRT vinha conseguindo abrir vantagem na manhã deste sábado, mas acabou batendo em uma pedra na SS11 o que lhe rendeu um furo de pneu. O incidente custou mais de um minuto para o belga e a liderança do evento. Em quinto, Neuville viu suas chances de vencer pela primeira vez na categoria praticamente irem para o espaço.
Sebastien Loeb busca uma vitória em seu último rali no WRC. Correndo em casa, eneacampeão é o quarto
Na segunda metade do top 10, mudanças apenas na ordem de algumas coisas. Em sexto segue o russo Evgeny Novikov, com uma boa vantagem para o sétimo colocado, Mikko Hirvonen. Mads Ostberg segue perseguindo o finlandês e é o oitavo. Um pouco mais atrás aparece o norueguês Andreas Mikkelsen. Martin Prokop fecha o grupo.

Na 11ª posição geral vem Robert Kubica, muito líder do WRC 2. O polonês tem quase quatro minutos de vantagem para Elfyn Evans. Rashid Al-Ketbi é o terceiro da classe. No WRC 3 a ordem das três primeiras posições segue a mesma de ontem, com Quentn Gilbert, Sebastien Chardonnet e Keith Cronin na zona de pódio. E no Junior WRC Pontus Tidemand lidera, seguido de Hugo Arellano e Yeray Lemes.

Resultado após o terceiro dia do Rali da França

1. Jari-Matti Latvala (FIN/Volkswagen) 2h18min58s3
2. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 0s4
3. Sebastien Ogier (FRA/Volkswagen) a 1s5
4. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) a 5s0
5. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) a 1min10s4
6. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford) a 2min16s4
7. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 2min43s1
8. Mads Ostberg (NOR/M-Sport Ford) a 2min57s2
9. Andreas Mikkelsen (NOR/Volkswagen) a 3min19s2
10. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 5min25s2

Fotos: Best-Of-RallyLive.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: