E na segunda-feira...

Resuminho saindo do forno

Indy


Em Fontana, a Penske ficou com a vitória. Mas foi a Ganassi que comemorou. O australiano Will Power venceu a etapa de encerramento da temporada, provando que talvez possa ter um desempenho melhor em ovais em 2014. Contudo, a Penske que precisava vencer era outra, a de Helio Castroneves, que terminou apenas em sexto. Junte isso ao quinto lugar obtido por Scott Dixon e pronto: tricampeonato para o neozelandês.
Scott Dixon ergue seu terceiro troféu de campeão de Indy. Neozelandês conquistou títulos em 2003 e 2008
A corrida em Fontana foi uma bela síntese do que aconteceu no campeonato. A Penske teve um início melhor e logo nas primeiras voltas Helinho alcançou as primeiras posições, andando ao lado dos companheiros e brigando com os pilotos da Andretti, enquanto Scott Dixon e a Ganassi andavam do meio para trás do pelotão. Mas com o passar da prova, as coisas foram se invertendo, com o neozelandês escalando o pelotão e o brasileiro tentando se manter entre os líderes, cenário que favorecia cada vez mais ao piloto do carro #9.

Já na parte final da etapa, tudo foi para o limbo na equipe de Roger Penske quando este chamou Castroneves para um pit quando os boxes estavam fechados. Voltando mais atrás, Helio teve de partir para cima dos rivais e voltou a brigar pela liderança, diretamente contra Dixon e contra outro piloto da Ganassi, Charlie Kimball. E foi com o #83 que o brasileiro teve problemas. Ele acabou tocando o carro de Kimball e teve sua asa dianteira avariada, precisando troca-la.em bandeira verde, fato que o fez perder uma volta em relação aos líderes. O campeonato se decidia ali.

Na verdade, a grande virada aconteceu em Houston, quando o tricampeão da Indy 500 foi muito nas duas provas e viu Dixon vencer uma corrida e chegar a outra em segundo, virando assim o campeonato a seu favor. 
Helio Castroneves cumprimenta o rival Scott Dixon pela conquista. Brasileiro também foi vice do piloto da Ganassi em 2008
Sobre o título, ficou em muito boas mãos. Dixon e Ganassi souberam se recuperar durante a temporada e construíram esse campeonato com vitórias, outra coisa que faltou ao brasileiro. Por mais que tenha sido regular durante todo o campeonato, as vitórias são necessárias para se construir uma vantagem. É só vermos que nas duas provas em que foi mal, Helio perdeu a vantagem que tinha. Se tivesse duas vitórias a mais durante 2013, certamente ele poderia ter comemorado seu primeiro título. Entretanto, teve de ver Dixon conquistar, merecidamente, a terceira taça. O neozelandês é mesmo um dos grandes da categoria.


No pódio ainda terminaram Ed Carpenter e Tony Kanaan em uma prova marcada por acidentes e em que apenas 9 carros terminaram. O mais forte de todos envolveu seis pilotos, sendo que Justin Wilson acabou no hospital, reclamando de algumas dores. 

Indy agora só em 2014.


MotoGP


A MotoGP viu o campeonato de suas três classes se reascender completamente neste fim de semana. Começando pela categoria rainha, Jorge Lorenzo ganhou uma GRANDE sobrevida na busca pelo tricampeonato. O espanhol não só venceu a prova em Phillip Island como viu seu grande rival, Marc Marquez, não pontuar.
Jorge Lorenzo venceu em Phillip Island e aproveitou desclassificação de Marquez para voltar a sonhar com título
Vamos por partes então. A vitória de Lorenzo foi categórica. O piloto da Yamaha dominou a prova do começo ao fim mostrando que suas M1 estava muito bem acertada para andar no belo circuito australiano. Ele chegou a ser pressionado em alguns momentos mas nada de muito grave. Depois de Marquez deixar a prova, tudo ficou ainda mais tranquilo. Fez sua parte. Pedrosa, sem muito brilho, foi o segundo. Rossi, batalhando contra as motos satélites, fechou o pódio.

Já Marc Marquez tem motivos de sobra para estar frustrado. Ele, que poderia ter finalizado o mundial já neste fim de semana, acabou desclassificado por ficar uma volta a mais do que o permitido na janela de troca de motos - a qual explico mais abaixo. Um erro dele e da equipe, principalmente, que pode acabar custando caro. Marquez vinha bem na prova e tinha tudo para conquistar um resultado que lhe permitisse sagrar-se campeão em Motegi. Agora, o #93 vai para o Japão pressionado, pois um novo revés pode jogar Lorenzo na liderança restando apenas a etapa final em Valência.

Sobre a troca de motos, o que aconteceu foi o seguinte. A etapa da Austrália tinha previstas 27 voltas. Contudo, a Bridgestone, fornecedora de pneus da classe, teve problemas com o novo asfalto de Phillip Island e depois de testes afirmou que só poderia garantir a segurança dos pilotos por 10 voltas. Com isso, a prova foi diminuída para 19 giros, sendo que até o 10º os pilotos precisariam, obrigatoriamente, trocar de moto, para que tudo corresse bem. Foi isso o que confundiu o pessoal da Honda. Aliás, duas coisas: uma equipe comoa Repsol Honda não pode cometer erros desse tipo. E uma fornecedora como a Bridgestone também não pode ter compostos que não durem dessa forma. Se sabiam que Phillip Island teria um novo asfalto, seria bom ter feito uns testes por lá antes.
Por troca obrigatória de moto tardia, Marc Marquez acabou recebendo bandeira preta em Phillip Island e não pontuou
Indo para a Moto 2, sem Scott Redding em seu caminho Pol Espargaró fez sua parte e venceu a prova. Com isso, o espanhol passa de um déficit de 9 pontos para um superavit de 16 em relação ao inglês, faltando apenas duas provas para o fim do campeonato, que pode terminar em Motegi. E há muitas chances disso, uma vez que a presença do britânico por lá não é certeza. De repente, o campeonato que parecia destinado a Redding cai no colo de Espargaró.

Já na Moto 3, mais uma corrida espetacular. E com um resultado que tornará as duas últimas etapas da classe ainda mais acirradas. Alex Rins venceu e colocou ainda mais lenha na disputa com Luis Salom pelo título. Apenas cinco pontos os separam. A corrida na Austrália foi algo surreal. Sete pilotos acabaram brigando, diretamente, pela vitória. Uma hora alguém cruzava a linha de chegada na frente. Mas na primeira curva já tínhamos um novo líder. Três curvas adiante, tudo mudava. Foi nesse ritmo que a prova caminhou. Até os últimos centímetros não sabíamos quem venceria. E se a reta tive mais alguns metros, poderíamos ter visto um resultado diferente. Rins venceu, com uma vantagem de 0s003 para o segundo, Maverick Viñales. Salom foi o terceiro, com Alex Marquez em quarto, Jack Miller em quinto, Jonas Folger em sexto e Efren Vazquez em sétimo. Todos separados por 1s1. Prova animal. A espanholazinha Ana Carrasco, que largou em sétima, ficou com o 19º posto. Já Eric Granado foi o 21º.

Stock Car


A Stock Car correu neste fim de semana em Curitiba e com os resultados da etapa paranaense, o campeonato ficou bem interessante. A vitória ficou nas mãos de Atila Abreu, a primeira do piloto do carro #51 no ano. Atila retardou sua parada e quando a fez, não trocou de pneus, o que lhe fez ganhar tempo e voltar na frente dos rivais. E uma vez na liderança da prova, foi só administrar a vantagem que obteve para quem vinha atrás. A segunda posição ficou com Thiago Camilo, seguido de Daniel Serra, Ricardo Maurício e Cacá Bueno. E com isso, temos uma nova configuração na tabela.


A liderança segue nas mãos de Daniel Serra, que chegou aos 172 pontos. Thiago Camilo assumiu o segundo lugar no campeonato, com 161, um ponto a frente de Cacá Bueno e Ricardo Mauricio. Bem mais atrás aparece Valdeno Brito, nono em Curitiba, com 119 pontos. Restam duas etapas (Brasilia e São Paulo) para o fim do campeonato.


World Series By Renault


Na rodada dupla derradeira da World Series em 2013, Kevin Magnussen garantiu o título da garantia. O filha do Jan, protegido da McLaren e cotado pela Marussia para 2014, pôde comemorar, já no sábado o título da temporada, dando show. Marcou a pole e venceu as duas provas do fim de semana, mostrando que não foi à toa que chegou à conquista.

Magnussen terminou com 60 pontos a mais do que o vice-campeão, o belga Stoffel Vandoorne. Antonio Felix da Costa foi o terceiro no campeonato. Entre os brasileiros, André Negrão foi o melhor, com o 10º lugar na tabela.

Fotos: IndyCar.com e MotoGP.com
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