Um pontinho na carteira

E a pressão das criticas feitas por Dani Pedrosa à Marc Marquez por conta do incidente em que ambos se envolveram na etapa de Aragon, há duas semanas, surtiu certo efeito. Não como o piloto da moto #26 esperava, acredito. Mas surtiu. Após uma conversa com Dani e com Marc em Sepang, os comissários da MotoGp decidiram por punir o líder do campeonato com a aplicação de um ponto em sua carteira de pontos, na categoria. Não está entendendo? Explico.

Neste ano a MotoGP resolveu adotar um novo sistema de punição aos seus pilotos. Algo semelhante ao sistema de multas de trânsito no Brasil, que consiste na aplicação de pontos em uma espécie de carteira do piloto. Com isso, as penalizações podem ser diversificadas a partir de uma determinada marca atingida. Por exemplo: o piloto que chega a quatro pontos de punição, é obrigado a largar do último posto da próxima corrida que disputar. Se atingir a marca de sete pontos, a punição fica um pouco mais pesada, com ele sendo obrigado a partir do pit lane. Agora, se um piloto conseguir a proeza de juntar dez pontos em punições, ele acaba suspenso de uma etapa. É um sistema novo, que ainda não fez vítimas. Mas deixou o novato da moto #93 bem próximo disso.

Com essa punição Marc Marquez atingiu a marca de três pontos de penalização. Ou seja, qualquer deslize que o espanhol venha a ter daqui pra frente, pode se tornar uma punição mais severa. Por isso, o líder do mundial terá de tomar muito mais cuidado a partir de agora, pois uma nova punição deste tipo pode prejudica-lo no campeonato. E isso seria péssimo para quem faz uma temporada tão espetacular.
Marc Marquez acabou punido em um ponto na carteira por incidente com Dani Pedrosa em Aragon
Quem acabou punida realmente foi a Honda, posta como corresponsável pelo incidente. A fábrica japonesa perdeu 25 pontos no mundial de construtores sob a alegação de erro na montagem do sensor de velocidade que, exposto, pôde ser avariado com o toque e ajudado no acidente de Pedrosa.

Voltando à punição de Marquez, sempre há os dois lados. Para alguns, foi apenas um incidente de corrida. Para outros, Marc poderia te-lo evitado. Houve também um pouco de azar por parte de Pedrosa, pois ninguém imaginaria que um toque tão leve pudesse ter implicações tão grandes. Mas o fato da punição ter sido aplicada vai de encontro a reincidência de Marquez nesse tipo de punição e comportamento, o que fz com que ele passe a ser visto com outros olhos. Por isso a pena foi aplicada com essa rigidez, que para muitos é exagerada. Foi o que explicou Mike Webb, diretor de corridas da categoria. 

"A maneira mais simples de dizer é que a direção de provas está mandando mensagens. O ponto para Marquez é um alerta formal para as pessoas entenderem o tipo de comportamento que queremos na pista. Mesmo que o contato tenha sido leve, as consequências foram grandes e está é uma questão de quão perto Marc pode estar, especialmente quando estiver freando com outro piloto a sua frente"

Mike Webb

Marquez pagou por seu noviciado e tem que prestar mais atenção nisso daqui em diante. Porém, é algo que ele tem tempo para corrigir. Não que ele precise mudar seu estilo agressivo de pilotagem, que agrada a tanta gente, mas realizar pequenos ajustes que com o tempo vão torna-lo um piloto melhor. Já a punição da Honda acaba sendo justa, pelo desleixo no trabalho que colocou a segurança de seu piloto em risco. O tombo de Pedrosa poderia ter consequências piores.

Foto: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: