Evolução

Há pouco mais de um ano, Romain Grosjean era motivo de piadas na F1. Dentro da pista, suas constantes burradas durante as largadas não passaram despercebidas pelos companheiros de profissão. Tanto é verdade que após uma colisão com Mark Webber, na largada do GP do Japão, ele foi chamado pelo australiano de "maníaco da primeira curva", o que rendeu este texto aqui, sem contar a suspensão que o impediu de disputar o GP da Itália, um pouco antes do caso acima, por conta de um acidente múltiplo que ele provocou na largada do GP da Bélgica. Largar ao lado do franco-suíço era um pesadelo para qualquer piloto.

Fora das pistas, as maluquices de Grosjean viraram um prato cheio para os fãs que, a cada prova, renovavam seus carteis de piadas para com o piloto da Lotus. A largada era o momento mais esperado por todos, que queriam ver o que ele aprontaria. E com tudo isso, Grosjean acabou ficando com a fama de piloto destruidor de carros. Fama da qual ele vai conseguindo se livrar apenas agora...

É notória a evolução de Romain nas últimas etapas do mundial. O piloto tresloucado de 2012 deu lugar a um competidor mais maduro, mais consistente e não menos veloz do que já era. E o resultado disso tem aparecido na pista. Desde as férias da F1, Grosjean vem apresentando resultados muito mais convincentes do que na temporada passada ou na primeira metade deste campeonato, quando o achei um tanto quanto apático, talvez por estar tentando evitar acidentes em demasia.
Romain Grosjean está vivendo ótima fase na F1. O franco-suíço subiu ao pódio nas últimas três corridas, sempre em 3º
Nas últimas três etapas (Coréia do Sul, Japão e Índia) foram três pódios no menor degrau, o que representa o mesmo número de chegadas no top 3 do ano passado e um a mais do que nas primeiras dez etapas de 2013. Consistência vista somente no tetracampeão Sebastian Vettel - guardadas devidas proporções, claro. E poderiam ser quatro, não fosse um abandono no GP de Cingapura. Na única prova noturna do calendário, o franco-suíço acabou tendo problemas no motor Renault de sua Lotus.

Sobre os motivos para essa visível melhora, não acho possível, pelo menos para quem acompanha de longe, apontar ao certo quais fatores estão colaborando para que o piloto do carro #8 tenha amadurecido tanto em tão pouco tempo. Mas dá para imaginar certas situações que possam ter contribuído para isso. Uma delas pode ter a ver com a saída de Kimi Raikkönen da equipe. 

Sem ter o finlandês no próximo ano, a Lotus ficaria sem seu principal líder dentro da pista e também não teria como encontrar um novo primeiro piloto para assumir o lugar do Iceman, uma vez que os principais nomes da categoria estão muito bem empregados no momento. Hoje, os pilotos disponíveis, a exceção talvez de Felipe Massa, seriam apostas. Dessa forma, o melhor talvez fosse dar um voto de confiança ao franco-suíço, como vinha fazendo Eric Boullier ao afirmar que Grosjean lideraria a Lotus a partir da próxima temporada.
Grande personagem da temporada 2012 da F1 por conta dos acidentes, Grosjean está muito mais consistente em 2013
Esse fator pode ter tirado de Romain um pouco da pressão de provar que pode ter sucesso na F1. É bom lembrar todas as criticas que ele vinha sofrendo, algo que mexe com a cabeça de qualquer piloto. Mais tranquilo, com seu lugar assegurado para a temporada do ano que vem, ele pode ter encontrado um modo de dar um passo à frente, de elevar seu nível.

Ele também se tornou pai recentemente, algo que exige amadurecimento do lado pessoal. Junto com um casamento e com um filho vêm novas responsabilidades. E essa experiência pessoal pode também ter seus reflexos na vida profissional. É algo que certamente pode estar contribuindo positivamente em sua pilotagem.

Grosjean tem se mostrado hoje um piloto bem superior e muito mais confiável do que era um ano atrás. Não que isso indique que a partir de agora ele será um dos grandes nomes da categoria, capaz de liderar uma equipe ou de brigar por títulos. Pode até ser que aconteça, mas não acredito nisso. Contudo, essa evolução é uma resposta às criticas que vinha recebendo - e das quais era merecedor- o que já é um bom indicador de que está se enveredando por um bom caminho. Assim, ele pode levar sua carreira de uma forma bem mais segura e constante. E se continuar assim, quem sabe o franco-suíço não siga surpreendendo em 2014? Seria interessante de ver.

Fotos: GPUpdate.net
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