Ficou difícil

A rodada dupla de Houston, com a antepenúltima e penúltima etapas da temporada da Indy, foi a pior possível para o brasileiro Helio Castroneves. O piloto da Penske chegou ao Texas como líder do campeonato, com 49 pontos de vantagem para o vice líder, Scott Dixon, e parecia ter o campeonato sob controle. Porém, a caixa de câmbio do bólido #3 deixou o brasileiro na mão nas duas etapas e toda a vantagem construída nas 16 etapas anteriores se foi. Agora, será Helinho quem terá de correr atrás do prejuízo na rodada final, em Fontana, dia 19. Com 25 pontos atrás do neozelandês, Castroneves precisará de uma grande corrida no oval de duas milhas e de alguma sorte para alcançar seu primeiro título na Indy.

Os problemas de Helinho já começaram no treino qualificatório, com uma classificação bem abaixo do esperado, o 21º lugar. O ribeirão-pretense teria então que fazer uma prova de recuperação. Contudo, as coisas ficaram piores. Com problemas no câmbio durante a corrida, Helinho perdeu sete voltas e acabou terminando a prova do sábado em 18º e último, enquanto via Dixon vencer. Só nisso houve o corte de 41 pontos na diferença entre os dois.
Situação de Helio Castroneves no campeonato se complicou bastante após fim de semana desastroso em Houston
No domingo, com oito pontos de vantagem para o rival, a sorte parecia que voltaria a sorrir ao brasileiro. O treino classificatório não aconteceu por conta de uma chuva torrencial. E com isso o grid seria definido pela classificação do campeonato. Com a pole, Castroneves tinha a chance de vencer e voltar a abrir uma vantagem para Dixon ou, num cenário desfavorável, perder poucos pontos para o piloto da Ganassi. Mas a sorte voltou a abandonar o tricampeão das 500 Milhas de Indianapolis.

Brigando com seu carro, Helio liderou dez voltas até o câmbio abrir o bico de vez. Ele ainda foi rebocado aos boxes e o time conseguiu consertar o problema. O brasileiro voltou à pista e terminou em último, a trinta e sete voltas do vencedor, seu companheiro Will Power, que ainda lhe deu uma mão, tirando pontos de Dixon. Um fim de semana para apagar completamente da memória.

Com os resultados de Houston, a situação de Helio ficou complicadíssima, pois descontar os pontos que o separam do neozelandês demandará não apenas esforço de sua parte, mas um pouco de sorte também. Ele não depende apenas de si para ganhar o título. Helio e Penske terão de beirar a perfeição em Fontana se quiserem reverter a situação.

Destaque e susto


Saindo um pouco da briga pelo campeonato, a rodada dupla de Houston trouxe uma boa surpresa. Simona de Silvestro fez uma grande corrida no sábado e ficou com o segundo lugar, seu primeiro pódio na categoria. A suíça fez uma prova muito segura e que vai lhe dar confiança para a próxima temporada em circuitos de rua, onde tem um desempenho melhor.
Simona de Silvestro chegou ao seu primeiro pódio na Indy neste sábado em Houston com segundo lugar
O susto ficou por conta do acidente envolvendo Dario Franchitti, Takuma Sato e Ernesto Viso na última volta da segunda prova. O escocês bateu no carro de Sato e decolou, atingindo o alambrado. Seu carro ficou totalmente destruído. Viso que vinha atrás, não conseguiu desviar do carro de Sato e também acertou o japonês. Os dois últimos saíram ilesos do acidente. Já Franchitti foi socorrido e levado ao hospital com uma concussão e lesões no tornozelo e nas vértebras, mas passa bem.

Fotos: IndyCar.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: