Título a vista

Ele diz não se importar muito com a possibilidade de ser campeão já na próxima etapa, mas é fato que Marc Marquez está cada vez mais próximo de fazer história no mundial de MotoGP. O jovem espanhol, com o segundo lugar que conquistou em Sepang, no último domingo, chegou aos 298 pontos, 43 a mais do que o vice-líder do mundial, Jorge Lorenzo, restando três provas e 75 pontos em jogo. E essa condição já lhe dá a chance de começar as fazer algumas contas pensando no título.

Caso triunfe neste domingo em Phillip Island, Marquez poderá comemorar seu primeiro título na categoria com um terceiro lugar de Lorenzo. Nesse cenário, ele conseguiria uma vantagem de mais nove pontos para o bicampeão elevando a diferença de ambos para 52 pontos, restando apenas 50 em disputa. Claro, existem outras diversas combinações que poderiam dar ao piloto da moto #93 o título, porém, pelo desempenho que as equipes de fábrica de Honda e Yamaha possuem, os postulantes ao título só brigarão pelas posições da frente. Não dá para imaginar Marquez ou Lorenzo andando no meio do grupo, brigando com times satélites. Ou seja, a disputa entre ambos será lá na frente e o resultado acima é extremamente cabível.

A vantagem do piloto da Honda é tão grande na ponta do campeonato que Jorge Lorenzo já admite que vai brigar para vencer o maior número de provas neste fim de temporada para garantir o vice campeonato. Mas o que Marquez pensa de tudo isso? Pelo menos no discurso ele se mantém sensato e diz que ele e sua equipe precisam manter a mesma mentalidade que vêm tendo nos últimos tempos. Ele diz saber que qualquer ponto conquistado é de suma importância para a definição do título.
Muito à frente dos rivais, Marc Marquez pode garantir o título da MotoGP já neste fim de semana na Austrália
Mas resta saber como será sua atitude na pista. A ansiedade pode atrapalhar um pouco a caminhada do piloto da moto #93 rumo a consagração. Vai ser interessante acompanhar o quanto Marquez  evoluiu e amadureceu neste ano a ponto de poder decidir o título ou saber esperar uma oportunidade mais clara para garanti-lo. Pelo que vem apresentando durante o ano, o menino é um fenômeno e já é uma realidade na categoria.

Moto 2


Os resultados do GP malaio da Moto 2 trouxeram um novo ar ao campeonato. Scott Redding segue na liderança do mundial, seguido por Pol Espargaró. Contudo, a corrida de Sepang fez com que o espanhol, segundo colocado, ficasse a apenas 11 pontos do inglês, que foi o sétimo. E restando três provas para o fim, Espargaró passa a depender apenas de seus esforços para roubar um título que já pareceu mais certo de Redding.
Com segundo lugar em Sepang, Pol Espargaró voltou a esquentar briga pelo título da Moto 2 neste ano
Desde as férias, Espargaró vem sendo mais regular do que Redding no campeonato e por conta disso vem diminuindo a diferença no mundial. Porém, a disputa deve ser boa até a última etapa, pois a classe é bastante equilibrada. Tanto o britânico quanto o hispânico não a dominam como acontece na MotoGP ou na Moto 3. Ou seja, outros pilotos podem se intrometer nas primeiras posições deixando a disputa ainda mais aberta, favorecendo um e atrapalhando outro.

Terceiro no campeonato, Tito Rabat ainda tem chances, mas corre por fora.

Moto 3


Na Moto 3, Luis Salom voltou a vencer e a dar mostras de que será difícil lhe tirar o título da temporada. Com o triunfo em Sepang, o espanhol abriu 14 pontos de diferença para o vice líder, Alex Rins, segundo colocado na Malásia. E apesar de ainda restarem três provas no calendário, seria uma surpresa ver Salom perdendo o título. 
Luis Salom deu mais um passo para garantir o título da temporada na Moto 3 ao vencer GP da Malásia
Com um campeonato muito bom e regular, sempre andando na frente, Salom tem se mostrado rápido e consistente, características importantes para quem quer fazer sucesso. E com isso tem conseguido derrotar além de Rins, outro espanhol, Maverick Viñales, tido por muitos - inclusive por mim - como futuro campeão da MotoGP. Rins também faz um ótimo mundial e ainda pode tirar o título do rival. Ele vive uma situação parecida com a de Espargaró, dependendo de si próprio. Basta vencer as três provas restantes. 

A diferença é que na Moto 3, a briga é mais polarizada, sendo que apenas Maverick Viñales, que corre por fora na briga, poderia atrapalhar.

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: