Esse será, provavelmente, o único texto que escreverei sobre o GP do Japão. Embarco amanhã cedo para o Rio de Janeiro para ver a partida entre Chicago Bulls e Washington Wizards no primeiro jogo da NBA em solo brasileiro. Uma oportunidade que não sei quando terei novamente, tanto de ver um jogo da liga americana de basquete, quanto ver uma partida de uma das franquias para a qual eu torço (além do Bulls ainda tenho o Golden State Warriors entre meus times prediletos). Dessa forma, ficará difícil escrever algo sobre a classificação e a corrida. Porém, acompanharei ambos. Isto posto, vamos a analise dos primeiros ensaios em Suzuka.
Red Bull - Este fim de semana, novamente, deverá ser dominado pela Red Bull. Sebastian Vettel e Mark Webber fizeram mais uma dobradinha no segundo treino livre e estabeleceram as duas melhores marcas do fim de semana. Desta vez não com tanto domínio sobre as rivais, mas ainda assim à frente. Os rubro-taurinos vêm tendo uma boa vantagem para os adversários nas últimas provas e nada faz pensar que teremos uma corrida mais equilibrada no Japão. O RB9 ainda é o bólido mais veloz e equilibrado do grid e em uma pista seletiva como a do Japão, isso acaba fazendo diferença. Vettel deverá protagonizar mais uma boa performance no sábado e no domingo. Webber também tem condições de não fazer feio. Portanto, pensar em uma dobradinha no sábado e outra no domingo não é sonhar alto.
Sebastian Vettel liderou mais um treino livre e é o grande favorito a vencer. Alemão pode comemorar o tetra nesse domingo |
Mercedes - Antes da dobradinha da RBR no TL2, a Mercedes já tinha feito a sua no primeiro ensaio, com Lewis Hamilton liderando os trabalhos seguido de Nico Rosberg. Na segunda pratica, Rosberg foi o terceiro e Hamilton apenas o sexto. E o inglês se mostrou preocupado com o ritmo de corrida das flechas de prata. Segundo ele, a Red Bull passou "voando" por ele, o que não aparenta ser nada bom. Sabemos que a Mercedes tem condições de andar muito bem nos treinos e aprontar para a Red Bull. Não será nenhuma surpresa se virmos um dos carros alemães na primeira fila, seja na pole ou no segundo lugar. Mas pensando no domingo, não vejo a equipe prateada como uma rival à altura do time dos energéticos, como vem acontecendo nas últimas etapas. E é bom a Mercedes se ligar, pois será difícil até terminar no top 5 com seus dois pilotos, se a coisa continuar assim...
Lotus - A Lotus aparenta ter assumido o posto de terceira força visando a classificação de sábado. O time inglês ficou com o sétimo e oitavo lugares no TL1 - com Grosjean e Raikkönen - mas melhorou na segunda pratica, terminando no quarto e quinto postos - desta vez com Raikkönen, que deu apenas 17 voltas, após abandonar o treino com um erro que deixou seu E21 atolado na brita, e Grosjean. Entretanto, em uma projeção visando o domingo, a Lotus parece ser a rival mais próxima dos rubro-taurinos. A equipe de Enstone vem mostrando uma boa forma nas últimas provas e isso me faz crer que eles voltarão a andar bem em Suzuka. A única ressalva que faço é que eles precisam continuar trabalhando para melhorar durante a classificação, se quiserem ter chances de brigar com mais intensidade. Kimi e Romain precisam largar um pouco mais à frente para poder pensar em vitórias.
Quarto colocado na sessão da tarde, Kimi Raikkönen vem de dois pódios, mesmo sofrendo com dores nas costas |
Ferrari - A Ferrari teve duas sessões discretas. Massa ficou com o quinto e oitavo lugares. Alonso foi sexto e décimo. Um início nada promissor para o pessoal de Maranello. A escuderia até que não tinha ido tão mal nos GPs da Bélgica, da Itália e de Cingapura. Alonso foi o segundo nestas três etapas e Massa, a exceção de Monza, tinha feito boas provas de recuperação. No entanto, em Yeongam a coisa complicou para os italianos, com Alonso sendo apenas o sexto e Massa terminando em nono, com outra corrida de recuperação. Faltou ritmo para a equipe conseguir algo melhor. Neste fim de semana, é possível que a equipe volte a ter um ritmo mais convincente. Creio que a Ferrari possa superar a Mercedes e até ter um ritmo parecido com o da Lotus. Mas a julgar pelos primeiros ensaios, não será fácil terminar a prova em uma boa posição.
McLaren - A McLaren abre o grupo das equipes de pelotão intermediário. O time de Woking tem condições de ir ao Q3. Por outro lado, não será surpresa se Jenson Button e Sergio Perez ficarem pelo caminho em detrimento de equipes como Toro Rosso e Sauber. Para levar o MP4-28 ao Q3, confio mais em Jenson Button, que tem um desempenho mais consistente. Foi o nono pela tarde após um 11º lugar na sessão matutina. Já Sergio Perez, apesar de ser o 9º no TL1, ele foi mal no TL2 terminando em 16º, após um acidente na curva Spoon. Acredito que ele deva ficar pelo caminho mesmo...
Jenson Button pode levar a McLaren ao Q3 neste fim de semana. Inglês foi o nono mais veloz no TL2 |
Toro Rosso - A STR vem apresentando um bom desempenho em Suzuka. Daniel Ricciardo conseguiu levar a equipe o top 10 nas duas praticas desta sexta e Jean-Eric Vergne não ficou longe (13º e 12º) deste grupo nos dois ensaios. Portanto, o time sediado em Faenza pode muito bem surpreender neste fim de semana. È bom lembrar que, apesar da irregularidade - especialmente a de seus jovens pilotos - a Toro Rosso tem algumas boas corridas neste ano. No Japão, outra boa prova dos "rossoneros" pode estar a caminho..
Sauber - A Sauber depende muito de Hulkenberg para conquistar bons resultados, isso está claro. Foi o alemão quem marcou os 31 pontos da equipe no mundial. E Nico pode ser, novamente, um intruso no Q3. O germânico mostrou um ritmo interessante nesses dois treinos e pode, discretamente, levar seu C32 à última fase do treino classificatório. Esteban Gutierrez também pode surpreender. O mexicano, que marcou presença no Q3 das últimas duas provas, foi mais veloz que o ótimo companheiro no TL2 e tem condições de repetir o feito mais uma vez, aproveitando-se da melhora da Sauber. Contudo, o mais normal é que fique pelo Q2.
Nico Hulkenberg vem de grande resultado no GP da Coréia do Sul. Alemão tem andado muito melhor com evolução da Sauber |
Force India - A Force India é a equipe que mais tem decepcionado nessas últimas provas. Paul di Resta e Adrian Sutil estão andando muito menos do que vinham fazendo na primeira metade do mundial, quando eram presenças constantes no top 10. Hoje, os dois pilotos lutam para não ficarem pelo Q1, fato que já ocorreu algumas vezes. Para este fim de semana, as perspectivas não são lá muito animadoras. No momento, a equipe indiana parece estar à frente apenas da Williams no grupo intermediário e acho pouco provável que um de seus carros vá ao Q3. Então, restará tentar imprimir um bom ritmo na corrida para ver se conseguem alguns pontos.
Williams - A Williams segue sem um bom ritmo e é a favorita a integrar o grupo eliminado no Q1 com seus dois carros. Valtteri Bottas ainda é um novato e está andando pela primeira vez em Suzuka como piloto oficial do time. Não dá pra cobrar muito do rapaz. Já Pastor Maldonado, que anda mais reclamando do carro do que qualquer outra coisa, ficou a pé nas duas praticas. Pela manhã, a roda de seu FW35 se soltou. À tarde, ele bateu na curva nove. O venezuelano pode até conseguir levar o carro ao Q2, mas também não evoluirá muito no segundo grupo.
Caterham - A Caterham voltou a terminar as duas praticas à frente da Marussia. Na primeira, foi mais equilibrada, com Heikki Kovalainen superando Jules Bianchi nos centésimos. Já na segunda, os dois carros do time anglo-malaio foram mais velozes que a única Marussia, de Chilton, que foi à pista. Na corrida, a disputa entre as duas nanicas acaba se equilibrando. As duas equipes se equiparam na fraca performance. Mas não fazem nada demais, que chame a atenção de algum jeito.
Jules Bianchi bateu sua Marussia ainda no começo do TL1 e não voltou às praticas de hoje. Francês reclamou de dores na mão |
Marussia - A Marussia deverá fechar o grid mais uma vez. A sexta-feira dos russos não foi nada animadora, com eles treinando com um carro apenas durante quase todo o dia. Ainda no início do TL1, Jules Bianchi escapou e bateu seu carro, danificando a suspensão dianteira, que acabou não reparada a tempo. Com isso, somente Max Chilton andou, marcando os piores tempos das duas sessões. Bianchi ainda tentou andar no ritmo das rivais e fez um bom trabalho enquanto esteve na pista. Devem brigar com a Caterham para ver quem termina na frente, o que vale apenas para ver quem termina em último no mundial e fica sem receber o dinheiro do mundial de construtores.
TL1
TL1
2º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 0s330 (19)
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) a 0s611 (24)
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 0s630 (20)
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 0s969 (14)
6º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 0s997 (16)
7º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 1s022 (15)
8º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 1s207 (17)
9º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1s293 (27)
10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 1s478 (19)
11º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 1s711 (22)
12º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 1s743 (18)
13º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1s909 (20)
14º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 2s008 (19)
15º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 2s021 (12)
16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 2s183 (23)
17º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 2s242 (18)
18º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 2s603 (22)
19º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) a 3s438 (22)
20º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 3s472 (8)
21º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 3s868 (15)
22º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 4s606 (18)
TL2
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min33s852 (35 voltas)
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 0s168 (35)
3º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 0s262 (36)
4º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 0s350 (17)
5º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 0s559 (30)
6º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 0s590 (36)
7º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 0s621 (30)
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 0s846 (35)
9º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 1s060 (34)
10º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 1s235 (32)
11º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1s237 (36)
12º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1s257 (34)
13º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 1s330 (34)
14º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1s423 (35)
15º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1s489 (25)
16º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1s857 (8)
17º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 2s284 (41)
18º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 2s870 (6)
19º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 3s778 (31)
20º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 4s053 (36)
21º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 4s269 (33)
22º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) sem tempo (0)
Fotos: GPUpdate.net
0 comentários:
Postar um comentário