Ninguém para Sebastian Vettel

E  ninguém consegue parar Sebastian Vettel. O alemão voltou a ser o mais veloz durante os treinos classificatórios e anotou mais uma pole position no ano. Agora, Sebastian alcança o expressivo número de seis poles no mundial, a terceira consecutiva, e a 42ª na carreira. Somente Michael Schumacher e Ayrton Senna largaram mais vezes na posição de honra do que o piloto da Red Bull, que amanhã perseguirá sua 34ª vitória. 

Três consecutivas


Sebastian Vettel deu um chega pra lá nas Mercedes, que ameaçavam seu reinado imposto nas últimas duas provas e marcou sua terceira pole position seguida. Não foi tão complicado para Seb marcar mais essa pole. No Q3, precisou apenas de uma tentativa para marcar 1min37s202. Ninguém o ameaçou depois. Nem as Mercedes, que vinham bem na sexta, muito menos o ompanheiro Mark Webber, que ainda perdeu dez posições no grid. Assim ele pôde recolher o carro para os boxes quando vinha em sua segunda volta. Sebastian foi melhor do que os rivais.
Terceira pole seguida de Sebastian Vettel não veio com muita dificuldade neste sábado. Alemão chega a 43ª pole na carreira
Partindo da pole, o alemão terá caminho quase que livre para vencer mais uma vez, A Red Bull tem um carro tão veloz quanto o dos principais adversários e mais estável em ritmo de corrida. Não acredito que, em condições normais, o tricampeão vá ter algum tipo de problema para vencer. A única coisa que pode preocupa-lo, ao meu ver, é o quesito confiabilidade. A RBR já teve problemas no ano e Vettel não está imune a isso. Fora essa questão, devemos ver mais um passeio do alemão.

Partindo da pole, o alemão vai tentar duas coisas neste domingo: primeiro o de manter uma escrita. Em três edições do GP da Coréia do Sul, somente ele e Fernando Alonso venceram na pista de Yeongan. E mais: só os atuis campeão e vice do mundial lideraram voltas no circuito coreano. Mas para isso, o piloto da Red Bull vai ter de quebrar outro tabu. Nunca o pole position venceu este GP. Em 2010, o próprio Vettel fez a pole, mas acabou tendo problemas e abandonou, deixando o caminho livre para Fernando Alonso vencer. Em 2011 e 2012, anos de vitórias de Vettel, as poles ficaram com Lewis Hamilton e Mark Webber.

Na atual fase, alguém duvida que Vettel conseguirá vencer novamente e quebrar tal escrita? Eu não...

Mercedes x Ferrari x Lotus


A Mercedes foi quem mais se aproximou do tempo de Vettel com Lewis Hamilton. O dono da sexta-feira ficou a um décimo do alemão e larga ao seu lado na primeira fila, algo que já era esperado. Sabíamos que as flechas de prata tinham um carro muito veloz e que daria trabalho a RBR. Mas no fim, acabaram vencidas. Além de Hamilton, Rosberg também está entre os primeiros na segunda fila, em quarto, beneficiado com a punição de Mark Webber. A questão que fica é saber se os carros germânicos terão ritmo suficiente para se aguentarem em suas posições de largada ou mesmo se poderão tentar aprontar pra cima de Vettel.
Lewis Hamilton bem que tentou, mas não foi capaz de superar Sebastian Vettel neste sábado em Yeongan
Com um ritmo de corrida melhor do que o de treino, apesar do pessimismo de Fernando Alonso e Felipe Massa, a Ferrari compõe a terceira fila e está na briga por lugares no pódio. E a escuderia vermelha pode sim chegar a esse objetivo se repetir o desempenho que vem tendo ultimamente. Alonso foi segundo colocado nos últimos três GPs e tem feito o máximo com o carro que tem. E em Yeongan deve seguir esse padrão. Aliás, a Ferrari precisa que seus pilotos sigam largando bem como vem ocorrendo para tentar alguma coisa.

A Lotus também está na briga. E não sei não se o time de Enstone é o que tem mais condições de andar bem entre essas três escuderias. Romain Grosjean fez uma classificação muito boa, marcando o quarto tempo e subindo uma posição com a punição de Webber. Abre assim a segunda fila. O franco-suíço vem em boa fase desde o GP de Cingapura, onde andou bem. Abandonou com problemas mecânicos no carro, mas mostrou que pode ir bem. Talvez esse seja o maior empecilho que ele enfrente. Já Kimi Raikkönen fez uma classificação abaixo do esperado e parte em nono. Mas nunca se pode descartar o finlandês, que ainda sofre com dores nas costas. Em Marina Bay, ele largou em 13º e terminou no pódio. Pode muito bem repetir a dose.

Sauber vai ao Q3 com seus dois carros; e o resto do grid


A Sauber foi a boa surpresa da sessão e colocou seus dois carros no top 10, algo que não acontecia há 18 provas. Bico Hulkenberg é o sétimo no grid e terá ao seu lado o companheiro Esteban Gutierrez, que parece ter gostado da brincadeira de ir ao Q3. É a segunda vez consecutiva que o jovem mexicano chega à fase decisiva de um qualifying. Melhorou bem depois das férias a equipe suíça.
Esteban Gutierrez gostou da brincadeira e foi mais uma vez ao Q3. Sauber levou seus dois carros ao top 10
Quem decepcionou um pouco foi a McLaren. Acredito que o time de Woking seja a quinta força do mundial, porém nenhum de seus carros foi ao Q3. Sergio Perez foi quem mais se aproximou, com o 11º melhor tempo, enquanto Jenson Button veio logo atrás. Ambos ainda ganham uma posição de Mark Webber, que parte em 13º, o que eleva o mexicano à quinta fila.

Force India e Toro Rosso também ficaram pelo caminho. Ricciardo conseguiu levar sua STR ao 12º posto, graças também a punição de seu compatriota. Logo atrás veio Adrian Sutil, que parte do 14º lugar, andando próximo do piloto da Red Bull para o ano que vem. Também próximos ficaram Paul di Resta, 15º e Jean-Eric Vergne, 16º.

Já a Williams, como era de se esperar, rodou ainda no Q1. Mais um resultado péssimo para a equipe de Grove, especialmente para o venezuelano Pastor Maldonado, que tomou meio segundo de Valtteri Bottas. Há quem diga que o vencedor do GP da Espanha de 2012 não aguenta mais o time de Sir Frank...

Para finalizar, a Caterham ficou à frente da Marussia.

Grid de largada

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min37s202 (13 voltas)
2º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min37s420 (16)
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min37s531 (14)
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min37s679 (16)
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min38s038 (17)
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min38s223 (16)
7º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1min38s237 (17)
8º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min38s405 (15)
9º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min38s822 (17)

10º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min38s362 (14)
11º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min38s365 (14)
12º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min38s417 (14)
13º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) (*) 1min37s464 (13)
14º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min38s431 (15)
15º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min38s718 (15)
16º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min38s781 (13)

17º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min39s470 (8)
18º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min39s987 (8)
19º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min40s864 (6)
20º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min40s871 (6)
21º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min41s322 (6)
22º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) (*) 1min41s169 (6)

* Punidos

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: