Uma nova era, outro Sebastien

O Rali da França começou nesta quinta-feira. E o campeonato mundial de rali foi definido nesta quinta-feira. Competindo em casa, onde venceu em 2011 quando era piloto oficial da Citroen, Sebastien Ogier pôde, enfim, comemorar seu primeiro título na categoria. E olha que o francês da Volkswagen nem precisou entrar no carro para confirmar um triunfo anunciado e que vinha batendo na trave desde o rali da Alemanha.

Se existia alguém que poderia tirar o título de Ogier nesta temporada, esse era o belga Thierry Neuville, pra mim a grande surpresa deste mundial. Só que era ingrata a missão do piloto da Qatar Ford. Além de vencer todos os ralis restantes na temporada (França, Espanha e Grã-Bretanha), Neuville precisava ainda faturar todos os Power Stages, que dão três pontos extras e ainda torcer para que três hecatombes acontecem a Ogier e ele não marcasse mais nenhum ponto no ano. Mas o jovem piloto belga viu suas chances ruírem logo na primeira especial deste evento, o Power Stage, que geralmente acontece como última especial do rali.
Sebastien Ogier é rodeado por repórteres assim que foi confirmado como campeão mundial d temporada
Neuville até tentou fazer bem sua parte. Porém, ficou a 0s7 de Dani Sordo, que venceu a especial e levou para casa três pontinhos. Já  belga, com os dois pontos conquistados, poderá chegar a, no máximo, 212 e apenas empataria com Ogier, caso tudo o que foi dito acima ocorresse, perdendo nos critérios de desempate, pois teria três triunfos contra seis do rival. Ah, o francês da Volkswagen foi o terceiro, e marcou um ponto, então...

Sobre o título, era mais do que certo que Ogier seria o campeão. Só ficamos na expectativa de quando viria a confirmação desde o rali da Alemanha, quando ele teve sua primeira, mas remota, chance. Acabou não acontecendo. No evento seguinte, na Austrália, ele bateu na trave. Era o campeão até a última especial. Mas um problema de Mikko Hirvonen fez com que o segundo lugar caísse no colo de Neuville, adiando assim a festa para a terra natal do piloto da VW. E assim aconteceu.

Os fatos interessantes disto tudo é que a confirmação de Sebastien Ogier como campeão mundial de 2013 tem duas implicações diretas com outro Sebastien, o Loeb. Primeiro é que o título pode ofuscar um pouco a participação do eneacampeão nesta etapa, sua última a bordo de um carro do WRC. Afinal, um título é um título. E a segunda é que esta edição do Rali da frança pode obter um status de emblemática, como se fosse o passamento do bastão de um Sebastien para o outro. De Loeb para Ogier.
Passando o bastão: Sebastien Loeb cumprimenta Sebastien Ogier pela confirmação de seu primeiro título mundial
Aliás, seria muito bom ver os dois disputando acirradamente a vitória neste fim de semana, já que nenhum deles tem algum tipo de pressão para suportar. Espero que a partir de amanhã, e durante as 19 especiais do Rali da França, isso ocorra.

Resulatdos da SS1 - Strasbourg (Power Stage) do Rali da França

1. Dani Sordo (ESP/Citroen) 3min20s8
2. Thierry Neuville (BEL/Qatar Ford) a 0s7
3. Sebastien Ogier (FRA/Volkswagen) a 0s8
4. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 1s4
5. Andreas Mikkelsen (NOR/Volkswagen) a 1s5
6. Jari Matti-Latvala (FIN/Volkswagen) a 2s6
7. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) a 2s9
8. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford) a 3s7
9. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 6s3
10. Robert Kubica (POL/PH Citroen) a 7s4

Fotos: Twitter/Reprodução
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