Laguna Seca fora da MotoGP em 2014. Uma pena...

O mundial de 2013 da MotoGP ainda não acabou, mas a notícia do dia se refere ao mundial de 2014. E não é das melhores. Os organizadores do GP de Laguna Seca confirmaram a saída do mítico circuito, localizado em Monterrey, do calendário da próxima temporada, algo que considero uma perda da categoria.

Segundo Gill Campbell, responsável pela pista californiana, a quebra do contrato entre os organizadores da prova, que ainda tinham o direito de fazer a etapa do próximo ano, e a Dorna foi feita de maneira amigável. E o principal motivo para isso foi aquilo que todos imaginam: falta de grana.



De acordo com Campbell, a prova já não vinha sendo tão rentável assim em suas últimas edições, mesmo com a boa presença de público ano após ano. O alto valor cobrado pela Dorna para levar a MotoGP a Laguna Seca influenciou diretamente na decisão, ainda mais pelo fato da prova ser organizada por uma entidade sem fins lucrativos. Além disso, ele também utilizou como argumento o fato de que os EUA tiveram três etapas neste ano, o que é considerado um excesso. Além de Laguna Seca, a categoria teve em 2013 as etapas de Austin, que estreou neste ano, e de Indianapolis. Só que há uma diferença entre as etapas. Os governos do Texas e de Indiana ajudam na organização de suas corridas, enquanto o da Califórnia não. Isso, segundo Campbell, deixou a competição entre eles desigual no quesito organização.

Mesmo assim, esse não foi um adeus permanente, uma vez que o administrador deixou em aberto a possibilidade de um retorno em dois ou três anos, caso consigam apoio.

No que se refere a falta de dinheiro para se organizar o GP de Laguna Seca, acredito que seja bem compreensível a decisão. Afinal, são as verdinhas que comandam tudo. Só não concordei com a argumentação de que três provas são demais para os EUA. 

Atualmente a Espanha recebe quatro etapas anuais em seu território. Sim, sei da importância do país no motociclismo hoje, afinal são eles que dominam as três classes da MotoGP. Mas ainda assim creio que há espaço para que se corram três vezes nos States, que ainda é um mercado forte. O que tem faltado é um pouco de apelo uma vez que o país não possui pilotos de expressão para 2014 no principal certame da modalidade. O último americano campeão mundial - Nicky Hayden, 2006 - está em decadência e deixará a Ducati, Ben Spies se machuca mais do que corre e Colin Edwards já é um vovô na categoria..

Além disso, é provável que a retirada dessa prova abra caminho para o retorno do Brasil ao mundial. É esperar para ver.

A saída de Laguna Seca do calendário da MotoGP é uma pena, pois a pista sempre trazem boas disputas, como neste ano entre Marc Marquez e Valentino Rossi. Essa é uma daquelas pistas onde os fãs do esporte a motor sempre gostam de ver provas. Por isso, fica aqui uma pequena homenagem ao circuito com dois vídeos espalhados pelo post. O primeiro, mais acima, retrata a disputa já citada entre Marquez e Rossi. E a de baixo, volta a 2008, em uma das corridas mais épicas que já vi da categoria, com uma batalha ANIMALESCA entre Valentino e Casey Stoner. É por essas e outras que Laguna Seca sempre estará entre as pistas favoritas de muita gente.

Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: