Lorenzo é pole em Motegi e esquenta disputa com Marquez

E o Francisco trouxe um novo panorama para o GP do Japão da MotoGP. Ah, não sabe quem é o Chico? Pois bem, Francisco é o nome do tufão que chegou à terra do sol nascente neste fim de semana e que cancelou todos os treinos livres das três classes no circuito de Motegi. Foi por causa dele que o mundial de motovelocidade teve apenas um treino nesses dois dias, justamente os de classificação das três classes. E isso pode fazer uma diferença enorme na prova deste domingo.

Sem poder contar com os treinos livres, que têm peso no qualificatório, a MotoGP resolveu fazer uma classificação à moda antiga, com 1h15 de duração e com todos os pilotos na pista encharcada. E quem se deu bem foi Jorge Lorenzo. O espanhol, que voltou a ter esperanças de sair de 2013 como campeão, foi o mais veloz e colocou nada menos do que seis décimos em Marc Marquez, líder do certame que larga em segundo. Um show do bicampeão sob condições adversas.
Jorge Lorenzo vai fazendo sua parte para levar a decisão do campeonato para Valência e larga na pole em Motegi
Aliás, são essas condições adversas que trazem as grandes surpresas. Que o diga Nicky Hayden, que levou a Ducati ao terceiro posto, mesmo com uma diferença de um segundo para o tempo de Lorenzo. Esses três pilotos formam a primeira fila. Logo em seguida, aparecem as outras motos Honda, Yamaha e Ducati de fábrica, com Dani Pedrosa, Valentino Rossi e Andrea Dovizioso, nesta ordem.

Alvaro Bautista, Stefan Bradl, recuperado de uma lesão no tornozelo contraída na Malásia, e Aleix Espargaró formam a terceira fila, seguidos de Yonny Hernandez, Cal Crutchlow e do convidado da casa pela Yamaha, Katsuyuki Nakasuga.

Como resultado do tufão Francisco, deveremos ter uma corrida bem peculiar e tensa neste domingo, fato que pode mudar totalmente os rumos do mundial. Jorge Lorenzo tem de fazer sua parte e tentar vencer para levar para Valência a decisão, pressionando ainda mais Marc Marquez.
Jorge Lorenzo e Marc Marquez dividirão a primeira fila em Motegi com a surpresa da Ducati Nicky Hayden
O novato, por sua vez, precisa fazer uma corrida sólida, que lhe dê condições de, no mínimo, chegar a Valência dependendo apenas de suas forças para ser campeão. Porém, ele vai ter de saber controlar bem o psicológico pois, ao mesmo tempo que ele pode sair de Motegi consagrado como vencedor da temporada 2013, o piloto da moto #93 pode ir para Valência atrás do rival na tabela, em caso de algum deslize. Está muito mais nas mãos de Marquez do que de Lorenzo o destino do campeonato.

Grid de largada

1. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) 1min53s471
2. Marc Marquez (ESP/Honda) a 0s658
3. Nicky Hayden (EUA/Ducati) a 1s068
4. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 1s071
5. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 1s261
6. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 1s565
7. Alvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) a 1s664
8. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) a 2s139
9. Aleix Espargaro (ESP/Aspar Aprilia) a 2s248
10. Yonny Hernandez (COL/Pramac Ducati) a 2s527
11. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) a 2s587
12. Katsuyuki Nakasuga (JAP/Yamaha) a 2s654
13. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) a 3s643
14. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) a 3s826
15. Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati) a 3s876
16. Danilo Petrucci (ITA/Ioda-Suter-BMW) a 4s069
17. Randy de Puniet (FRA/Aspar Aprilia) a 4s244
18. Hiroshi Aoyama (JAP/Avintia FTR-Kawasaki) a 4s523
19. Michael Laverty (ING/PBM Aprilia) a 5s069
20. Luca Scassa (ITA/Cardion Aprilia) a 5s331
21. Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) a 6s146
22. Hector Barbera (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) a 6s175
23. Damian Cudlin (AUS/PBM-Aprilia) a 7s511
24. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) a 9s241
25. Lukas Pesek (TCH/Ioda-Suter-BMW) a 9s461

Adeus


O fim de semana do GP do Japão também é palco de um anuncio. O americano Ben Spies resolveu romper seu contrato com a Pramac Ducati e anunciou sua aposentadoria do motociclismo. Spies nunca conseguiu se recuperar da lesão no ombro sofrida durante uma queda no GP da Malásia do ano passado e só correu duas vezes pela nova equipe em 2013. Sem voltar à forma, o ex-campeão da Superbike resolveu então deixar as competições aos 29 anos.

Moto 2 e Moto 3


Na Moto 2, Mika Kallio marcou a pole. Mas o que interessa mesmo é a briga pelo título, que muito provavelmente vá se encerrar neste fim de semana em favor de Pol Espargaró. O espanhol resgistrou apenas a sétima melhor marca do dia, mas viu seu rival Scott Redding, que ainda tem o pulso lesionado, ficar em 16º. E sem estar 100% fisicamente, vai ser difícil que o britânico leve a decisão para Valência.

Pela Moto 3, Alex Rins marcou sua sétima pole no ano e segue sua caça ao líder do campeonato, Luis Salom, quarto no grid. Entre os dois, partem, respectivamente, Maverick Viñales e Alex Marquez, que poderão ter papel fundamental na disputa, caso as posições sejam mantidas, em favor de Rins. Eric Granado é o 31º. Mais uma prova interessante à vista. 

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: