
Sem poder contar com os treinos livres, que têm peso no qualificatório, a MotoGP resolveu fazer uma classificação à moda antiga, com 1h15 de duração e com todos os pilotos na pista encharcada. E quem se deu bem foi Jorge Lorenzo. O espanhol, que voltou a ter esperanças de sair de 2013 como campeão, foi o mais veloz e colocou nada menos do que seis décimos em Marc Marquez, líder do certame que larga em segundo. Um show do bicampeão sob condições adversas.
![]() |
Jorge Lorenzo vai fazendo sua parte para levar a decisão do campeonato para Valência e larga na pole em Motegi |
Aliás, são essas condições adversas que trazem as grandes surpresas. Que o diga Nicky Hayden, que levou a Ducati ao terceiro posto, mesmo com uma diferença de um segundo para o tempo de Lorenzo. Esses três pilotos formam a primeira fila. Logo em seguida, aparecem as outras motos Honda, Yamaha e Ducati de fábrica, com Dani Pedrosa, Valentino Rossi e Andrea Dovizioso, nesta ordem.
Alvaro Bautista, Stefan Bradl, recuperado de uma lesão no tornozelo contraída na Malásia, e Aleix Espargaró formam a terceira fila, seguidos de Yonny Hernandez, Cal Crutchlow e do convidado da casa pela Yamaha, Katsuyuki Nakasuga.
Como resultado do tufão Francisco, deveremos ter uma corrida bem peculiar e tensa neste domingo, fato que pode mudar totalmente os rumos do mundial. Jorge Lorenzo tem de fazer sua parte e tentar vencer para levar para Valência a decisão, pressionando ainda mais Marc Marquez.
![]() |
Jorge Lorenzo e Marc Marquez dividirão a primeira fila em Motegi com a surpresa da Ducati Nicky Hayden |
O novato, por sua vez, precisa fazer uma corrida sólida, que lhe dê condições de, no mínimo, chegar a Valência dependendo apenas de suas forças para ser campeão. Porém, ele vai ter de saber controlar bem o psicológico pois, ao mesmo tempo que ele pode sair de Motegi consagrado como vencedor da temporada 2013, o piloto da moto #93 pode ir para Valência atrás do rival na tabela, em caso de algum deslize. Está muito mais nas mãos de Marquez do que de Lorenzo o destino do campeonato.
1. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) 1min53s471
2. Marc Marquez (ESP/Honda) a 0s658
3. Nicky Hayden (EUA/Ducati) a 1s068
4. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 1s071
5. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 1s261
6. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 1s565
7. Alvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) a 1s664
8. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) a 2s139
9. Aleix Espargaro (ESP/Aspar Aprilia) a 2s248
10. Yonny Hernandez (COL/Pramac Ducati) a 2s527
11. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) a 2s587
12. Katsuyuki Nakasuga (JAP/Yamaha) a 2s654
13. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) a 3s643
14. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) a 3s826
15. Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati) a 3s876
16. Danilo Petrucci (ITA/Ioda-Suter-BMW) a 4s069
17. Randy de Puniet (FRA/Aspar Aprilia) a 4s244
18. Hiroshi Aoyama (JAP/Avintia FTR-Kawasaki) a 4s523
19. Michael Laverty (ING/PBM Aprilia) a 5s069
20. Luca Scassa (ITA/Cardion Aprilia) a 5s331
21. Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) a 6s146
22. Hector Barbera (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) a 6s175
23. Damian Cudlin (AUS/PBM-Aprilia) a 7s511
24. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) a 9s241
25. Lukas Pesek (TCH/Ioda-Suter-BMW) a 9s461
Adeus
O fim de semana do GP do Japão também é palco de um anuncio. O americano Ben Spies resolveu romper seu contrato com a Pramac Ducati e anunciou sua aposentadoria do motociclismo. Spies nunca conseguiu se recuperar da lesão no ombro sofrida durante uma queda no GP da Malásia do ano passado e só correu duas vezes pela nova equipe em 2013. Sem voltar à forma, o ex-campeão da Superbike resolveu então deixar as competições aos 29 anos.
Moto 2 e Moto 3
Na Moto 2, Mika Kallio marcou a pole. Mas o que interessa mesmo é a briga pelo título, que muito provavelmente vá se encerrar neste fim de semana em favor de Pol Espargaró. O espanhol resgistrou apenas a sétima melhor marca do dia, mas viu seu rival Scott Redding, que ainda tem o pulso lesionado, ficar em 16º. E sem estar 100% fisicamente, vai ser difícil que o britânico leve a decisão para Valência.
Pela Moto 3, Alex Rins marcou sua sétima pole no ano e segue sua caça ao líder do campeonato, Luis Salom, quarto no grid. Entre os dois, partem, respectivamente, Maverick Viñales e Alex Marquez, que poderão ter papel fundamental na disputa, caso as posições sejam mantidas, em favor de Rins. Eric Granado é o 31º. Mais uma prova interessante à vista.
Fotos: MotoGP.com
0 comentários:
Postar um comentário