Coisas do tio Bernie

Me acostumei a ver corridas na Austrália às 0h aqui no Brasil, quando a largada era dada às 14h em Melbourne. Horário bom, em que eu estava bem acordado ainda, indo de sábdo para domingo. Mas desde o ano passado a corrida começou a ser disputada às 3h de Brasilia, 17h na Austrália, horário péssimo, na minha opinião.

Mas esse post não tem a intenção de debater se o horário é bom ou não para nós, brasileiros e sim abordar uma questão levantada por Rubens Barrichello hoje.

"A corrida sendo às 5h da tarde, a gente viu uma mudança no tempo... Acho que isso pode trazer alguns benefícios. A única coisa é que me parece que 5h da tarde um pouco arriscado demais se não estiver sol, porque está muito escuro na pista. Agora, no treino da tarde, eu enxergava bem pouco. Estava realmente difícil de enxergar."

Acho que o Rubinho falou tudo né? E de quem foi a brilhante ideia de fazer uma largada às 17h? Sim, sempre dele, do tio Bernie.

O velhote, tentando arrumar um horário melhor para que a Europa possa acompanhar a prova australiana, atrasou a largada. Tudo para que o velho continente possa ligar a TV às 7h ou 8h da matina e acompanhar a corrida. Ele só não pensou nas consequências que isso pode ter.

Primeiro, como Rubinho disse, fica difícil enxergar a pista nesse horário. É bom lembrar que a pista de Albert Park não deverá contar com o auxílio de luz artificial. E isso diminui a segurança dos pilotos. A pista, que tradicionalmente é palco de acidentes, bandeiras amarelas e safety-car, ficará perigosa.

Sem falar que o espetáculo pode ser encurtado. E temos um exemplo claro disso. É só lembrar o GP da Malásia de 2009, quando o tio Bernie também atrasou a largada, mas não contou com a possibilidade de chuva. O resultado foi uma prova pela metade, desencontro de informações, cenas hilárias e chacotas por todos os lados.

Não acho justo se prejudicar uma corrida apenas para que o povo europeu tenha três horinha a mais de sono. Mas é isso o que pode acontecer. E temos a possibilidade de ver uma prova com chuva. Então, não estranhem se ela durar apenas metade do previsto.



Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: