Desde o fim da classificação, Vettel, Webber e Red Bull eram favoritos absolutos para a vitória em Melbourne. Mas choveu, antes da largada. Uma chuva forte o suficiente para deixar a pista inteira molhada e fazer todo mundo largar de pneus intermediários. Isso foi o suficiente para garantir as emoções da corrida, o que todos nós esperávamos.
Logo na largada, Alonso saiu mal, foi tocado por Button, rodou e caiu pro fundão do grid. Levou Schumacher também, que teve sua asa dianteira avariada, tentando desviar de Alonso. Poucas curvas depois, um acidente forte entre Kobayashi, Buemi e Hulkenberg. E safety-car na pista, mantendo a tradição da prova australiana.
Como a chuva não foi forte, logo a pista criou um trilho seco e os pilotos foram para o pit, trocar os intermediários pelos secos. E foi aí que a história da corrida começou a mudar. Jenson Button, foi o primeiro a fazer a troca. Pareceu precipitado em um primeiro momento, mas foi a decisão acertada. Duas voltas depois de Button, uma verdadeira procissão nos boxes para as trocas. Enquanto isso, Button voava com pneus novos e ainda teve a vantagem de ter duas voltas a mais de pneus aquecidos. Ficou em segundo, atrás de Vettel. Foi aí que o inglês começou a conquistar sua primeira vitória pela McLaren.
Mas ainda faltava algo, difícil por sinal: superar Vettel.
O alemão tinha a corrida nas mãos, com um carro muito bom, totalmente equilibrado. Mas um probleminha no freio dianteiro o fez errar e o tirou da prova, abrindo caminho para o inglês vencer.
Uma vitória que melhora e muito a vida de Button na McLaren, na disputa interna contra Hamilton, sexto hoje. Contou com a sorte e teve muita competência para administrar o desgaste de pneus e seu desempenho. Mereceu demais a vitória, que o coloca na frente de Hamilton. Vale a pena ressaltar que ele ganha autonomia também, após arriscar trocar de pneus tão cedo. Isso será importante.
Por falar em Hamilton, o inglês foi o showman do dia. Largou em décimo primeiro, aproveitou as confusões da largada para subir para sétimo. E passou a disputar posição com todo mundo. Webber, Massa, Rosberg, Alonso e Kubica sofreram com o inglês, que só não conseguiu uma posição melhor por detalhes e por um toque de Webber, a duas voltas do fim.
A se destacar também, as corridas de Robert Kubica, segundo com uma Renault, Felipe Massa e Fernando Alonso, que veio lá de trás, com as Ferraris. Os três sofreram com o desgaste de pneus e com o ataque daqueles que estavam em melhores condições. Porém, conseguiram administrar bem e foram merecedores de suas posições. Foram os três melhores do dia.
Já nas novatas, Kovalainen manteve a Lótus entre as equipes que terminam corridas, mesmo se arrastando pela pista e muitas vezes atrapalhando os demais. E a Hispania também terminou, com Karun Chandhok. Bruno Senna ficou pelo caminho logo no início. Já a Virgin...
As decepções foram a Red Bull, com o problema de Vettel e com Webber, que foi muito mal hoje e Schumacher, apenas o décimo depois do toque na largada, que lhe custou pontos preciosos. O alemão passou boa parte da prova disputando posições com, pasmem, Jaime Alguersuari.
A corrida foi muito melhor do que a do Bahrein e muito melhor do que eu esperava. Teve emoção até o fim. Mas grande parte disso só foi possível graças a contribuição da chuva. Espero que para as próximas corridas o nível de disputa seja mantido, com ou sem chuva.
Final
1°. Jenson Button (ING/McLaren), 58 voltas em 1h33min36s531
2°. Robert Kubica (POL/Renault), a 12s034
3°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 14s488
4°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 16s304
5°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 16s683
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 29s898
7°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 59s847
8°. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1min00s536
9°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1min07s319
10°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min09s391
11°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1min11s301
12°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), a 1min14s084
13°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 2 voltas
14°. Karun Chandhok (ING/Hispania), a 4 voltas
Não completaram
Timo Glock (ALE/Virgin), 41 voltas
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 26 voltas
Lucas di Grassi (BRA/Virgin), 25 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India), 12 voltas
Vitaly Petrov (RUS/Renault), 10 voltas
Bruno Senna (BRA/Hispania), 5 voltas
Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1 volta
Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1 volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 1 volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus), 0 voltas
Mundial de Pilotos
1º. Fernando Alonso 37 pontos
2º. Felipe Massa 33
3º. Jenson Button 31
4º. Lewis Hamilton 23
5º. Nico Rosberg 20
6º. Robert Kubica 18
7º. Sebastian Vettel 12
8º. Michael Schumacher 9
9º. Vitantonio Liuzzi 8
10º. Mark Webber 6
11º. Rubens Barrichello 5
12º. Jaime Alguersuari 0
13º. Heikki Kovalainen 0
14º. Adrian Sutil 0
15º. Pedro de la Rosa 0
16º. Nico Hulkenberg 0
17º. Sébastien Buemi 0
18º. Jarno Trulli 0
19º. Karun Chandhok 0
20º. Timo Glock 0
21º. Lucas di Grassi 0
22º. Kamui Kobayashi 0
23º. Vitaly Petrov 0
24º. Bruno Senna 0
Mundial de Construtores
1º. Ferrari 70 pontos
2º. McLaren 54
3º. Mercedes 29
4º. Red Bull 18
5º. Renault 18
6º. Force India 8
7º. Williams 5
8º. Toro Rosso 0
9º. Lótus 0
10º. Sauber 0
11º. Hispania 0
12º. Virgin 0
Logo na largada, Alonso saiu mal, foi tocado por Button, rodou e caiu pro fundão do grid. Levou Schumacher também, que teve sua asa dianteira avariada, tentando desviar de Alonso. Poucas curvas depois, um acidente forte entre Kobayashi, Buemi e Hulkenberg. E safety-car na pista, mantendo a tradição da prova australiana.
Como a chuva não foi forte, logo a pista criou um trilho seco e os pilotos foram para o pit, trocar os intermediários pelos secos. E foi aí que a história da corrida começou a mudar. Jenson Button, foi o primeiro a fazer a troca. Pareceu precipitado em um primeiro momento, mas foi a decisão acertada. Duas voltas depois de Button, uma verdadeira procissão nos boxes para as trocas. Enquanto isso, Button voava com pneus novos e ainda teve a vantagem de ter duas voltas a mais de pneus aquecidos. Ficou em segundo, atrás de Vettel. Foi aí que o inglês começou a conquistar sua primeira vitória pela McLaren.
Mas ainda faltava algo, difícil por sinal: superar Vettel.
O alemão tinha a corrida nas mãos, com um carro muito bom, totalmente equilibrado. Mas um probleminha no freio dianteiro o fez errar e o tirou da prova, abrindo caminho para o inglês vencer.
Uma vitória que melhora e muito a vida de Button na McLaren, na disputa interna contra Hamilton, sexto hoje. Contou com a sorte e teve muita competência para administrar o desgaste de pneus e seu desempenho. Mereceu demais a vitória, que o coloca na frente de Hamilton. Vale a pena ressaltar que ele ganha autonomia também, após arriscar trocar de pneus tão cedo. Isso será importante.
Por falar em Hamilton, o inglês foi o showman do dia. Largou em décimo primeiro, aproveitou as confusões da largada para subir para sétimo. E passou a disputar posição com todo mundo. Webber, Massa, Rosberg, Alonso e Kubica sofreram com o inglês, que só não conseguiu uma posição melhor por detalhes e por um toque de Webber, a duas voltas do fim.
A se destacar também, as corridas de Robert Kubica, segundo com uma Renault, Felipe Massa e Fernando Alonso, que veio lá de trás, com as Ferraris. Os três sofreram com o desgaste de pneus e com o ataque daqueles que estavam em melhores condições. Porém, conseguiram administrar bem e foram merecedores de suas posições. Foram os três melhores do dia.
Já nas novatas, Kovalainen manteve a Lótus entre as equipes que terminam corridas, mesmo se arrastando pela pista e muitas vezes atrapalhando os demais. E a Hispania também terminou, com Karun Chandhok. Bruno Senna ficou pelo caminho logo no início. Já a Virgin...
As decepções foram a Red Bull, com o problema de Vettel e com Webber, que foi muito mal hoje e Schumacher, apenas o décimo depois do toque na largada, que lhe custou pontos preciosos. O alemão passou boa parte da prova disputando posições com, pasmem, Jaime Alguersuari.
A corrida foi muito melhor do que a do Bahrein e muito melhor do que eu esperava. Teve emoção até o fim. Mas grande parte disso só foi possível graças a contribuição da chuva. Espero que para as próximas corridas o nível de disputa seja mantido, com ou sem chuva.
Final
1°. Jenson Button (ING/McLaren), 58 voltas em 1h33min36s531
2°. Robert Kubica (POL/Renault), a 12s034
3°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 14s488
4°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 16s304
5°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 16s683
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 29s898
7°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 59s847
8°. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1min00s536
9°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1min07s319
10°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min09s391
11°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1min11s301
12°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), a 1min14s084
13°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 2 voltas
14°. Karun Chandhok (ING/Hispania), a 4 voltas
Não completaram
Timo Glock (ALE/Virgin), 41 voltas
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 26 voltas
Lucas di Grassi (BRA/Virgin), 25 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India), 12 voltas
Vitaly Petrov (RUS/Renault), 10 voltas
Bruno Senna (BRA/Hispania), 5 voltas
Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1 volta
Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1 volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 1 volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus), 0 voltas
Mundial de Pilotos
1º. Fernando Alonso 37 pontos
2º. Felipe Massa 33
3º. Jenson Button 31
4º. Lewis Hamilton 23
5º. Nico Rosberg 20
6º. Robert Kubica 18
7º. Sebastian Vettel 12
8º. Michael Schumacher 9
9º. Vitantonio Liuzzi 8
10º. Mark Webber 6
11º. Rubens Barrichello 5
12º. Jaime Alguersuari 0
13º. Heikki Kovalainen 0
14º. Adrian Sutil 0
15º. Pedro de la Rosa 0
16º. Nico Hulkenberg 0
17º. Sébastien Buemi 0
18º. Jarno Trulli 0
19º. Karun Chandhok 0
20º. Timo Glock 0
21º. Lucas di Grassi 0
22º. Kamui Kobayashi 0
23º. Vitaly Petrov 0
24º. Bruno Senna 0
Mundial de Construtores
1º. Ferrari 70 pontos
2º. McLaren 54
3º. Mercedes 29
4º. Red Bull 18
5º. Renault 18
6º. Force India 8
7º. Williams 5
8º. Toro Rosso 0
9º. Lótus 0
10º. Sauber 0
11º. Hispania 0
12º. Virgin 0
Foto: Autosport.com
1 comentários:
Essa corrida já foi melhor do que a primeira. Creio que vai ser assim mesmo, a partir do momento que o campeonato for afunilando as disputas vão ser mais emocionantes!
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