Quem são os favoritos?

Fim da pré-temporada da F1, duas semanas para que os carros irem para a pista de verdade mesmo... época propicia para a pergunta do título desse post. E aí, quem são os favoritos? Perguntinha difícil de ser respondida.

Com o número reduzido de testes e com a nova regra do fim do reabastecimento durante as provas, as equipes preferiram se concentrar em acostumar equipamento e pilotos a nova regra e a testar a durabilidade de seus bólidos também. Isso sem contar o período de chuvas em Jerez que atrapalhou o desenvolvimento dos trabalhos.

Todos esses fatores não nos dão parâmetros suficientes para arriscar um palpite mais embasado, afinal, as condições variaram muito.

Andei olhando um infográfico feito pela equipe do UOL com alguns dados sobre os testes para tentar arriscar um prognóstico.

Na questão tempos mais rápidos, McLaren, Ferrari e Red Bull ficaram por três vezes cada, no topo de algum dia de treinos. Logo atrás, Williams e Mercedes ficaram duas vezes cada. Toro Rosso e Sauber, lideraram um dia cada.

Se pegarmos esses dados como base, veremos que McLaren, Ferrari e Red Bull são as favoritas, com vantagem para a última, que testou menos.

No entanto, se pegarmos como base a quantas vezes cada equipe ficou entre as três melhores durante os testes, a McLaren tem a vantagem. Em oito dias a equipe de Woking esteve no “pódio” dos ensaios. Sete vezes entra os três primeiros, aparecem a Ferrari e a surpresa Sauber. Red Bull, Mercedes e Williams ficaram cinco vezes cada. Toro Rosso quatro e Renault e Force Índia duas.

Porém, há pelo menos mais um quesito a ser avaliado, que é a quilometragem percorrida. E nisso, a vantagem é da Ferrari, que andou 7.349 km. Williams, Mercedes, Toro Rosso, McLaren, Renault, Sauber, Red Bull, Force Índia, Lótus e Virgin aparecem na sequência.

E para nos confundir ainda mais, alguns pilotos também fizeram alguns prognósticos. Jenson Button, por exemplo, afirma que sete equipes podem brigar pelo título.

"Acho que há mais de quatro equipes na frente".

"Você tem nós (McLaren), a Ferrari, a Mercedes e a Red Bull, mas Sauber e Force India também não estão muito atrás, assim como a Williams. Então será muito competitivo, o que é bom para assistir."

Temos também que levar em consideração a situação de algumas equipes. A Sauber, por exemplo, andou bastante entre os primeiros. Mas em que condições? É bom lembrar que o time ainda precisa de patrocínios. Isso também vale para Force Índia, Toro Rosso e até mesmo para a Williams.

Acredito que essas equipes estejam investindo mesmo na briga entre elas, no meio do grid, já que com a mudança da pontuação, fica mais fácil conseguir uma posição melhor na tabela de construtores, o que significa mais dinheiro.

Sendo bem pragmático, não creio que surpresas apareçam e a disputa pela taça deve ficar entre as quatro grandes: McLaren, Ferrari, Mercedes e Red Bull. Williams, Sauber, Renault, Toro Rosso e Force Índia, brigam no pelotão do meio, por alguns pontinhos. E as novatas vão ficar no fundão e olhe lá.

Fotos: Autosport.com
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