Panorama 2010 - Parte I

Falta só uma semana para que a F1 volte a acelerar pelo mundo. No próximo dia 12, os carros vão entrar no circuito de Sakir e começar aquela que pode ser a temporada mais equilibrada dos últimos anos. E aproveitando esse gancho, ouso fazer um pequeno preview, equipe por equipe, piloto por piloto, sobre o que pode acontecer durante o ano.

Esse preview será dividido em três partes, com quatro equipes e oito pilotos por dia.

Vamos lá.

Em minha opinião, uma das principais favoritas aos títulos de piloto e construtores é a McLaren. Na pré-temporada, foi a equipe que mais vezes esteve entre os três primeiros e uma das que mais liderou. Tem um projeto arrojado e dois bons pilotos, os últimos campeões mundiais. Além disso, tem tradição, bons profissionais e dinheiro para investir. Não deve fazer feio.

#1 – Jenson Button – Atual campeão mundial, o inglês tem a experiência, sua regularidade e o bom momento a seu favor. Acostumou-se a vencer no ano passado e não carrega mais aquele peso de ser uma promessa que não vingou. Já guiou também carros ruins, medianos e excelentes, o que pode ajudar no desenvolvimento de seu carro, uma vez que ele tem experiência com todo tipo de bólido. Porém, será pressionado naturalmente por guiar para uma equipe grande e por ser o homem a ser batido. Veremos se ele aguenta.

#2 – Lewis Hamilton – Em suas duas primeiras temporadas na F1, um título e um vice. Hamilton certamente é um dos melhores e mais talentosos do grid. Mas mostrou outra qualidade em 2009, além da velocidade e do talento: um pouco mais de maturidade. O inglês que só tinha pilotado carrões em seus dois primeiros anos, teve um bom desafio no ano passado: ajudar a desenvolver um carro mal nascido. E o trabalho foi satisfatório, com Hamilton salvando um quinto lugar no mundial, vencendo duas provas. Em 2010, terá um companheiro mais difícil de ser batido do que Heikki Kovalainen, com quem dividirá as atenções da equipe. Porém, em meu ponto de vista, Hamilton é superior a Button e deve levar vantagem.

Das equipes apontadas como favoritas em 2010, a Mercedes é talvez a mais emblemática. Terá Michael Schumacher em um dos carros, mas na pré-temporada não se destacou tanto. E isso traz a pergunta: a Mercedes não está tão bem ou está escondendo o jogo? Bem, com uma dobradinha Ross Brawn e Michael Schumacher, não dá pra duvidar de nada. A equipe tem a estrutura da Brawn GP, campeã do ano passado e isso já é um ponto positivo. Além disso, a Mercedes investe bastante em sua própria equipe, outro ponto a favor. Considerando tudo isso, não da pra falar que a Mercedes não é favorita, mesmo que os testes digam que ela está um pouquinho atrás das rivais.

#3 – Michael Schumacher – O alemão voltou! E voltou cheio de vontade, querendo mostrar serviço, com sede de vitória. Depois de três anos longe da F1, o vírus da velocidade infectou novamente o heptacampeão, o que é muito bom para a categoria. Mas nem tanto para ele. Apesar de não ter nada a provar a ninguém, Schumi pode virar motivo de piada, como o grande campeão que voltou e nada fez. Por outro lado, pode se consagrar como o ex-aposentado campeão, por que não? Michael não desaprendeu a guiar. Mas também não leva carro nenhum só no braço. Se não tiver um carro competitivo, pouco poderá fazer. Mas se tiver um carro bom, é candidatissimo à taça!

#4 – Nico Rosberg – Nico Rosberg era a aposta da Mercedes para 2010. Certamente, seria o teria como companheiro Nick Heidfeld. Mas um certo heptacampeão chegou e todas as atenções da equipe passaram para ele, mesmo com todos dizendo o contrário. E assim, Nico viu sua melhor chance na F1, até o momento, passar. Não passou totalmente, é verdade. Ainda há esperança. Mas é muito difícil bater o Schumi internamente. E na pista também. Nico terá uma missão ingrata esse ano. Se não conseguir bater Schumi, tudo bem, até porque ter um companheiro como Schumacher é difícil para qualquer um. Porém, é uma chance perdida. No entanto, se ele vencer a disputa, fará seu nome e alavancará a carreira.

A Red Bull investiu, investiu e investiu na F1. Mas só no ano passado achou o caminho para as vitórias. Pena ter encontrado pela frente uma Brawn GP, que fez um início de temporada arrasador. Contudo, a RBR incomodou bastante, ao ponto de Vettel lutar pelo título até o fim da temporada, conseguindo ainda um vice. Por falar em Vettel, bela aposta da equipe, pois o menino é talentoso. Sem falar em Webber, que deixou o título de “leão de treino” pra trás e passou a vencer corridas. Para 2010, a equipe manteve a dupla e Adrian Newey veio com outro projeto que é apontado por especialistas como o melhor da F1. A equipe dos energéticos é favoritíssima também.

#5 – Sebastian Vettel – “Esse menino é muito bom”. “Vettel tem um futuro brilhante pela frente”. “Um dia esse menino vai ser campeão mundial”. Todos nós temos ouvido esses e outros elogios à Sebastian Vettel. E não é pra menos. Em sua primeira corrida na F1, substituindo Robert Kubica na BMW, em 2007, Vettel marcou seu primeiro ponto, com um oitavo lugar em Indianapolis. Em sua primeira temporada completa, a bordo de um Toro Rosso, levou a pequena equipe a uma vitória antológica em Monza. E na sua temporada de estréia na Red Bull, levou o time a sua primeira vitória e ao vice campeonato de construtores. Ele também foi vice entre os pilotos. Em 2010, um ano mais experiente, Vettel vai dar trabalho. Tem talento, um carro bom, o apoio da equipe e um companheiro que não deve oferecer muito perigo. Será o principal piloto da Red Bull. E poderá ser o principal piloto do ano. Olho nele.

#6 – Mark Webber – Estreou em 2002 na F1 a bordo de uma Minardi. E logo em sua primeira corrida na categoria e em casa – Austrália -, conseguiu um quinto lugar. Foi o suficiente para que todos achassem que ali estreava um futuro campeão. Mas não foi bem assim. Webber nunca conseguiu se firmar na F1 e só andou por equipes médias depois da Minardi. E ganhou o apelido de “leão de treino”, pois só andava bem durante a classificação. Mas em 2009, tudo mudou. Venceu pela primeira vez, pontuou com freqüência e chegou a ser cotado na luta pelo título. Ficou bem atrás dos três primeiros, é verdade, mas deixou de ser um mero coadjuvante para se tornar um favorito. Em 2010, apesar de não se colocar entre os favoritos, Webber pode ter um papel fundamental. Ele não tem o talento de Vettel e deve perder a disputa. Mas para alguém que teve um bom ano, mesmo estando desacreditado, pode surpreender.

A Ferrari é sempre uma das principais favoritas ao título. E tendo a melhor dupla de pilotos do grid, com certeza vai brigar pelo topo. Após um péssimo 2009, com um carro ruim, o acidente de Felipe Massa, vexames com Badoer e Fisichella e só uma vitória de Raikkönen, os italianos projetam um 2010 melhor. E para isso já trouxeram Fernando Alonso e mantiveram Felipe Massa. O carro parece ser bom, rápido, confiável e recebeu muitos elogios dos pilotos.

#7 – Felipe Massa – Depois de ser campeão por 36 segundos no Brasil, Felipe Massa foi para a temporada 2009 da F1 querendo provar o gostinho de ser campeão da categoria. Mas o ano lhe pregou peças. Louco para vencer, Massa sofreu um duro golpe ao perceber que o F60 não era grande coisa. Penou durante a primeira metade do ano para conseguir alguns pontinhos. E quando ele e Kimi Raikkönen tinham achado o caminho, veio o grave acidente na Hungria, que o tirou da temporada. Coube ao finlandês conduzir o carro sozinho no restante do ano. Massa, impossibilitado de correr, focou-se na sua recuperação e está com cada vez mais vontade de voltar, como mostrou nos testes. Hoje, mais maduro, responsável e experiente, Felipe tentará mostrar ao mundo do que é capaz. Terá um companheiro duro de ser batido, mas ele não pode perder a oportunidade. Nesse ano, Felipe terá o peso de provar que pode ser campeão, pois na F1, as chances são escassas.

#8 – Fernando Alonso – Sem disputar o título desde 2007 e sem vencer desde 2008, Fernando Alonso parece estar no lugar certo para voltar ao topo. Mas engana-se quem acha que o espanhol terá vida fácil. Se em suas duas passagens pela Renault ele teve uma vida tranqüila, apesar do escândalo de 2008, ele pagou todos os seus pecados em 2007, enfrentado Hamilton na McLaren. A equipe de Woking, claramente, deu preferência ao jovem inglês. E Alonso perdeu um título que não perderia em seus tempos de Renault, onde era a estrela. Porém, existe aquele ditado que diz que “algumas derrotas ensinam mais do que vitórias”. E o asturiano deve estar seguindo-o a risca. Alonso chega em uma equipe tradicional e que já está entrosada com o outro piloto e que também é seu rival direto na briga pelo título. Não vai tentar exigir que lhe dêem mais atenção. Terá sim é que conquistar seu espaço, sem causar atritos. E se conseguir isso, tem grandes chances de conquistar o título. Dentro da pista, ele é o melhor do grid. Se o relacionamento com a equipe fluir bem, é o grande favorito em 2010.

Fotos: Autosport.com
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