Alguém conhece o senhor Hirohide Hamashima? Não? Pois é, eu também não fazia a minima ideia de quem atendia por essa alcunha. Porém, hoje ele deu uma informação de alta relevância para o mundial de F1 deste ano.
Hirohide Hamashima é o diretor esportivo da Bridgestone, única fornecedora de pneus da categoria. E segundo ele, a Sauber é a equipe que possui o melhor desempenho em relação ao desgaste de pneus entre as equipes.
Hamashima disse que a empresa comparou o desgaste entre as quatro equipes de ponta (Ferrari, McLaren, Red Bull e Mercedes) e percebeu que o desempenho desses times é semelhante. Contudo, quando comparadas com a Sauber, as quatro grandes apresentaram um desempenho menos consitente nesse quesito.
E o que isso significa?
A principio, analisando apenas os fatores pneus e desempenho na pré-temporada, podemos dizer que a Sauber pode ser a grande surpresa nesse início. Segundo o próprio Hamashima, a equipe pode optar por um set de pneus, digamos, mais "agressivo" para o Q3. Com pneus mais macios, a possibilidade de se classificar melhor é muito maior. E no caso da Sauber, isso aconteceria com um consumo menor, o que dá certa vantagem na corrida, já que eles terão, em tese, pneus bons para um certo período na pista. Assim se perde menos tempo.
No entanto, isso só será possível se a Sauber demonstrar durante o ano que o carro é bom, correspondendo as expectativas da pré-temporada, quando andou bem, pois não adiantará de nada ter um carro que consome pouco pneu mas que não acompanhe o ritmo dos rivais.
Outro ponto importante é que essa tática não funcionará em todas as pistas, já que cada uma possui sua peculiaridade e desgasta os pneus de forma diferente.
Na teoria, esse é um ponto a favor da equipe de Peter Sauber e que se for bem utilizado e executado poderá trazer ótimos resultados à equipe. Nessa temporada os pneus poderão ser decisivos e sbaer usá-los poderá definir vencedores e perdedores.
Foto: Autosport.com
Hirohide Hamashima é o diretor esportivo da Bridgestone, única fornecedora de pneus da categoria. E segundo ele, a Sauber é a equipe que possui o melhor desempenho em relação ao desgaste de pneus entre as equipes.
Hamashima disse que a empresa comparou o desgaste entre as quatro equipes de ponta (Ferrari, McLaren, Red Bull e Mercedes) e percebeu que o desempenho desses times é semelhante. Contudo, quando comparadas com a Sauber, as quatro grandes apresentaram um desempenho menos consitente nesse quesito.
E o que isso significa?
A principio, analisando apenas os fatores pneus e desempenho na pré-temporada, podemos dizer que a Sauber pode ser a grande surpresa nesse início. Segundo o próprio Hamashima, a equipe pode optar por um set de pneus, digamos, mais "agressivo" para o Q3. Com pneus mais macios, a possibilidade de se classificar melhor é muito maior. E no caso da Sauber, isso aconteceria com um consumo menor, o que dá certa vantagem na corrida, já que eles terão, em tese, pneus bons para um certo período na pista. Assim se perde menos tempo.
No entanto, isso só será possível se a Sauber demonstrar durante o ano que o carro é bom, correspondendo as expectativas da pré-temporada, quando andou bem, pois não adiantará de nada ter um carro que consome pouco pneu mas que não acompanhe o ritmo dos rivais.
Outro ponto importante é que essa tática não funcionará em todas as pistas, já que cada uma possui sua peculiaridade e desgasta os pneus de forma diferente.
Na teoria, esse é um ponto a favor da equipe de Peter Sauber e que se for bem utilizado e executado poderá trazer ótimos resultados à equipe. Nessa temporada os pneus poderão ser decisivos e sbaer usá-los poderá definir vencedores e perdedores.
Foto: Autosport.com
0 comentários:
Postar um comentário