E na segunda-feira...

E não é que tivemos corrida hoje, minha gente. A prova da Indy em saint Petersburg, que foi transferida por causa das fortes chuvas, aconteceu hoje. E pra completar o fim de semana perfeito, Will Power levou, aproveitando-se de uma boa estratégia, nas bandeiras amarelas.

A prova desse ano não foi chata como a do ano passado. Muitas ultrapagens e alguns acidentes marcaram a corrida. Destaque para Justin Wilson, segundo, e que tirou a possibilidade da Penske de fazer uma trinca, já que Ryan Briscoe foi terceiro e Hélio Castroneves o quarto. Aliás, os três pilotos da equipe venceram as três últimas edições da etapa - Hélio em 2008, Briscoe em 2009 e Power hoje -.

Além de Castroneves, Raphael Matos, Tony Kanaan, Mario Romancini e Vitor Meira completram a prova em oitavo, décimo, décimo terceiro e décimo quinto, respectivamente.

Passando para a F1, alguns pitacos do pós GP da Austrália.

Primeiro sobre acidentes e incidentes. O primeiro entre Button, Alonso e Schumacher, visivelmente foi pior pro alemão. Teve de trocar o bico e perdeu toda a estabilidade do carro. Marcou pontos por sorte. Não vi culpa de ninguém. Alonso foi espremido, espremiu Button, mas se deu mal e rodou. Conseguiu se recuperar.

Já no acidente entre Kobayashi, Hulkenberg e Buemi, também não vi culpa de ninguém. O japonês perdeu a asa (ainda não sei como) e virou passageiro do carro, acertando os outros dois. Acidentes de corrida.

Já entre Webber e Hamilton, dois acidentes. E nos dois acho que Webber foi o culpado. No primeiro, Hamilton, apesar de não ter a preferência da curva, já estava na frente. Webber não poderia ter deixado o carro espalhar tanto. No segundo, foi imprudente, quando o inglês disputava a posição com Alonso. Poderia ter prejudicado o espanhol também. E teve a orelha puxada, com razão.

Continuando a falar do Hamilton, ele disparou contra a McLaren, dizendo que a equipe errou em sua estratégia. O time respondeu, dizendo que era a decisão a ser tomada no momento. E na discussão entre as duas partes, fico com a Mclaren. Da maneira que estava andando, o inglês não conseguiria manter os pneus por muito tempo e poderia prejudicar sua corrida. E a decisão tem de ser tomada na hora. É muito fácil falar depois da corrida.

Sobre esse assunto, ainda vejo outro lado. Hamilton reclamou porque Button venceu e vai ganhando espaço na McLaren, o que é péssimo para ele. Se ele tivesse chegado em segundo, com essa estratégia, falaria menos, porque a distância seria menor. Está com medo de perder o posto de queridinho.

Sobre o Vettel, a Red Bull não vê motivo para pânico. Mas dois problemas em duas corridas que ele venceria com facilidade não é pouca coisa e poderá fazer a diferença no final.

Quem deve ligar o sinal de alerta também é a Ferrari. Massa e Alonso vão para o terceiro motor. Em três corridas. E o limite sem punição é de oito. Restando ainda dezessete provas, os italianos tem de tomar cuidado para não extrapolarem e sairem prejudicados.

Pra finalizar o assunto F1, no início da corrida aconteceu um belo lance. Michael Schumacher tentou ultrapassar Lucas di Grassi que lhe aplicou um belo X. Pena que não deve estar no Youtube, já que o tio Bernie manda tirar. Mas valeu a pena ver. Que fase do alemão.

Ainda no fim de semana, prova de abertura da STock, com vitória de Max Wilson, seguido por Atila Abreu e Nonô Figueiredo.

Prova típica da Stock, com toques, ultrapassagens e acidentes, o mais forte, com Ricardo Zonta, no final da reta oposta. Teve até uma roda voadora que saiu do carro de Allam Khodair. E transmissão típica da Globo, que cortou do início da corrida para o Esporte Espetacular e só voltou no fim.

Lamentável.

Pra terminar, confirmaram a prova do dia 6 de junho em Ribeirão Preto, utilizando a estrutura que estava sendo montada para a Indy.
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