Na Indy, terminaram os dois primeiros treinos livres. Na ponta dos dois ensaios, Scott Dixon. O neozelândes foi o mais rápido do dia marcando seu melhor tempo na parte da manhã. Dixon foi seguido por Ryan Briscoe e Tony Kanaan nos dois treinos e nessa ordem.
Mas o destaque do dia até agora, não ficou por conta dos tempos e sim pelas reclamações dos pilotos em relação a pista, principalmente sobre a reta principal no sambódromo. A reclamação principal é a falta de grip. Um dos mais chateados, Tony Kanaan reclamou bastante.
“O pior trecho é o Sambódromo. Está muito escorregadio. Nenhum piloto conseguiu acelerar tudo na reta. Eles passam um material para deixar o piso brilhante no Carnaval, mas tem várias maneiras de deixar o piso mais abrasivo".
Houveram muitas escapadas em plena reta e percebesse que os carros derrapam muito na região. A aceleração plena do carro não passa de 50% no local, para que não haja riscos de acidentes.
Já os organizadores admitem mudar a pista para os próximos anos. Já para a corrida, mudanças poderão ser feitas também. Existe a possibilidade da largada, por exemplo, ser realizada na pista da marginal, onde há mais aderência.
Outro fator complicador é uma possível chuva. Se cair água, a reta do sambódromo ficará intransitável.
Espero que haja um bom senso. Largar no sambódromo aumenta e muito o risco de acidentes. E acidentes envolvendo muitos pilotos. Sobre ondulações, acredito que não são motivos de preocupação. Ha pistas nos EUA muito mais onduladas. Nesse quesito, a pista de São Paulo é uma das melhores, pelo menos para quem está vendo.
Voltando aos treinos, os pilotos procuraram andar bastante para conhecer o traçado e buscar o melhor acerto. O período da manhã foi mais produtivo. Durante a tarde, a pista estava muito mais quente, ocasionando um desgaste maior de pneus. Sem contar as interrupções do treino por bandeiras amarelas.
Ganassi, Penske e Andretti Autosport realmente são as mais fortes e favoritas. Porém, com a pista nas atuais condições, não adianta ter só um carro rápido e bem acertado. É necessária uma condução mais cuidadosa. A pista não é larga, não tem muitas áreas de escape, é ondulada e tem pouca aderência. Isso aumenta os riscos de acidentes.
Acredito que essas três equipes deverão dominar as primeiras posições, mas todo cuidado é pouco. Um erro durante a qualificação pode estragar a corrida.
Daqui a menos de uma hora começará a classificação. Estarei de volta mais tarde.
Primeiro treino livre
1°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), 1min31s7707
2°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 0s2024
3°. Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 0s2046
4°. Will Power (AUS/Penske), a 0s5302
5°. Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 0s8739
6°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 1s0236
7°. Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon), a 1s0830
8°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 1s1695
9°. Alex Tagliani (CAN/Fazzt), a 1s3816
10°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 1s5880
11°. Ernesto Viso (VEN/KV), a 1s6291
12°. Simona de Silvestro (SUI/HVM), a 1s7050
13°. Marco Andretti (EUA/Andretti), a 1s7101
14°. Mario Moraes (BRA/KV), a 1s7874
15°. Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), a 1s8978
16°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 1s9263,
17°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), a 2s0750
18°. Alex Lloyd (ING/Dale Coyne) a 2s2200
19°. Takuma Sato (JAP/KV), a 2s2420
20°. Dan Wheldon (ING/Panther), a 2s7072
21°. Mário Romancini (BRA/Conquest), a 2s8871
22°. Danica Patrick (EUA/Andretti), a 3s0088
23°. Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), a 5s6593
24°. Milka Duno (VEN/Dale Coyne), a 11s6848
Segundo treino livre
1°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), 1min32s7369
2°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 0s5372
3°. Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 0s6018
4°. Will Power (AUS/Penske), a 1s0677
5°. Alex Tagliani (CAN/Fazzt), a 1s3329
6°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 1s5970
7°. Marco Andretti (EUA/Andretti), a 2s1525
8°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 2s2154
9°. Mario Moraes (BRA/KV), a 2s3332
10°. Ernesto Viso (VEN/KV), a 2s3333
11°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), a 2s4195
12°. Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon), a 2s5580
13°. Simona de Silvestro (SUI/HVM), a 2s6913
14°. Danica Patrick (EUA/Andretti), a 3s0027
15°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 3s0128
16°. Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), a 3s2609
17°. Dan Wheldon (ING/Panther), a 3s3371
18°. Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 3s5963
19°. Takuma Sato (JAP/KV), a 4s0608
20°. Alex Lloyd (ING/Dale Coyne), a 4s2434
21°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 4s2475
22°. Mário Romancini (BRA/Conquest), a 7s5476
23°. Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), a 8s1351
24°. Milka Duno (VEN/Dale Coyne), a 11s468
Mas o destaque do dia até agora, não ficou por conta dos tempos e sim pelas reclamações dos pilotos em relação a pista, principalmente sobre a reta principal no sambódromo. A reclamação principal é a falta de grip. Um dos mais chateados, Tony Kanaan reclamou bastante.
“O pior trecho é o Sambódromo. Está muito escorregadio. Nenhum piloto conseguiu acelerar tudo na reta. Eles passam um material para deixar o piso brilhante no Carnaval, mas tem várias maneiras de deixar o piso mais abrasivo".
Houveram muitas escapadas em plena reta e percebesse que os carros derrapam muito na região. A aceleração plena do carro não passa de 50% no local, para que não haja riscos de acidentes.
Já os organizadores admitem mudar a pista para os próximos anos. Já para a corrida, mudanças poderão ser feitas também. Existe a possibilidade da largada, por exemplo, ser realizada na pista da marginal, onde há mais aderência.
Outro fator complicador é uma possível chuva. Se cair água, a reta do sambódromo ficará intransitável.
Espero que haja um bom senso. Largar no sambódromo aumenta e muito o risco de acidentes. E acidentes envolvendo muitos pilotos. Sobre ondulações, acredito que não são motivos de preocupação. Ha pistas nos EUA muito mais onduladas. Nesse quesito, a pista de São Paulo é uma das melhores, pelo menos para quem está vendo.
Voltando aos treinos, os pilotos procuraram andar bastante para conhecer o traçado e buscar o melhor acerto. O período da manhã foi mais produtivo. Durante a tarde, a pista estava muito mais quente, ocasionando um desgaste maior de pneus. Sem contar as interrupções do treino por bandeiras amarelas.
Ganassi, Penske e Andretti Autosport realmente são as mais fortes e favoritas. Porém, com a pista nas atuais condições, não adianta ter só um carro rápido e bem acertado. É necessária uma condução mais cuidadosa. A pista não é larga, não tem muitas áreas de escape, é ondulada e tem pouca aderência. Isso aumenta os riscos de acidentes.
Acredito que essas três equipes deverão dominar as primeiras posições, mas todo cuidado é pouco. Um erro durante a qualificação pode estragar a corrida.
Daqui a menos de uma hora começará a classificação. Estarei de volta mais tarde.
Primeiro treino livre
1°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), 1min31s7707
2°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 0s2024
3°. Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 0s2046
4°. Will Power (AUS/Penske), a 0s5302
5°. Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 0s8739
6°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 1s0236
7°. Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon), a 1s0830
8°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 1s1695
9°. Alex Tagliani (CAN/Fazzt), a 1s3816
10°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 1s5880
11°. Ernesto Viso (VEN/KV), a 1s6291
12°. Simona de Silvestro (SUI/HVM), a 1s7050
13°. Marco Andretti (EUA/Andretti), a 1s7101
14°. Mario Moraes (BRA/KV), a 1s7874
15°. Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), a 1s8978
16°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 1s9263,
17°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), a 2s0750
18°. Alex Lloyd (ING/Dale Coyne) a 2s2200
19°. Takuma Sato (JAP/KV), a 2s2420
20°. Dan Wheldon (ING/Panther), a 2s7072
21°. Mário Romancini (BRA/Conquest), a 2s8871
22°. Danica Patrick (EUA/Andretti), a 3s0088
23°. Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), a 5s6593
24°. Milka Duno (VEN/Dale Coyne), a 11s6848
Segundo treino livre
1°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), 1min32s7369
2°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 0s5372
3°. Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 0s6018
4°. Will Power (AUS/Penske), a 1s0677
5°. Alex Tagliani (CAN/Fazzt), a 1s3329
6°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 1s5970
7°. Marco Andretti (EUA/Andretti), a 2s1525
8°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 2s2154
9°. Mario Moraes (BRA/KV), a 2s3332
10°. Ernesto Viso (VEN/KV), a 2s3333
11°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), a 2s4195
12°. Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon), a 2s5580
13°. Simona de Silvestro (SUI/HVM), a 2s6913
14°. Danica Patrick (EUA/Andretti), a 3s0027
15°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 3s0128
16°. Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), a 3s2609
17°. Dan Wheldon (ING/Panther), a 3s3371
18°. Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 3s5963
19°. Takuma Sato (JAP/KV), a 4s0608
20°. Alex Lloyd (ING/Dale Coyne), a 4s2434
21°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 4s2475
22°. Mário Romancini (BRA/Conquest), a 7s5476
23°. Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), a 8s1351
24°. Milka Duno (VEN/Dale Coyne), a 11s468
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