A volta do sonho americano

Eis que surge novamente o tio Bernie e sua vontade louca de levar de volta a F1 para os EUA em 2012. Mas se vocês estão pensando em uma volta a Indianápolis, ou às ruas de Detroit, ou mesmo uma prova em Laguna Seca ou Elkhart Lake, na minha opinião, dois belos circuitos que poderiam tranquilamente a categoria, estão enganados.

O tio Bernie quer dar andamento a um projeto que não sai de sua cabeça há um certo tempo: uma corrida urbana, pelas ruas de New York.

Vou confessar que de ter um GP com os arranhacéis de Manhattan no cenário e os carros rasgando pelas ruas da Big Apple, seria muito legal mesmo, assim como a ideia da corrida em Roma, com o Coliseu ao fundo e que entrará no calendário em 2013, ou uma etapa na França, com a Torre Eiffel a vista, como já foi cogitado por Ecclestone. Porém, existem dois graves problemas quanto a isso.

O primeiro é que ainda não caiu a ficha do tio Bernie em relação a circuitos urbanos. Todos são muito bonitos, as provas são bem organizadas, mas falta aquilo que todo torcedor gosta: emoção. Corridas em pistas como essas parecem mais longas procissões do que corridas de carros. Podem ter um charme, um glamour, mas não são provas como as que vemos em Monza, Spa, Suzuka, Interlagos, Silverstone, Nurburgring, Hockenheim e outros circuitos de verdade.

Talvez a ficha dele até tenha caído, mas enquanto continuar pensando com o bolso, esses circuitos chatos continuarão a povoar o calendário, infelizmente. Isso sem falar que essa proposta vai totalmente em desencontro com outro objetivo dele, o de tornar a F1 mais popular. E não dá para fazer isso oferencendo corridas monótonas.

O outro problema é o fato do povo norte-americano não dar a minima para a F1, como todo mundo sabe. E apesar do tio Bernie tentar e tentar mudar esse quadro, isso não deve acontecer em um curto espaço de tempo, como ele almeja.

Apesar de todo charme que uma prova em New York possa ter, pra mim é uma bobagem tremenda desperdiçar um espaço no calendário com mais um circuito de rua e com mis uma prova monótona. Não é disso o que a F1 precisa.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: