Terra de Pedrosa...

Pole position, atual campeão e vencedor desta etapa nos últimos três anos. Tudo indicava que uma nova vitória de Jorge Lorenzo se aproximava no circuito do Estoril em Portugal. Mas não hoje. Não contra a Honda de seu grande rival, Dani Pedrosa. E não foi por falta de tentativa do líder do campeonato.

Largando na pole, Lorenzo soube se manter à frente dos adversários. E de quebra, teve sorte, pois logo na quinta curva da pista, Marco Simoncelli, que era talvez o seu rival mais perigoso para essa corrida, chicoteou e foi arremessado de sua moto, abandonando a corrida. O italiano, que é um bom piloto, muito promissor, como já disse aqui, era o terceiro colocado, tendo perdido a posição exatamente para Pedrosa.

Abrirei aqui um parenteses para falar de Simoncelli. Precisa colocar logo a cabeça no lugar. Já são duas provas seguidas com quedas. E o pior é que nas duas ele tinha tudo para, pelo menos chegar no pódio. Alguém tem de avisá-lo que as corridas não são decididas logo no início. Ser agressivo é bom, mas ser inteligente é melhor.

Voltando À prova, Lorenzo em primeiro, Pedrosa em segundo. Foi assim da primeira curva até a vigésima terceira volta. A diferença entre os dois nunca foi maior do que meio segundo. Onde estava Lorenzo, lá estava Pedrosa, em sua cola, sem lhe dar o menor descanso. Parecia que Lorenzo tinha tudo sob controle. No melhor ponto para se tentar uma ultrapassagem, o final da longa reta dos boxes, Pedrosa não arriscava. Iniciava a frenagem muito antes de Lorenzo, e esse mantinha a ponta.

Dani avisou que não estava 100% fisicamente, que ainda sofria os efeitos das cirurgias pelas quais passou. Talvez isso lhe impedisse de tentar atacar seu rival com mais agressividade.

Enquanto isso, outras corridas paralelas aconteciam. Casey Stoner, por exemplo, vinha tranquilo e calmo na terceira posição. Não conseguia se aproximar da luta pela ponta e não era ameaçado de perder seu lugar no pódio. Um pouco mais atrás, Valentino Rossi repetia Lorenzo. Segurava a Honda de Andrea Dovizioso. Sua corrida agressiva durou apenas uma volta quando ele pulou de nono para quarto. A partir disso, ficou a mercê dos ataques do compatriota.

Um pouco mais atrás, Ben Spies tentava se recuperar. Mas não conseguia permanecer na pista. Hora ou outra estava ele, passeando pela área de escape. Até um momento em que ele resolveu cair na brita e abandonar. Por falar em abandono, só na primeira volta, além de Simoncelli, ficaram pelo caminho Hector Barberá e Karel Abraham. Disputas? Poucas.

Voltando à ponta, Lorenzo, aparentemente tinha tudo sob controle, e rumava a sua quarta vitória seguida no Estoril. Rumava. Pois faltando cinco voltas para o fim, Pedrosa se decidiu. Esqueceu qualquer coisa e partiu para cima do adversário. Justo no ponto onde não conseguiu ultrapassar Lorenzo nos 22 giros anteriores. No fim da reta, um espanhol agressivo ultrapassava o outro, pego de surpresa. Lorenzo tentou o troco. Nada feito. E Pedrosa abriu. Não foi incomodado mais pelo rival e venceu. Quebrou a hegemonia do piloto da Yamaha na pista portuguesa. Voltou a vencer na categoria. E esquentou a briga pela liderança do campeonato.

E a emoção não acabou por ai. Na briga entre Rossi e Dovizioso, melhor para o piloto da Honda, que ultrapassou o Doutor em cima da linha de chegada, e comemorou muito a quarta posição.

A MotoGP volta daqui a duas semanas, no circuito de Le Mans, na França.

Resultado da etapa de Estoril:

1º. Dani Pedrosa (ESP/Honda), 28 voltas em 1min38s519
2º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), a 3s051
3º. Casey Stoner (AUS/Honda), a 7s658
4º. Andrea Dovizioso (ITA/Honda), a 16s530
5º. Valentino Rossi (ITA/Ducati), a 16s555
6º. Colin Edwars (EUA/Tech 3 Yamaha), a 32s575
7º. Hiroshi Ayoama (JAP/Gresini Honda), a 38s749
8º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha), a 40s912
9º. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 54s887
10º. Randy de Puniet (FRA/Pramac Ducati), a 59s697
11º. Toni Elias (ESP/LCR Honda), a 1min00s374
12º. Lóris Capirossi (ITA/Pramac Ducati), a 1min01s793
13º. Alvaro Bautista (ESP/Suzuki), a 1min24s370

Não completaram

Ben Spies (EUA/Yamaha)
Karel Abraham (TCH/Cardion Ducati)
Marco Simoncelli (ITA/Gresini Honda)
Hector Barbera (ESP/Aspar Ducati)

Foto: MotoGP.com
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1 comentários:

Fabiano disse...

Na boa, não se se tenho pena do Simoncelli ou se tenho raiva dele. Segunda prova seguida que ele faz uma besteira desse tamanho. Pelamorde...

fabianoaqueiroz.net