Treinos livres em Mônaco

Vettel no primeiro e Alonso no segundo. Sinal de que a Red Bull encontrou concorrentes, pelo menos para esse GP? Acho que não. Sinal de que a reestruturação pela qual a Ferrari passa está dando novos rumos à equipe? Tampouco. Então, o que se pode tirar desses dois treinos livres em Monte Carlo? Muito pouco.

Mônaco é um GP atípico, por conta de sua pista. Só em Cingapura, teremos condições parecidas com a de Monte Carlo em termos de pista. Por isso, essa é uma prova onde alguém pode surpreender. E surpresa nesse ano é Vettel não estar em primeiro. O alemão foi o mais rápido no primeiro treino livre. No segundo, ficou com a quinta posição, atrás de Ferrari, McLaren e Mercedes. E dando mais voltas que todo mundo, já pensando na corrida.

Não há como dizer que as coisas se igualaram em Mônaco, apesar de haver um maior equilibrio. No principado, o braço do piloto conta muito. Mas o melhor equipamento faz a diferença ainda e a Red Bull é o melhor carro e segue na frente. Se tudo ocorrer bem, a Red Bull larga na frente outra vez.

Por falar em braço, Alonso fez o melhor tempo do dia. Melhor piloto do grid, na minha opinião, com seu talento ele conseguiu suprir a falta de um bom carro para ser o mais rápido. Como disse, o braço conta muito nessas horas e o espanhol tem de sobra. Se irá bem na classificação, isso já é outra história. Mas mostrou que está em forma e pode incomodar.

Assim como McLaren e Mercedes também podem. Acredito que Lewis Hamilton, Jenson Button e Nico Rosberg também estarão em uma possível briga pela pole. Apesar da Red Bull estar muito a frente das rivais em termos de classificação, uma lambida no guard rail ou um carro que atrapalhe Vettel e Webber pode dar a chance de alguém quebrar a sequencia de poles do time austriaco.

E o jeito mais fácil de se vencer a Red Bull em Mônaco, é largando na frente deles. Até por isso, devemos ver os pilotos arriscando um pouco mais no Q3 ao invés de tentarem economizar um jogo de pneus para a corrida. Aí pode estar a chave para a vitória.

No resto, a briga no pelotão intermediário será intensa. As equipes dali, pelo menos para essa corrida, se nivelaram bastante. Deverão se misturar bastante entre a sétima e a décima oitava posições. Entre os brasileiros, Massa, apesar de errar bastante, conseguiu bons quarto e sexto lugares. Já Barrichello conseguiu dois décimo terceiros lugares, um atrás e outro a frente de Maldonado. Segue dura a vida dele na Williams.

Treino Livre I

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min16s619 ( 25 )
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s113 ( 24 )
3º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s520 ( 20 )
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s697 ( 24 )
5º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s731 ( 23 )
6º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s915 ( 24 )
7º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 1s908 ( 30 )
8º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1s959 ( 24 )
9º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 2s114 ( 16 )
10º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 2s186 ( 14 )
11º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 2s309 ( 19 )
12º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 2s615 ( 24 )
13º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2s776 ( 24 )
14º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 2s844 ( 25 )
15º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 3s149 ( 25 )
16º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 3s173 ( 26 )
17º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 3s464 ( 23 )
18º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 4s497 ( 27 )
19º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 4s929 ( 32 )
20º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 5s139 ( 31 )
21º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 5s196 ( 17 )
22º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 6s221 ( 13 )
23º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 7s266 ( 3 )
24º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), sem tempo ( 0 )

Treino Livre II

1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min15s123 (42)
2º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s105 (33)
3º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s198 (44)
4º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s325 (38)
5º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s544 (46)
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s658 (45)
7º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s233 (33)
8º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 1s519 (42)
9º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1s978 (46 )
10º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 2s003 (38)
11º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 2s214 (35)
12º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s418 (47)
13º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2s447 (39)
14º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 2s458 (32)
15º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 2s510 (49)
16º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s583 (37)
17º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 2s666 (43)
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 3s143 (50)
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 3s367 (39)
20º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 3s930 (15)
21º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 4s062 (40)
22º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 4s215 (35)
23º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 6s943 (33)
24º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), sem tempo (0)

Foto: Autosport.com
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