Vettel, Vettel, Vettel, Vettel e... Webber! Enfim, alguém terminou com o dominio do alemãozinho nas classificações. Após dominar a sexta-feira, liderando os dois treinos livres, Mark Webber mostrou que superou aquele mau início de campeonato. Talvez, um pouco tarde demais em relação a uma briga pelo título com Vettel, mas ainda a tempo de mostrar que a Red Bull é, de longe, o melhor carro.
Esse fim de semana na Espanha prova isso. Em todos os treinos livres, um carro da Red Bull foi o mais rápido, sendo que no último deles, Vettel deu apenas uma volta para marcar o melhor tempo. Chega a ser humilhante para as rivais tal dominio.
No Q3, que é o que vale mesmo, Webber foi o único a baixar para a casa de 1min20, colocando praticamente um segundo em Hamilton, o terceiro. Em velocidade pura, não há como superar os taurinos.
Pode ser que, em ritmo de corrida, essa diferença caia, devido a estratégias e outros fatores. Mas a Red Bull segue soberana. Briga com ela mesma. Aliás, foi bem sensata a ordem da equipe para que, depois da primeira tentativa, seus pilotos não voltassem à pista para disputarem entre eles o melhor tempo. Economizaram jogos de pneus e evitaram um novo conflito de egos.
Por falar em economia de pneus, essa história de matar o Q3 para economizar jogos para a corrida está cada vez mais chata. A classificação, como já disse Jarno Trulli, perdeu importância.
Voltando aos tempos, na segunda fila teremos Hamilton e Alonso. O inglês é o piloto que hoje, com o equipamento que tem, mais consegue se aproximar da Red Bull. O espanhol, correndo em casa, achou um quarto lugar no braço. Button, abre a terceira fila e terá a seu lado Vitaly Petrov. A Renault Lotus incomoda muito as grandes. Rosberg é o sétimo e terá a seu lado Felipe Massa.
Na nona posição aparece, para mim, a grande surpresa do dia. Pastor Maldonado conseguiu levar a Williams ao seu primeiro Q3 no ano e larga em nono, dez posições a frente de seu companheiro, Rubens Barrichello que arriscou no Q1, só andando de pneus duros, e ficou por lá mesmo. Schumacher fecha o top 10.
Já a grande decepção para mim neste treino foi a Sauber. Esperava ver, pelo menos um de seus carros entre os 10. E até acho que conseguiriam com Kobayashi, mas ao que parece, ele foi atrapalhado em sua última volta e a abortou. Outra surpresa foi Heikki Kovalainen ir ao Q2. Disse ontem que a melhora na Lotus era visível e que poderiam alcançar um Q2 nesse ano. E conseguiram, apesar desse ser totalmente circunstancial, apesar de ele ter ficado a frente das duas Force India. Rubinho não arriscou andar de pneus moles e Heidfeld, novamente com problemas, nem entrou na pista. Sobre Heidfeld, um parenteses. Vai ser azarado assim lá na casa do chapéu.
Marussia Virgin e Hispania seguem lentas no fundão.
Amanhã a tendencia é de que a Red Bull siga dominando. E de que Webber vença, como no ano passado e como nos últimos dez anos. Nesse período, quem largou na pole não deixou a vitória escapar. Fiquemos de olho também se teremos muitas ultrapassagens, coisa incomum nessa pista.
Esse fim de semana na Espanha prova isso. Em todos os treinos livres, um carro da Red Bull foi o mais rápido, sendo que no último deles, Vettel deu apenas uma volta para marcar o melhor tempo. Chega a ser humilhante para as rivais tal dominio.
No Q3, que é o que vale mesmo, Webber foi o único a baixar para a casa de 1min20, colocando praticamente um segundo em Hamilton, o terceiro. Em velocidade pura, não há como superar os taurinos.
Pode ser que, em ritmo de corrida, essa diferença caia, devido a estratégias e outros fatores. Mas a Red Bull segue soberana. Briga com ela mesma. Aliás, foi bem sensata a ordem da equipe para que, depois da primeira tentativa, seus pilotos não voltassem à pista para disputarem entre eles o melhor tempo. Economizaram jogos de pneus e evitaram um novo conflito de egos.
Por falar em economia de pneus, essa história de matar o Q3 para economizar jogos para a corrida está cada vez mais chata. A classificação, como já disse Jarno Trulli, perdeu importância.
Voltando aos tempos, na segunda fila teremos Hamilton e Alonso. O inglês é o piloto que hoje, com o equipamento que tem, mais consegue se aproximar da Red Bull. O espanhol, correndo em casa, achou um quarto lugar no braço. Button, abre a terceira fila e terá a seu lado Vitaly Petrov. A Renault Lotus incomoda muito as grandes. Rosberg é o sétimo e terá a seu lado Felipe Massa.
Na nona posição aparece, para mim, a grande surpresa do dia. Pastor Maldonado conseguiu levar a Williams ao seu primeiro Q3 no ano e larga em nono, dez posições a frente de seu companheiro, Rubens Barrichello que arriscou no Q1, só andando de pneus duros, e ficou por lá mesmo. Schumacher fecha o top 10.
Já a grande decepção para mim neste treino foi a Sauber. Esperava ver, pelo menos um de seus carros entre os 10. E até acho que conseguiriam com Kobayashi, mas ao que parece, ele foi atrapalhado em sua última volta e a abortou. Outra surpresa foi Heikki Kovalainen ir ao Q2. Disse ontem que a melhora na Lotus era visível e que poderiam alcançar um Q2 nesse ano. E conseguiram, apesar desse ser totalmente circunstancial, apesar de ele ter ficado a frente das duas Force India. Rubinho não arriscou andar de pneus moles e Heidfeld, novamente com problemas, nem entrou na pista. Sobre Heidfeld, um parenteses. Vai ser azarado assim lá na casa do chapéu.
Marussia Virgin e Hispania seguem lentas no fundão.
Amanhã a tendencia é de que a Red Bull siga dominando. E de que Webber vença, como no ano passado e como nos últimos dez anos. Nesse período, quem largou na pole não deixou a vitória escapar. Fiquemos de olho também se teremos muitas ultrapassagens, coisa incomum nessa pista.
Grid de largada do GP da Espanha:
1º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min20s981
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min21s181
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min21s961
4º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min21s964
5º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min21s996
6º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), 1min22s471
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min22s599
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min22s888
9º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), 1min22s952
10º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), sem tempo
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min21s181
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min21s961
4º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min21s964
5º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min21s996
6º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), 1min22s471
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min22s599
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min22s888
9º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), 1min22s952
10º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), sem tempo
11º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min23s231
12º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min23s367
13º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min23s694
14º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min23s702
15º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), 1min25s403
16º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min26s126
17º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min26s571
12º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min23s367
13º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min23s694
14º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min23s702
15º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), 1min25s403
16º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min26s126
17º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min26s571
18º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), 1min26s521
19º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min26s910
20º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), 1min27s315
21º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), 1min27s809
22º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), 1min27s908
23º. Jérôme D’Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), 1min28s556
24º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), sem tempo
Foto: Autosport.com
19º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min26s910
20º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), 1min27s315
21º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), 1min27s809
22º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), 1min27s908
23º. Jérôme D’Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), 1min28s556
24º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), sem tempo
Foto: Autosport.com
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