O azarado Pedrosa...

Dani Pedrosa é um piloto de bastante talento, um dos melhores da MotoGP, não há dúvidas. Contudo, o espanhol tem, na mesma proporção que talento, muito azar. Domingo passado, em Le Mans, tivemos uma prova disso.

Pedrosa era o segundo colocado na quarta etapa do mundial quando começou a ser atacado por Marco Simoncelli. O italiano o ultrapassou, mas na reta seguinte, Dani deu o troco, fazendo uso de uma moto mais potente que a do rival. A ultrapassagem ainda não havia sido consumada, mas Pedrosa tinha a preferência da curva. Entretanto, Simoncelli mergulhou de forma impulsiva para rever o segundo posto. E conseguiu. Porém, o piloto da Gresini, ao ultrapassar, tocou na roda da frente da Honda de Pedrosa, que perdeu o equilibrio, caiu e abandonou.

Deixar a corrida após uma disputa como essa já seria um grande azar mesmo, até porque Pedrosa foi prejudicado pela impetuosidade e irresponsabilidade de Simoncelli e perderia pontos preciosos na briga pela liderança do mundial. Porém, o pior veio depois.

No acidente, o espanhol caiu de mau jeito e fraturou a clavícula direita e teve de passar por uma cirurgia para a colocação de uma placa de titânio no local. O grande problema é que Pedrosa tem, nos últimos tempos, sofrido diversos acidentes, dos mais variados tipos. E esses acidentes têm lhe tirado qualquer chance de lutar por vitórias e pelo título. Não vou lembrar todos os casos, mas destaco dois.

Em 2009, nos testes de pré temporada, Pedrosa caiu e precisou passar por uma cirurgia para colocar uma placa de titânio no pulso e fazer um enxerto de pele no joelho esquerdo. Isso fez com que ele, além de perder os testes restantes, iniciasse a temporada sem estar 100% fisicamente, o que fez diferença em seu desempenho. No final do ano, duas vitórias e um terceiro lugar no mundial.

Já no ano passado, Jorge Lorenzo era o líder disparado do mundial, porém, Pedrosa vinha, na segunda metade da temporada, diminuindo a desvantagem que tinha. No Japão, durante a classificação ele caiu, sozinho. E o resultado foi uma fratura na clavívula esquerda. Pedrosa perdeu, não só a prova, como as duas corridas seguintes e a chance de incomodar Lorenzo.



O pior de tudo é que, esse acidente no Japão, ainda deixou sequelas só reparadas nesse ano, com o espanhol passando por uma nova cirurgia recentemente, para a descompressão da artéria subclavicular, afetada pela placa de titânio colocada em sua clavícula. Isso fazia com que ele, com o tempo, perdesse força no braço esquerdo, dificultando sua pilotagem.

A queda do último domingo deixa em dúvida a participação de Dani na próxima etapa, em Barcelona. Ele terá pouco tempo para se recuperar e, se correr, deverá fazê-lo sentindo muitas dores e incômodo. Ou seja, será difícil brigar por um resultado expressivo.

Esse novo acidente pode indicar mais um ano perdido para o espanhol. Se ele perder provas ou não correr 100% bem fisicamente, perderá pontos preciosos e será difícil descontá-los depois. Uma pena, pois em forma, Pedrosa é um concorrente duro de ser batido e poderia ser considerado um dos favoritos ao título desse ano. Agora, virou uma incógnita. Coisas da MotoGP.

Foto: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: