E na segunda-feira...

Começando o post com a Indy, que já tem grid definido para as 500 milhas de Indianapolis. E para surpresa de muitos, nem Penske e nem Ganassi na primeira posição. O direito de sair na pole da prova mais tradicional do automobilismo, em seu centésimo aniversário, e ainda abocanhando um prêmio de US$ 300 mil ficou com Alex Tagliani, da Sam Schmidt.

O canadense andou muito bem durante todos os treinos. Até por isso não pode ser considerado uma surpresa. Porém, em uma categoria que vem sendo dominada por duas equipes nos últimos anos, era de se esperar que um dos sete carros desses dois times estivesse na ponta. O que aumenta ainda mais o feito de Tagliani.

A Sam Schmidt tem seu orçamento modesto e não pode ser considerada uma das potencias da Indy. Mas tem feito um trabalho bem interessante neste ano. Tanto que em quatro provas, Tagliani somou pontos para ser o sétimo na tabela geral. Além do canadense, o outro carro da equipe abre a segunda fila, com Townsend Bell em quarto. Isso porque o americano não corria na Indy há tempos. É uma boa para dar uma renovada ali na frente. E prova de que em Indianapolis, a coisa é diferente, com os 33 carros com chances de vitória.

Por falar em equipes como Ganassi e Penske, entre os dez prmeiros, só três carros pertencem a esses dois times. Scott Dixon sai em segundo. Will Power é o quinto. E Dario Franchitti, atual vencedor da etapa é o nono. Ainda entre os dez, mais algumas 'surpresas', com carros da Newmann Haas (que não chega a ser surpresa), Panther, Bryan Herta com Curb/Agajanian, Fisher e KV. Um top 10 bem misturado.

Por outro lado, uma das equipes mais tradicionais causou espanto. A Andretti Autosport, que foi com cinco carros para os testes classificou apenas três, sendo dois no 'Bump Day', na bacia das almas. Ryan Hunter Reay e Mike Conway verão o GP desse ano pela TV.

Entre os brasileiros, Vitor Meira é o mais bem posicionado em décimo primeiro. Helio Castroneves é o décimo sexto. Bruno Junqueira o décimo nono. Tony Kanaan o vigésimo terceiro. E Bia Figueiredo foi a última a conseguir vaga, na trigésima terceira posição. Já Raphael Matos, fará companhia a Hunter Reay e Conway, assistindo pela TV.

Destaque para um grid que terá também quatro mulheres. Além de Bia, Simona de Silvestro, que conseguiu se recuperar após um grave acidente durante os treinos, Danica Patrick e Pippa Mann vão para a corrida. A suiça é a melhor, em vigésimo quarto lugar. Danica sai na vigésima sexta posição e Pippa logo a frente de Bia.

Passando agora para a Europa, um pouquinho de GP2, que teve sua segunda etapa neste fim de semana em Barcelona. Vitória na primeira corrida para Charles Pic, que comandou a dobradinha da Addax, seguido de Gierdo van der Garde. sam Bird completou o pódio. Luiz Razia abandonou após acidente. Na segunda bateria, Fabio Leimer ficou com a primeira posição, seguido de Dani Clos e Marcus Eriksson. Razia, novamente, ficou pelo caminho.

Na F1, como disse na semana passada, creio que o campeonato já acabou. Em cinco provas são quatro vitórias, um segundo lugar e 118 pontos para Vettel. Significa 41 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado Lewis Hamilton. Para Webber, seu companheiro, cara que tem o mesmo carro que ele, a diferença é de 51 pontos. Algo inconcebivel, que mostra a total dominancia do alemão, que nada de braçada. O campeonato vai acabar bem antes da última prova.

Segundo colocado ontem, Hamilton ficou feliz com o resultado. Afinal, foi um grande resultado mesmo, tendo visto a superioridade da Red Bull. Vejo no inglês o único piloto hoje, tirando Webber, capaz de superar o atual campeão do mundo, esporadicamente. A McLaren é o time mais próximo da RBR e em corrida chega a e incomodar. Mas não tem condições de brigar pelo título.

Na Ferrari, as coisas não vão nada bem. Alonso, mesmo tentando descontar a deficiencia do F150th no braço, não tem vida fácil. Tanto que tem como parametro hoje apenas Felipe Massa. Não há como se comparar a outros pilotos e equipes. Já o brasileiro foi muito mal outra vez e já foi superado por uma Mercedes e por uma Renault na classificação.

No próximo domingo, a corrida é em Mônaco. E a FIA pode não permitir o uso da Asa Traseira Móvel. Pelas caracteristicas de pista, a sua não utilização não vai influir em nada.

PS. Quero deixar registrado um parabéns ao Rubens Barrichello, que completa 39 anos hoje.
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