Um forte acidente com o mexicano Sergio Perez paralisou o Q3, quando faltavam 2:26 minutos para seu fim. No momento, Vettel cravava 1min13s566, melhor volta do fim de semana e melhor marca do que a pole de Webber no ano passado. O alemão marcava ali a sua quinta pole em seis corridas, trazendo de volta para a Red Bull o dominio dos treinos que havia ficado nas mãos de Fernando Alonso nesse fim de semana.
Apesar de terem tentado de tudo, ninguém conseguiu superar a Red Bull de Vettel em ritmo de classificação, ainda que a diferença tenha caído. Porém, a RBR segue imbativel. E Vettel caminha a passos largos para garantir o título com muita antecipação.
Na classificação de hoje, vimos que, pelo menos, McLaren e Ferrari chegaram mais próximas. A diferença deve cair ainda mais na corrida. Button, por exemplo, larga em segundo, entre Vettel e Webber. Alonso é o quarto e Massa o sexto. Entre os dois a Mercedes de Schumacher.
Hamilton sai em sétimo, ao lado de Rosberg. Aliás, os dois não têm muitos motivos para comemorar. O inglês foi o grande prejudicado do Q3, com a batida de Perez. Ele optou por apenas uma tentativa. E no momento em que abriria uma volta rápida, o treino foi interrompido. Ficou com pouco tempo e foi atrapalhado na única tentativa. Já Rosberg prenunciou o acidente do mexicano. No treino livre da manhã, ele escapou no mesmo ponto, a saída do túnel, e foi bater lá embaixo, na chicane. Sorte que sua batida não teve consequencias tão graves quanto a do piloto da Sauber. Porém, teve a parte dianteira de seu carro destruída. A Mercedes trabalhou bem e ele ainda chegou ao Q3. Fez muito. Mas, não fosse o acidente, poderia fazer mais.
Ja era esperado que entre os dez mais rápidos estivessem Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes. As últimas duas vagas ficariam, em tese, com a Renault Lótus. Porém, essa foi a grande decepção dos treinos. Petrov ficou em décimo primeiro lugar e Heidfeld apenas em décimo sexto. Não lembrou em nada o bom desempenho das últimas provas.
Aliás, uma coisa sobre a equipe, ontem foi definido que a Lótus de Tony Fernandez ficou como detentora do nome Team Lótus. Já a Renault, que é do grupo Genii, poderá também usar o nome Lótus, mas sem o Team.
Com isso, dois estreantes ficaram com as últimas vagas. Perez e Maldonao, esse pela segunda vez seguida. Seus companheiros, Kobayashi e Rubinho, ficaram em décimo terceiro e décimo segundo, respectivamente. Além deles, Buemi, e as Force India de Sutil e di Resta também ficaram no Q2.
Lá atrás, Alguersuari foi o limado da vez, junto das pequenas. Um fato curioso foi a Hispania não treinar. O que aconteceu com Kobayashi e Heidfeld nos dois últimos GPs, abriu um precedente. Os comissários deixaram ambos largarem, mesmo com eles não se enquadrando na regra dos 107%. Com isso, temendo ficarem de fora da corrida por conta do tempo, os carros espanhois não foram para a pista. E deverão estar no grid amanhã. Acharam um jeito de burlar a regra.
Para a corrida, é fundamental largar ou pular na frente. E com isso, a disputa na primeira curva pode ser decisiva. E trazer muita confusão também. Isso porque Alonso deve vir forte e Hamilton babando, pois ambos têm bons carros. Sem ninguém na frente, Vettel e Button podem também decidirem ali, quem vence. Sem falar nas estratégias. Esse deve ser outro ponto crucial, já que ultrapassar nas ruas do principado é muito difícil.
Sobre Sergio Perez, as informações que chegam são acalmadoras. O mexicano parece ter desmaiado no cockpit. Porém, ao ser retirado, estava consciente e falava. Só reclamava de dores na perna. Não correrá amanhã, certamente. Ainda bem que nada de mais grave ocorreu.
Grid de largada - GP de Mônaco:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min13s556
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s441
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s463
4º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s927
5º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s126
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s321
7º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1s724
8º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 2s210
9º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 2s972
10º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), sem tempo
11º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), 1min15s815
12º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min15s826
13º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min15s973
14º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min16s118
15º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min16s121
16º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), 1min16s214
17º. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min16s300
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), 1min17s343
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), 1min17s381
20º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min17s820
21º. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1min17s914
22º. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), 1min18s736
23º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), sem tempo
24º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), sem tempo
Fotos: Autosport.com
Apesar de terem tentado de tudo, ninguém conseguiu superar a Red Bull de Vettel em ritmo de classificação, ainda que a diferença tenha caído. Porém, a RBR segue imbativel. E Vettel caminha a passos largos para garantir o título com muita antecipação.
Na classificação de hoje, vimos que, pelo menos, McLaren e Ferrari chegaram mais próximas. A diferença deve cair ainda mais na corrida. Button, por exemplo, larga em segundo, entre Vettel e Webber. Alonso é o quarto e Massa o sexto. Entre os dois a Mercedes de Schumacher.
Hamilton sai em sétimo, ao lado de Rosberg. Aliás, os dois não têm muitos motivos para comemorar. O inglês foi o grande prejudicado do Q3, com a batida de Perez. Ele optou por apenas uma tentativa. E no momento em que abriria uma volta rápida, o treino foi interrompido. Ficou com pouco tempo e foi atrapalhado na única tentativa. Já Rosberg prenunciou o acidente do mexicano. No treino livre da manhã, ele escapou no mesmo ponto, a saída do túnel, e foi bater lá embaixo, na chicane. Sorte que sua batida não teve consequencias tão graves quanto a do piloto da Sauber. Porém, teve a parte dianteira de seu carro destruída. A Mercedes trabalhou bem e ele ainda chegou ao Q3. Fez muito. Mas, não fosse o acidente, poderia fazer mais.
Ja era esperado que entre os dez mais rápidos estivessem Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes. As últimas duas vagas ficariam, em tese, com a Renault Lótus. Porém, essa foi a grande decepção dos treinos. Petrov ficou em décimo primeiro lugar e Heidfeld apenas em décimo sexto. Não lembrou em nada o bom desempenho das últimas provas.
Aliás, uma coisa sobre a equipe, ontem foi definido que a Lótus de Tony Fernandez ficou como detentora do nome Team Lótus. Já a Renault, que é do grupo Genii, poderá também usar o nome Lótus, mas sem o Team.
Com isso, dois estreantes ficaram com as últimas vagas. Perez e Maldonao, esse pela segunda vez seguida. Seus companheiros, Kobayashi e Rubinho, ficaram em décimo terceiro e décimo segundo, respectivamente. Além deles, Buemi, e as Force India de Sutil e di Resta também ficaram no Q2.
Lá atrás, Alguersuari foi o limado da vez, junto das pequenas. Um fato curioso foi a Hispania não treinar. O que aconteceu com Kobayashi e Heidfeld nos dois últimos GPs, abriu um precedente. Os comissários deixaram ambos largarem, mesmo com eles não se enquadrando na regra dos 107%. Com isso, temendo ficarem de fora da corrida por conta do tempo, os carros espanhois não foram para a pista. E deverão estar no grid amanhã. Acharam um jeito de burlar a regra.
Para a corrida, é fundamental largar ou pular na frente. E com isso, a disputa na primeira curva pode ser decisiva. E trazer muita confusão também. Isso porque Alonso deve vir forte e Hamilton babando, pois ambos têm bons carros. Sem ninguém na frente, Vettel e Button podem também decidirem ali, quem vence. Sem falar nas estratégias. Esse deve ser outro ponto crucial, já que ultrapassar nas ruas do principado é muito difícil.
Sobre Sergio Perez, as informações que chegam são acalmadoras. O mexicano parece ter desmaiado no cockpit. Porém, ao ser retirado, estava consciente e falava. Só reclamava de dores na perna. Não correrá amanhã, certamente. Ainda bem que nada de mais grave ocorreu.
Grid de largada - GP de Mônaco:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min13s556
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s441
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s463
4º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s927
5º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s126
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s321
7º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1s724
8º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 2s210
9º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 2s972
10º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), sem tempo
11º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), 1min15s815
12º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min15s826
13º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min15s973
14º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min16s118
15º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min16s121
16º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), 1min16s214
17º. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min16s300
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), 1min17s343
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), 1min17s381
20º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min17s820
21º. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1min17s914
22º. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), 1min18s736
23º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), sem tempo
24º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), sem tempo
Fotos: Autosport.com
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