E na segunda-feira...

Como fiquei com muita preguiça de sair da minha cama neste domingo de frio em São Paulo, lá vai um resuminho do fim de semana automobilístico.

F1


A fácil vitória de Sebastian Vettel no chato GP da Coréia do Sul deu ao alemão a liderança do mundial e ampliou seu favoritismo. Agora, com seis pontos de vantagem para Fernando Alonso, terceiro em Yeongam, e com o melhor carro do grid nas mãos, só uma reviravolta muito grande tira o tricampeonato de Vettel. Tudo isso aos 25 anos de idade.

O atual bicampeão da F1 teve muita tranquilidade neste domingo, apesar de alguns problemas relatados pela equipe a ele durante a prova. Mas nada que o impedisse de comemorar a quarta vitória no ano, sendo esta a terceira seguida. Passou a ser o piloto com mais vitórias na temporada. Aliás, ele ainda deixou o mito Juan Manuel Fangio para trás nesta estatística, e se igualou a outras duas lendas: Jim Clark e Niki Lauda. E deverá deixar esses para trás também.
Vettel e Red Bull cresceram no momento exato e se aproveitam da fragilidade de seus rivais. A McLaren, que teria um carro inclusive melhor do que o da RBR, vive um momento esquisito. Voltando bem das férias e dominando as primeiras provas após esse período, os ingleses tiveram problemas de confiabilidade com o carro e ainda viram seu principal piloto na disputa, Lewis Hamilton, anunciar que deixa o time a caminho da Mercedes em 2013. Isso acabou deixando o clima pesado dentro da equipe prateada. Hoje, eles se veem longe da disputa.

Já a Ferrari não conseguiu evoluir e dar a Fernando Alonso um carro competitivo o suficiente para que ele se mantivesse na disputa pelo título. E olha que o espanhol fez milagres com esse carro na primeira metade do ano. Uma pena, pois Alonso, que anda reclamando bastante deste fato, pilotou de forma soberba em 2012. Sem sombra de duvidas era o maior merecedor do título. Porém, como nem sempre os merecedores vencem, ganha quem for competente. E a Red Bull é muito mais competente do que seus rivais.

Felipe Massa fez outra boa corrida neste fim de semana. Ganhou elogios da Ferrari. E deve ganhar também um contrato novo, nesta terça-feira, também conhecida como amanhã. E ele tem feito por onde para ganhar esse reconhecimento. Em Yeongam, foi mais rápido do que Fernando Alonso em boa parte da corrida. Claro que não pôde atacar o companheiro, que briga pelo título. Mas marcou presença, mostrou que estava ali. Nem parecia aquele piloto dos últimos dois anos e meio, abatido, sem confiança. Confiança... está aí uma palavra que parece ter voltado ao vocabulário do brasileiro...
A iminente renovação de contrato de Felipe é boa e ruim ao mesmo tempo. Amanhã falarei mais sobre isso, mas adianto aqui que deverá ser a última chance de Massa mostrar serviço na categoria, mostrar que ainda é um piloto que pode andar na frente. Até porque dizem os rumores que Vettel deverá ir para Maranelo em 2014...

Aliás, a boataria tem rolado solta nos últimos dias em relação ao mercado de pilotos. Além de Red Bull, que manterá sua dupla, assim como Ferrari, Lotus e Toro Rosso, e das confirmações de Perez na McLaren, ao lado de Button, e de Hamilton na Mercedes, ao lado de Rosberg, dizem que outros times acertaram suas duplas. A Sauber por exemplo, teria Nico Hulkenberg e Esteban Gutierrez, deixando assim o Mito Kamui Kobayashi, que grosjeanou nesse fim de semana tirando Jenson Button e Nico Rosberg da prova em uma só tacada, a pé. Já a Williams manteria Pastor Maldonado e promoveria Valteri Bottas. Senna sobrinho ficaria desempregado então. A Force India, que deve ser vendida, continuaria com Paul di Resta e assinaria com Jaime Alguersuari. Caterham, Marussia e Hispania como sempre precisando de dinheiro, definiriam seus pilotos depois. Vamos ver se as previsões serão acertadas.

O clima na McLaren me chamou muita atenção. Lewis Hamilton foi, explicitamente, jogado para escanteio dentro do time. Até aquela animação da McLaren, o 'Tooned' não teve a participação dele. Uma pena para ele, que largou em terceiro, teve uma série de problemas, e terminou em décimo, com um tapete sintético pendurado em seu carro. Esse não vê a hora de 2013 chegar...

BREAKING NEWS: Romain Grosjean não acertou ninguém na primeira volta. Pastor Maldonado não bateu durante a corrida. E nenhum dos dois foi punido. É, o fim se aproxima...

MotoGP


Em Motegi, Dani Pedrosa, segundo no grid, venceu mais uma. Contudo, é Jorge Lorenzo quem segue comemorando. Segundo na etapa japonesa da MotoGP, o espanhol segue rumo ao título desta temporada, apenas administrando a dianteira. E como ele tem administrado bem. Lorenzo é um reloginho. Quando não venceu nesse ano, foi segundo. Deixou de completar apenas uma corrida, o GP da Holanda, quando foi abalroado por Alvaro Bautista na largada. Tem sido merecedor da taça. E faltando apenas três provas para o fim, só uma catástrofe lhe tira o bicampeonato.

Já Dani Pedrosa vem fazendo sua parte, ou seja, vencendo. O que não será suficiente para lhe dar o título. Além de ganhar, o espanhol da Honda tem de torcer para que seu rival passe pelo menos uma corrida sem pontuar, ou que pontue o mínimo possível. Complicado, mas ele tem de acreditar.
Alvaro Bautista foi o terceiro. Seu segundo pódio na categoria. E completou um feito, até então inédito na MotoGP. Um pódio totalmente espanhol.

Em sua volta após o acidente que teve em Indianapolis, Casey Stoner foi o quinto no GP do Japão. Um ótimo resultado em se tratando da contusão que ele teve. O esforço do australiano, que correrá suas últimas três provas na categoria é admirável.

Na Moto 2, Marc Marquéz provou que é um monstro. Segundo no grid, o espanhol que estará na MotoGP pela Honda em 2013, deixou a moto morrer e caiu para as últimas posições. Problema para ele? Nenhum. Marquéz escalou o pelotão, passando um a um (às vezes até mais de um) seus adversários até assumir a ponta e vencer a prova. Uma apresentação fantástica, sublime e inesquecível. Quem viu tem de guardar esse momento. O espanhol está com o título praticamente garantido na categoria e é muito acima da média. Realmente estou curioso para ver o que ele pode fazer na categoria rainha na próxima temporada. Pol Espargaró, outro ótimo piloto dessa nova safra, foi o segundo, seguido por Esteve Rabat. Eric Granado foi o 28º.

Na Moto 3, vitória de Danny Kent, com Maverick Viñales em segundo e Luis Salom em terceiro. E com Sandro Cortese em sexto. O alemão vai caminhando para o título também de maneira sólida.

Ainda sobre a MotoGP, algumas curtinhas. Antes da corrida no Japão, Alvaro Bautista já havia renovado com a Gresini para 2013. O espanhol tem evoluído bem na categoria, prova disso são suas últimas apresentações e os pódios conquistados. Acho que foi uma escolha acertada. A Aspar também renovou os contratos de Randy de Puniet e Aleix Espargaró. A Honda ameaçou deixar a categoria, descontente com a possibilidade da Dorna obrigar os times a usarem um sistema de ignição e injeção eletrônica padronizado, visando o corte de custos. Vem aí mais uma novela. Motegi renovou seu contrato com a categoria. Fica por mais cinco anos. 

Por fim, em 2013 os treinos de classificação da MotoGP sofrerão mudanças. A partir da próxima temporada, o treino de uma hora no sábado será dividido em dois. Na primeira meia hora, os tempos não valerão para a disputa, o que tornará a pratica em uma espécie de quarto treino livre. Já a segunda parte será dividida em duas partes - Q1 e Q2 - semelhante ao que é feito na F1. A novidade é que os treinos livres de sexta e de sábado também contarão para a classificação. Dessa forma, os dez mais rápidos no combinado de tempos dos treinos livres entram direto no Q2. O restante participa do Q1, decidindo as posições do 13º para trás. Os dois melhores do Q1 ainda terão a oportunidade de participar do Q2, que terá 12 pilotos, em busca da pole. 

F-Truck


Na F-Truck Leandro Totti venceu em Guaporé, com Régis Boéssio em segundo e Felipe Giaffone em terceiro, e se aproximou ainda mais do título brasileiro da categoria. Porém, esse assunto ficou em segundo plano graças ao gravíssimo acidente sofrido por Diumar Bueno no sábado. O piloto da Volvo vinha pela reta quando ficou sem freio. Diumar ainda jogou o caminhão para a grama, na tentativa de perder velocidade, mas atravessou a pista e bateu, a 190kmp/h no muro, destruindo-o e indo cair próximo a uma avenida que dá acesso a pista. As imagens são fortes.

Mesmo com a gravidade do acidente, o piloto permaneceu consciente o tempo todo e teve lesões nas pernas, onde precisou de cirurgia, no braço e no nariz. Menos mal...

Pelo menos esse acidente serviu para mostrar a segurança dos caminhões da Truck. E que medidas para reforçar isso sempre devem ser estudadas e adotadas.

Stock Car


Rubens Barrichello terá hoje seu primeiro contato com um carro da categoria em Curitiba, palco daquela que deverá ser a estreia dele na Stock. E ele está animado. Como já disse, a Stock vai se tornando uma porta interessante para ele seguir correndo, assim que abandonar os monopostos. Vamos ver como será sua  adaptação.

Fotos: GPUpdate.net e MotoGP.com
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