The Phillip "Stoner" Island

Ele ganhou o nome de uma das curvas do circuito. Faz sua última apresentação diante de seus fãs. Está correndo ainda no sacrifício, para aproveitar seus últimos momentos na MotoGP. E ainda dominou os treinos livres desta sexta-feira. É, falo de Casey Stoner, que mostrou não estar para brincadeira nesse fim de semana, o penúltimo da temporada da Motovelocidade.

O domínio do piloto da Honda na pista que agora tem a curva 3 batizada de "Curva Casey Stoner" - a homenagem foi feita ontem - não vem de hoje e é impressionante. Desde 2007, ano de seu primeiro título mundial com a Ducati e sua segunda temporada na categoria rainha, o australiano venceu todas as provas disputadas naquele que pode ser chamado de seu quintal de casa. E somente em 2007 ele não marcou a pole position. Algo raro de se ver.

O ritmo apresentado por Stoner nesta sexta-feira foi alucinante. Como disse Jorge Lorenzo "ele está muito rápido, está em outro nível nesta pista". Na primeira sessão, foram nada menos do que 0s905 de vantagem sobre Jorge Lorenzo, o segundo, e 1s179 sobre Dani Pedrosa, seu companheiro, que terminou em terceiro. Na segunda sessão, Pedrosa e Lorenzo inverteram as posições. Mas seguiram muito longe do australiano. O  piloto da Honda teve uma desvantagem de 0s885 enquanto o líder do campeonato ficou 1s006 atrás. Um abismo de distância.
Casey Stoner demonstra, com esse desempenho de alto nível, que ele quer, pelo menos, se despedir da MotoGP com uma vitória em casa, diante de seus fãs. E não não deverá esforços para isso. Talento, vontade e equipamento para isso ele já provou que tem. Somente uma mudança muito drástica poderia diminuir seu favoritismo neste sábado e no domingo. Se tudo correr normalmente, acredito em pole e vitória fácil do atual campeão. Mas fiquemos atentos aos possíveis fatores externos...

Briga pelo título


Com Stoner aparentemente inalcançável no momento, restará a Dani Pedrosa e a Jorge Lorenzo brigarem para definir a ordem das outras posições no pódio. E isso pode definir o campeonato, uma vez que a vantagem de Lorenzo para Pedrosa é de 23 pontos. Dessa forma, bastaria ao piloto da Yamaha chegar logo à frente do rival para garantir o caneco.

Já Pedrosa precisaria não apenas vencer, para conseguir o maior número possível de pontos, mas também da ajuda de Casey Stoner, se colocando a frente de Jorge Lorenzo. Assim, nove pontos seriam subtraídos da diferença entre os dois, colocando mais pressão em Lorenzo para a etapa final. E aí entrariam as ordens de equipe, nesta situação, completamente compreensível, afinal apenas um piloto do time luta pelo título. Não seria estranho ver Stoner servindo escudeiro para Pedrosa, caso houvesse tal ordem.
Contudo, teria a Honda a coragem de pedir a um piloto campeão mundial e que vai se aposentar ao fim da temporada para se sujeitar a esse papel, ainda mais com este piloto correndo diante de sua torcida e tendo boas chances de conquistar seu último triunfo no mundial? Até agora, tanto Pedrosa quanto Stoner rechaçaram que haverá qualquer tipo de ordem neste sentido. Também não acredito que vejamos algo do tipo. Porém, nunca se sabe, né...

Moto 2 e Moto 3


Pela Moto 3, com o título decidido em favor de Sandro Cortese, nada de muito relevante. O próprio Cortese liderou o primeiro treino livre, mas foi superado pelo compatriota Jonas Folger na segunda sessão. Já na Moto 2, Pol Espargaró foi o mais rápido nas duas sessões, em que Marc Marquez não foi muito feliz. Na primeira, com problemas, não treinou. Na segunda, a chuva atrapalhou. Nada que desespere o espanhol quanto a conquista do título, no entanto. Eric Granado foi o 30º na primeira sessão e 32º na segunda.

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: