E na segunda-feira...

Resuminho chegando. (Preciso de um notebook pra voltar a postar com frequência nos fins e semana...).

MotoGP


Não consegui ficar acordado madrugada adentro para acompanhar a MotoGP por completo em Sepang. Vi apenas a primeira categoria, a Moto 3, única a sair da Malásia já com seu campeão definido. O alemão Sandro Cortese, depois de uma batalha espetacular nas últimas voltas com o compatriota Jonas Folger e com o piloto local e pole position Zulfahmi Khairuddin, venceu e confirmou o já esperado título mundial. Depois de os três pilotos andarem juntos por boa parte da prova, destacando-se a briga entre Khairuddin e Folger, Cortese partiu pra cima e deixou o conterrâneo para trás. No último giro, tomou do malaio a primeira posição, sendo superado na reta oposta. Mas alguns metros depois, na última curva, aproveitou e retomou a liderança, partindo para vencer por 0s028. E como comemorou o alemão. Comemoração também para Khairuddin, que após uma prova impecável foi muito aplaudido pelos malaios que foram lhe prestigiar.

Vi até aí. Ou melhor, até a tempestade que caiu sob o circuito de Sepang, pouco antes do pódio da Moto 3.  Dormi e só levantei perto das 12h, ainda confuso pelo horário de verão. Mas lendo o noticiário, vi que na Moto 2, Alex de Angelis venceu uma prova encurtada pela chuva, enquanto que Marc Marquez abandonou, após uma queda, e Pol Espargaró foi apenas o 11º. Ou seja, pouco mudou no campeonato e Marquez deverá comemorar o título em Phillip Island.
Pela MotoGP, a chuva também impediu que a prova fosse completada. Mas não impediu mais uma vitória de Dani Pedrosa, que segue em sua busca frenética pelo título. Essa foi a terceira vitória seguida do piloto da Honda, e a sexta no ano, igualando a marca de Jorge Lorenzo. E por falar no líder do mundial, esse não dá mole. Terminou em segundo e segue com uma vantagem ainda confortável de 23 pontos. Porém, acabou sua margem de erro terminou. A partir de agora, terá de fazer em Pedrosa uma marcação ainda mais cerrada. Ótimo pro campeonato. Casey Stoner completou o pódio.

Uma coisa me chamou muita atenção. O bom Maverick Viñales simplesmente virou as costas e foi embora do restante da temporada, deixando sua equipe, a Blusens Avintia, na mão. O jovem piloto disse que não correria as últimas três etapas com a equipe, com quem tem contrato até 2014, quando deveria subir para a Moto 2 junto deles, pois sentiu que seu time não fez tudo o possível para que ele conquistasse o título desse ano. Viñales até disse que correria as últimas três provas, caso a Blusens Avintia o liberasse de seu contrato, o que foi negado. Por isso, abandonou o barco. Além da equipe, o piloto também disse que seu agente Ricard Jové, não trabalharia mais com ele, já que supostamente não teria lhe apresentados propostas que teriam aparecido. Jové é chefe da Blusens Avintia também. Situação muito esquisita essa.

WRC


Um rali muito esquisito. Essa é a melhor definição para o Rali da Sardenha nesse fim de semana. Tão esquisito que culminou com a primeira vitória de Mikko Hirvonen pela Citroen, seguido por Evgeny Novikov e Ott Tanak. E os ditos 'medalhões', onde ficaram? Bem, Sebastien Loeb logo na SS3 bateu e teve uma roda avariada. E alguém aí acha que o francês, com título garantido e já aposentado para 2013 se preocupou? Que nada. Deixou o rali e foi dar um rolê de moto, como disse Paulo Nobre. 
Também na SS3, Thierry Neuville se acidentou. Um acidente um pouco mais sério, que fez com que o belga queimasse as mãos. Porém, nada grave. Logo depois, na SS4, foi a vez de Jari-Matti (ou seria Jari-Batti) Latvala bater e também comprometer qualquer chance de vitória. Tudo isso na sexta-feira, segundo dia de disputas. Pensam que acabou por aí. Nada. Petter Solberg também sofreu um acidente, na SS7, e perdeu toda e qualquer chance de voltar a vencer na categoria.

Sem seus principais rivais na disputa, coube então a Hirvonen apenas levar seu DS3 pelas especiais, sem cometer erros para vencer pela primeira vez no ano e na nova equipe. Uma vitória que, se não é tão espetacular, é significativa, pois lhe garantiu o vice campeonato da temporada e pode lhe dar um animo visando 2013, ano em que ele será o primeiro piloto da Citroen.

Ótimos resultados também para o russo Novikov, que é um piloto muito rápido, mas ainda inconstante na minha opinião (e que não convence minha amiga Amanda Roldan) e para o estoniano Tanak, outro piloto velocíssimo e inconsistente. Destaco também a boa participação de Paulo Nobre no Rali da Sardenha. Terminou em 19º, mas, não fosse um probleminha com o radiador na SS8, poderia ter sido o 11º, quem sabe, como o próprio disse em seu twitter.

Stock Car


Não vi a Stock Car correr em Curitiba neste fim de semana. Sei que a vitória foi de Atila Abreu, de ponta a ponta, seguido de Allam Khodair e Daniel Serra, novo vice líder, e que Cacá Bueno deu mais um passo rumo ao título. Mas vejo que o assunto da categoria foi Rubens Barrichello.

Pelo resultado, 22º uma volta atrás do líder, após partir em 15º, Rubinho ainda precisa de uma maior adaptação à nova empreitada. Mas el não parece ter se ligado muito no resultado. O que vale mesmo é a experiência que pode ser bem aproveitada no futuro.

Aliás, Rubinho trouxe uma boa visibilidade à categoria. Ele tem grande apelo ainda. Se a Stock souber aproveitar, poderá ter um bom retorno nas próximas duas etapas, especialmente na 'Corrida do Milhão'.

F1


Uma rapidinha da F1. Recentemente, a Honda disse que poderia voltar em breve ao circo. Hoje na Europa já circulam rumores de que a parceria McLaren-Mercedes não deverá passar de 2013. Honda, McLaren... Será que poderemos ter um anos 1990 feelings em breve?
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: