Vettel domina treinos livres em Buddh

Na Índia, só deu Vettel. O alemão dominou as duas sessões de praticas no circuito de Buddh e já se põe como grande favorito a pole position e a vitória neste fim de semana. Um grande passo para ele, rumo ao tricampeonato. E uma grande dor de cabeça para Fernando Alonso, seu principal rival na disputa. O alemão é cada vez mais o favorito na disputa.

A batalha entre Vettel e Alonso vê cada vez mais uma larga vantagem para o piloto da Red Bull. Liderando as duas sessões, Sebastian não tomou conhecimento dos adversários. No TL1, foi 0s310 mais rápido do que Jenson Button, vice líder, e 0s425 mais veloz do que Fernando Alonso, o terceiro. No TL2, o domínio do alemão continuou e aumentou. Teve uma vantagem de 0s118 para o segundo colocado, seu companheiro Mark Webber, e incríveis 0s599 para Alonso, novamente o terceiro. Vantagem que nos faz presumir que a RBR possui uma boa vantagem perante as rivais.
Com toda essa vantagem, fica difícil não imaginar que Vettel irá dominar a classificação e, posteriormente, a corrida. Desde o Japão a Red Bull tem o melhor carro do grid e o bicampeão vem vencendo desde o GP de Cingapura. Já são três triunfos consecutivos e a possibilidade da conquista do quarto é muito grande. Vettel tem a faca e o queijo nas mãos neste fim de semana e se nada de excepcional ocorrer, deverá vencer em Buddh pela segunda vez.

O que Alonso pode fazer?


Com esse domínio de Sebastian Vettel, fica cada vez mais difícil acreditar que Fernando Alonso possa reverter esse quadro. O espanhol, que foi brilhante na primeira metade do campeonato, tem sucumbido perante a estagnação da Ferrari. É verdade que, em duas ocasiões ele deixou de pontuar, perdendo assim toda a vantagem que tinha de maneira muito rápida. Contudo, Alonso se mostra incapaz de desafiar a Red Bull com o equipamento que tem em mãos no momento.

Acredito que em Buddh, assim como aconteceu em Yeongam, o máximo que a Ferrari poderá fazer é trabalhar por mais um pódio de Alonso. Pouco para quem ainda tem esperanças no título, que está, cada vez mais, com a cara do jovem e fenomenal alemão. Mas importante para não deixar que Vettel suma de vista na tabela de pontos, o que à essa altura seria desastroso..
Se quiser voltar à liderança do mundial, o asturiano precisará contar com a sorte de ver Vettel tendo algum tipo de problema, o que é bastante difícil, mas que já aconteceu no ano em duas oportunidades (GPs da Europa e da Itália). Como disse, a situação de Alonso é complicadíssima...

McLaren ameaça?


Se tivéssemos que apontar um rival para Alonso na volta das férias da F1, com certeza esse piloto seria Lewis Hamilton. O próprio espanhol disse que o inglês era seu principal adversário na disputa, àquela época. Também pudera. A McLaren voltou do recesso com a corda toda. Aliás, já tinha ido para as férias bastante feliz, com a pole e vitória de Hamilton na Hungria. Depois da parada, o time de Woking viu a pole e a vitória de Button na Bélgica, a pole e vitória de Hamilton na Itália e a pole de Hamilton em Cingapura. O campeão de 2008 até caminhava para uma boa vitória em Marina Bay, não fosse um problema de câmbio que o tirou da prova. Daí em diante, a equipe entrou em declínio.

Os problemas começaram e os resultados não vieram no Japão e na Coréia do Sul a medida que a Red Bull cresceu e Alonso se manteve estável. Estagnada, a McLaren deixou a disputa pelo título e vive um ambiente de "vamos cumprir tabela" nessas próximas etapas. Hamilton já anunciou que pilotará pela Mercedes em 2013 e se despediu do pessoal. Button não tem muita motivação nessas provas finais. Clima de fim de feira. E isso reflete na pista.
Hoje, no primeiro treino livre, até que houve motivos para esperança. Button terminou em segundo e Hamilton em quarto. Mas na sessão vespertina, o caldo entornou. Lewis foi apenas o sexto. Jenson, veio logo em seguida. E a quase um segundo do tempo obtido por Vettel. Um abismo. A McLaren deverá fazer figuração novamente...

Os brasileiros


Felipe Massa e Bruno Senna pareceram ter sentimentos opostos nesta sexta-feira. De contrato renovado com a Ferrari e em boa fase no mundial - é o segundo colocado em número de pontos após as férias - Felipe Massa não foi tão bem hoje. Na sessão da manhã, ele foi apenas o sétimo colocado, quase um segundo atrás de Vettel e mais de meio segundo atrás de Alonso. No treino da tarde, a coisa piorou. Massa rodou duas vezes, sujou seus compostos de pneus e teve de se contentar com o 15º lugar e a não conclusão  dos testes que as equipes fazem na sexta. Vai ter mais trabalho no sábado.
Bruno Senna, por sua vez, foi bem. Não treinou de manhã, por ceder seu lugar para Valtteri Bottas, mas à tarde conseguiu um bom décimo lugar, enquanto seu companheiro Pastor Maldonado foi apenas o 17º, oito décimos atrás de Bruno, e elogiou bastante o desempenho de sua Williams com pneus duros e com uma asa nova. Demonstrou confiança. Confiança. Está aí uma palavra que Bruno precisa adicionar ao seu vocabuláio, especialmente em classificações. Se mantiver o desempenho, poderá ir muito além do Q1 amanhã...

Pelotão do meio e Checo doente?


No meião, creio que nada vai mudar muito. Lotus, Mercedes e Force India parecem em condições até de conquistarem posições mais a frente, brigando com McLaren e Ferrari. Williams, Sauber e Toro Rosso também não devem ficar muito atrás. Como sempre, o pelotão intermediário segue um mistério.
E por falar em mistério, Sergio Perez não treinou na parte da manhã. Segundo a equipe, ele passou mal e estava resfriado, cedendo assim seu lugar para o compatriota Esteban Gutierrez, um dos pilotos cotados para assumir uma das duas vagas que se abrirão no time. Mistério? Me engana que eu gosto. Aliás, Checo apareceu bem sorridente no paddock durante o TL1 conversando com o compatriota. Não parecia estar doente. O que me pareceu é que esse foi apenas um teste de ambientação para Gutierrez. E que o jovem mexicano já está sendo preparado para ingressar no circo em 2013...

TL1

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min27s619
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s310
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s425
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s427
5º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s556
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s828
7º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s923
8º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s374
9º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 1s585
10º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 1s672
11º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault), a 2s072
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 2s141
13º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s183
14º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 2s231
15º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 2s276
16º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 2s422
17º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 2s782
18º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), a 3s011
19º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault), a 3s277
20º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari), a 3s593
21º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), a 4s284
22º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), a 4s506
23º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), a 4s750
24º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), a 5s240

TL2

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min26s221
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 0s118
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 0s599
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 0s801
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 0s809
6º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) a 0s910
7º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 0s961
8º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) a 1s012
9º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 1s176
10º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) a 1s571
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1s783
12º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1s957
13º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) a 2s001
14º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 2s018
15º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 2s075
16º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) a 2s234
17º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 2s375
18º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 2s946
19º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) a 3s099
20º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) a 3s385
21º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) a 4s729
22º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) a 4s892
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) a 5s151
24º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) a 5s272

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: