Latvala fecha com a Volkswagen

Eis que a Volkswagen, no dia de hoje, finalmente anunciou quem será o companheiro de Sebastien Ogier em 2013. E como muitos rumores apontavam, o finlandês Jari-Matti Latvala foi o escolhido pela montadora alemã para guiar um de seus Polos em 2013. Bom para as duas partes, no fim das contas.

A escolha de Latvala pela VW foi muito bem pensada e analisada. Ao contrário do que possa parecer, nada foi feito às pressas. Já havia algum tempo que se ouviam boatos acerca de uma possível ida do velocíssimo finlandês para a equipe alemã. Aliás, o próprio Jari-Matti tratava o assunto de forma aberta, revelando ter tido algumas conversas com o pessoal da Volkswagen e que ainda não tinha definido seu futuro. Sua dúvida pairava sobre uma possível permanência na Ford, equipe na qual esteve por quase 10 anos, ou se embarcava de vez no projeto dos germânicos.

Contudo, quis o destino que a própria Ford facilitasse a vida de seu piloto ao anunciar que deixaria o WRC ao fim desta temporada com seu time principal. Não havia mais o que considerar. O caminho de Latvala estava livre para que ele pudesse assinar com a VW. E assim foi feito.
A chegada do finlandês ao time bávaro tem tudo para ser bom para ambos. Estar em um time novo, com um outro ambiente, pode ser bom para que Latvala, que ora faz grandes provas, ora faz bobagens tremendas, finalmente se estabilize e passe a ser um real candidato a títulos. E para a VW, de quem se espera bastante na próxima temporada, essa é a chance de ter uma boa dupla de pilotos, jovens, rápidos e com vontade de vencer. Aliás, sobre essa dupla, os alemães terão de dispensar uma atenção especial para que os egos, especialmente o do francês, com quem não é fácil lidar, falem mais alto e coloquem tudo a perder.

Sem a Ford na categoria (veja um pouco mais abaixo) a Volkswagen deverá ser a grande rival da Citroen no WRC pelos próximos anos. E contando com essa boa dupla e com a aposentadoria de Sebastien Loeb deveremos ver uma disputa mais ferrenha na categoria. 

Ford e Mini deixam o WRC


A ida de Jari-Matti Latvala não é a única novidade do WRC. Antes desse anuncio, as noticias de que a Mini e a Ford deixariam a categoria, surpreenderam muita gente. A Mini foi a primeira a oficializar que não continuaria no WRC em 2013. A fábrica decidiu que deixaria de apoiar o Team Mini Portugal, equipe oficial da marca, na última sexta-feira, em comunicado oficial de seu vice-presidente, Key Segler. Já a Ford veio na sequencia, anunciando na segunda-feira que também retiraria da competição sua equipe principal, alegando uma revisão de suas operações na Europa. Uma pena.

Com a saída de duas equipes oficiais de montadoras, o mundial se enfraquece um pouco. E justamente quando tinha tudo para engrenar, uma vez que a Red Bull passou a ser a nova promotora da categoria a partir de 2013, o que poderá dar uma maior visibilidade ao mundial. Com isso, a expectativa era que continuássemos a ver uma boa disputa entre Citroen e Ford com a adição da Volkswagen, e uma evolução da Mini, que já tinha conquistado pódios nessa sua campanha no WRC, entre 2011 e 2012. Mas isso não vai acontecer.
Se serve de consolo, pelo menos seguiremos vendo equipes particulares utilizando os modelos da Mini, no caso a Prodrive, e da Ford, com a M-Sport. Aliás, as duas fabricantes disseram que ainda apoiarão esses times, em menor escala, é claro.

Vamos esperar que nos próximos anos outras marcas queiram entrar no WRC, ainda mais se o trabalho de promoção da Red Bull para a categoria der resultados. A Hyundai já tem planos para ingressar em 2014 com um programa completo e há rumores de que a Toyota planeja uma volta. É esperar e torcer.


Fotos: NextGen-Auto.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: