Hoje, terça-feira, a Ferrari finalmente anunciou aqui que já era esperado e que já havia sido adiantado pelos jornalistas Américo Teixeira Jr. e Lito Cavalcanti por essas terras: Felipe Massa renovou por mais um ano seu contrato com a equipe italiana. Ou seja, o brasileiro seguirá em Maranello como companheiro de Fernando Alonso.
O anuncio já era esperado, dado os resultados recentes de Felipe e também a falta de opções. Não assinasse com o brasileiro, muito provavelmente a Ferrari teria de buscar e arriscar com um piloto jovem, o que não parecia estar nos planos. Isso porque se os italianos quisessem ter arriscado, dariam uma chance a Sergio Perez, piloto que fazia parte da Academia Ferrarista de Jovens Pilotos e que, por ver que não teria essa oportunidade, assinou com a McLaren. E entre os experientes, até foram sondados os nomes de Jenson Button e Mark Webber. Porém, ambos já tinham suas vagas estáveis em times de ponta. Dessa forma, "sobrou" apenas o brasileiro no fim das contas.
Por outro lado, Massa também deu mostras de que pode voltar a ser um piloto confiável. Desde que a F1 voltou das férias de agosto, o brasileiro tem se mostrado um piloto mais consistente, mais confiante. Justamente aquilo que a escuderia vermelha dele esperava. Traduzindo isso em números, foram cinco GPs depois do recesso, tendo Massa pontuado em todas as provas e alcançado um pódio, com o segundo lugar no Japão. Foram 56 pontos angariados pelo piloto do carro número seis, o que lhe deixa como o segundo que mais pontuou nesses GPs, atrás apenas de Sebastian Vettel, que obteve 93 pontos. A titulo de comparação, na primeira metade do campeonato ele somou somente 27 pontos. Essa sua performance parece ter impressionado os mandatários italianos, que resolveram lhe dar mais uma (última, talvez) chance.
Porém, fica a pergunta: será que foi uma boa para ele essa renovação?
Penso que, ao Felipe assinar com a Ferrari novamente, ele se põe à disposição daquele que é seu maior problema: Fernando Alonso.
É claro e notório que o espanhol manda e desmanda na Ferrari. E que Felipe segue no time com a única missão de ser seu escudeiro, garantindo também pontos para o mundial de construtores. Isso é fato. Desde que o bicampeão chegou a Maranello, o brasileiro teve um declínio em seu desempenho. Se nunca foi brilhante, Massa, pelo menos, andava entre os líderes antes de ver Alonso no outro carro. Com ele, Felipe passou a ser muito inconstante. Teve alguns lapsos, mas nada mais do que isso. Passa a impressão de que ele sentiu a pressão de ter como companheiro um piloto melhor. E sabemos que com Alonso na equipe, ele não terá a menor liberdade. Será apenas mais um.
Contudo, permanecendo em Maranello, acredito também que Felipe ainda terá a chance de provar que é um piloto que pode dar resultados na F1. Apesar de, nos últimos anos, seu desempenho ter piorando, e de não parecer ter força e confiança suficiente para andar bem de forma constante, os resultados mais recentes animam, ainda que haja um pé atrás para com ele. E com uma Ferrari nas mãos, ele tem a possibilidade de ter ir bem. Felipe não desaprendeu a pilotar. Quem sabe, se for bem, em 2014 não surja uma vaga em outra equipe, que pode ser aquilo que ele precisa para voltar a ter confiança? É possível.
Se trabalhar bem, como vem fazendo nas últimas provas, durante toda a temporada 2013, pode ser que Felipe Massa ainda tenha boas chances no mercado da F1, caso deixe mesmo a Ferrari em 2014. Agora, se ele voltar a ser o piloto que vimos nos últimos anos, e principalmente, o da primeira metade de 2012, não creio que ele vá conseguir algo melhor do que equipes de médias para pequenas. Agora, só depende dele.
Fotos: GPUpdate.net
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