Jorge bicampeão

Logo na segunda volta do GP da Austrália, o título da MotoGP praticamente se decidiu. Líder, Dani Pedrosa, com pneus ainda frios, errou. Caiu. E deu adeus à prova e a qualquer chance de diminuir a diferença na tabela do mundial, visando a última etapa, em Valência. Só lhe restava torcer contra seu adversário, para que a diferença se mantivesse em 23 pontos.

Mas o adversário de Pedrosa era Jorge Lorenzo. E a ele, não se pode dar essas chances. Sólido, consistente e sem correr riscos, os espanhol da Yamaha guiou pelas 25 voltas restantes, esperando a quadriculada. Esperando o momento de se consagrar bicampeão do mundo. Foi o que aconteceu.

A grande expectativa do dia em Phillip Island era saber como se desenvolveria a briga entre Pedrosa e Lorenzo, já que se imaginava um Stoner dominante em sua terra natal. O piloto da Honda tinha que chegar à frente do adversário, para levar a decisão - e as últimas esperanças - para o GP de encerramento do campeonato, em Valência. Já para Lorenzo, era chegar à frente do rival, desde que com três pontos de vantagem, para garantir o título. Mas como eu disse, tudo se definiu na segunda volta.

Pedrosa, que vinha tendo um desempenho fantástico nas últimas provas, vencendo e provando que teria sim condições de lutar pelo título, errou quando não poderia. Errou quando liderava uma corrida que tinha tudo para ser positiva para ele, levando assim a decisão para o final. O espanhol tentou voltar, mas logo viu que não tinha condições e recolheu. Uma pena, pois ele merecia, pelo menos, decidir tudo isso na etapa de encerramento, pelo trabalho que vinha fazendo.
Sem nada a ver com a história, Lorenzo fez o dele. Hoje e durante todo o campeonato. Ganhar seis de 17 provas e chegar em segundo outras nove vezes, referendam que Jorge Lorenzo dominou amplamente o campeonato. Só não terminou uma corrida, onde foi tirado por Alvaro Bautista. De resto, se revezou nas duas principais posições do pódio. Hoje foi assim novamente. Garantiu o título com todos os méritos possíveis e imagináveis. E comemorou muito com seu pessoal, imagem bacana.

Lorenzo, com a conquista, atinge um novo status. Se iguala a pilotos como Umberto Masetti, Phil Read, Barry Sheene, Freddie Spencer e a Casey Stoner com duas conquistas. Se torna também o primeiro espanhol a atingir essa marca. E se põe como principal expoente da categoria no momento, com a saída de Stoner e com o mau momento de Rossi, que espera por dias melhores em 2013, sendo companheiro de Lorenzo. O espanhol merece o respeito de todos.

A sexta vez em casa


Absolutamente FANTÁSTICA. Essa expressão define bem a relação de Casey Stoner com o circuito de Phllip Island. Em sete temporadas na MotoGP, ele venceu seis vezes por lá. Seis vezes consecutivas, diga-se. Só em sua primeira temporada na categoria, quando corria pela LCR Honda, que ele não venceu. Foi sexto.

Hoje, mais uma vez dominou, como vinha acontecendo desde a sexta-feira, apesar da largada relutante, que lhe fez cair para terceiro. Contudo, a queda do companheiro Pedrosa e uma ultrapassagem em Lorenzo abriram caminho para que, pela última vez ele lá vencesse. Pode ter sido sua última vitória na MotoGP. Resta-lhe uma prova apenas na categoria. E com certeza, ela teve um gosto muito especial.
Foi bonito ver também algumas cenas do pós GP, como a invasão da torcida na pista, para comemorarem ao lado de seu ídolo, e a felicidade do próprio Stoner e de sua esposa, Adriana e da linda filhinha Alessandra. São cenas que certamente emocionam.

No demais, Crutchlow no pódio


Outro que merece destaque hoje foi o britânico Cal Crutchlow, terceiro colocado. Se o piloto da Tech 3 nunca foi páreo para Stoner ou mesmo Lorenzo na prova, pelo menos não foi incomodado no terceiro posto durante a prova. Crutchlow foi bem e precisava desse bom resultado, para apagar as más atuações no Japão e na Malásia. Isso lhe dará mais confiança para 2013, quando deverá assumir o papel de protagonista da equipe. Tivemos uma disputa interessante também, até as últimas curvas, entre Andrea Dovizioso, Alvaro Bautista e Stefan Bradl, que terminaram de quarto a sexto, nesta ordem. Já a Ducatio, em mais um GP a parte, vieram em seguida, com Rossi, Hayden e Abraham, enquanto Aleix Espargaró venceu Randy de Puniet na disputa de quem seria a melhor moto CRT.

Resultado final

1º. Casey Stoner (AUS/Honda), 27 voltas em 41min01s324
2º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), a 9s233
3º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha), a 14s570
4º. Andrea Dovizioso (ITA/Tech 3 Yamaha), a 23s303
5º. Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda), a 23s432
6º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda), a 23s467
7º. Valentino Rossi (ITA/Ducati), a 37s113
8º. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 38s387
9º. Karel Abraham (TCH/Cardion AB Ducati), a 52s513
10º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART-Aprilia), a 1min00s299
11º. Randy de Puniet (FRA/Aspar ART-Aprilia), a 1min00s342
12º. Héctor Barberá (ESP/Pramac Ducati), a 1min21s951
13º. Danilo Petrucci (ITA/Ioda-Aprilia), a 1min27s857
14º. Michele Pirro (ITA/Gresini FTR-Honda), a 1 volta
15º. Iván Silva (ESP/Avintia FTR-Kawasaki), a 1 volta

Abandonaram  

Roberto Rolfo (ITA/Speed Master ART-Aprilia), na 18ª volta
Colin Edwards (EUA/Forward Suter-BMW), na 7ª volta
James Ellison (ING/Paul Bird ART-Aprilia), na 6ª volta
Dani Pedrosa (ESP/Honda), na 2ª volta

Moto 2 e Moto 3


Como esperado, Marc Márquez garantiu hoje o título da Moto 2 também. Largando em terceiro, o espanhol se manteve durante toda a corrida entre os primeiros, a fim de garanti os pontos necessários para ser campeão. E não decepcionou. Se o talentoso piloto que estará na Repsol Honda em 2013 não teve forças para acompanhar um inspirado Pol Espargaró, vencedor da etapa, pelo menos ele deu show na última curva, pulando de quarto para terceiro garantindo o título com um pódio. E por pouco não pedou o segundo lugar, do piloto local Anthony West. Eric Granado abandonou.
Na Moto 3, mesmo com tudo definido, Sandro Cortese segue dando show. Venceu mais uma e chegou ao quinto triunfo no ano. Prova de que foi dominante durante todo o ano. Mas o alemão não teve vida fácil, tendo de brigar bastante com o português Miguel Oliveira. O australiano Arthur Sissis completou o pódio, para alegria da torcida.

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: