Cinco poles em sete temporadas. Esse é o retrospecto de Casey Stoner no circuito de Phillip Island, desde 2006, ano em que estreou na MotoGP. Amanhã, ele buscará a sexta vitória em sete tentativas. Um desempenho acima do normal naquele que é o seu quintal de casa. E onde ele pode triunfar pela última vez na MotoGP.
O fim de semana tem sido especial para Stoner. E ele tem demonstrado na pista toda sua felicidade de competir pela última vez em sua terra natal pela MotoGP. Homenageado na quinta, com o batismo da curva 3, que agora leva seu nome, e extremamente dominante nos treinos livres de sexta-feira, o piloto da Honda não teve dificuldades para marcar a pole position neste sábado.
Nem uma queda, ainda na primeira metade da sessão, quando já liderava com folga, o impediu de largar na posição de honra amanhã. Com a moto reserva, marcou 1min29s623, mais de meio segundo mais rápido do que o vice líder, quase um segundo mais veloz do que o terceiro. Está em um patamar adiante em relação aos rivais.
Casey quer muito essa vitória, em sua penúltima corrida na MotoGP. É a chance que terá de se despedir de seus fãs no lugar mais alto do pódio. Chance que poucos pilotos têm. Digna do grande campeão que é. Fica difícil não apontar o australiano como grande favorito amanhã, devido ao que ele tem feito. Se tudo der certo, deverá ser um passeio, um desfile. O último desfile em Phillip Island. O desfile da vitória.
Lorenzo x Pedrosa
Na disputa pelo título, Jorge Lorenzo levou a melhor sobre Dani Pedrosa neste sábado. Larga em segundo logo à frente do compatriota. E se o piloto da Yamaha mantiver a posição até a linha de chegada, sai da Austrália com o caneco na mão.
Para Dani Pedrosa, resta lutar para chegar a frente de Lorenzo e levar a decisão para Valência, mesmo com uma diferença que ainda será bastante grande. Somente um problema com o campeão de 2010 traria mais esperanças ao nada sorridente piloto da Honda.
Espero um bom pega de ambos, enquanto Stoner passeia.
CRT melhor que as Ducati
A situação da Ducati é tão ruim que, não bastasse estar sendo superada pelos times satélites de Yamaha e Honda, três de suas motos, sendo uma oficial, foram superadas por Randy de Puniet, da equipe Aspar ART-Aprilia. Uma moto CRT. O francês largará na nona posição enquanto Nicky Hayden, Karel Abraham e Hector Barberá sairão em 10º, 11º e 13º, respectivamente. E entre esses pilotos ainda aparece Aleix Espargaró, companheiro de Randy, em 12º.
Apenas Valentino Rossi se 'livrou do vexame'. Aliá, nem tanto, já que o Doutor larga em oitavo, e foi apenas seis milésimos mais rápido que de Puniet.
Como diria o outro, "QUE FASE!"
Grid de largada
1º. Casey Stoner (AUS/Honda), 1min29s623
2º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), a 0s517
3º. Dani Pedrosa (ESP/Honda), a 0s952
4º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha), a 1s140
5º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda), a 1s175
6º. Andrea Dovizioso (ITA/Tech 3 Yamaha), a 1s577
7º. Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda), a 1s867
8º. Valentino Rossi (ITA/Ducati), a 2s038
9º. Randy de Puniet (FRA/Aspar ART-Aprilia), a 2s044
10º. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 2s058
11º. Karel Abraham (TCH/Cardion AB Ducati), a 2s287
12º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART-Aprilia), a 2s367
13º. Héctor Barberá (ESP/Pramac Ducati), a 2s608
14º. Michele Pirro (ITA/Gresini FTR-Honda), a 3s427
15º. Danilo Petrucci (ITA/Ioda-Aprilia), a 3s446
16º. Colin Edwards (EUA/Forward Suter-BMW), a 3s827
17º. James Ellison (ING/Paul Bird ART-Aprilia), a 3s866
18º. Roberto Rolfo (ITA/Speed Master ART-Aprilia), a 3s954
19º. Iván Silva (ESP/Avintia FTR-Kawasaki), a 4s533
20º. Kris McLaren (AUS/Avintia BQR), a 6s701
Moto 2 e Moto 3
Na Moto 2, é questão de tempo para Marc Marquez garantir o título da categoria. Ou melhor, de voltas. Precisando de três pontos em duas provas, o espanhol sai em terceiro amanhã. E se mantiver a posição, pouco importa que Pol Espargaró, único com condições matemáticas de tirar de Marquez o título, vença saindo da pole. Título praticamente definido. O brasileiro Eric Granado larga em 32º.
Já na Moto 3, o campeão Sandro Cortese marcou sua sexta pole no ano e segue com sede de vitória nestas duas últimas etapas que restam do mundial. Cortese terá ao seu lado o o compatriota Jonas Folger e o espanhol Efrén Vazquez. Maverick Viñales, depois do piti na Malásia, onde não correu, voltou e larga em oitavo.
Fotos: MotoGP.com
0 comentários:
Postar um comentário