Vettel e a pole mais do que esperada

Em Buddh, nada mais do que a lógica prevaleceu. A Red Bull seguiu dominando e marcou mais uma dobradinha, liderada por Sebastian Vettel que segue a passos largos rumo ao tricampeonato. E a quebra de mais recordes também. Hoje, por exemplo, ele conquistou sua 35ª pole na carreira, quinta no ano e a segunda em dua prova realizadas no circuito indiano. Parece sentir-se em casa o alemão. Em casa e com um foguete nas mãos. A Red Bull se redimiu do ano que não começou bem. O time trabalhou muito e conseguiu evoluir o carro a tal ponto que não há adversários nesta parte final, ainda mais para um piloto fantástico como Vettel.

A sessão classificatória não foi dominada completamente por Sebastian. Mas isso também não era necessário e é irrelevante. O alemão acelerou na hora certa. Com pneus macios, Vettel foi o melhor no Q2 e no Q3, mesmo que neste último, ainda tenha cometido um erro em sua primeira volta lançada. E mesmo assim ele não teve vida fácil.

Seu tempo de pole foi apenas 0s044 mais rápido do que o tempo do segundo colocado, Mark Webber, seu companheiro. Outra prova de que a Red Bull tem mesmo o melhor equipamento da atual F1. Aliás, essa é a terceira dobradinha seguida da dupla em provas de classificação. Os dois já haviam dividido a primeira fila nos GPs do Japão e da Coréia do Sul, sempre com o alemão à frente.
A pole garante uma boa vantagem para Seb neste domingo. Mas não dá certeza de vitória, é claro. Se tudo correr dentro da normalidade, ele é o principal favorito e dificilmente será batido. Mas nunca se sabe.

McLaren na luta?


O fato da Red Bull não ter tido um amplo domínio neste sábado em muito se deve a melhoria da McLaren, que não deu descanso. Se no TL2 os dois carros da equipe de Woking foram quase um segundo mais lentos do que a RBR de Vettel, na classificação a desvantagem foi pouca. Lewis Hamilton, terceiro no grid, ficou a cerca de dois décimos atrás do alemão, enquanto Jenson Button foi três décimos mais lento.

Com isso, a McLaren passa a ter esperanças de também lutar pela vitória amanhã, com um ritmo de corrida mais próximo da Red Bull. Lewis Hamilton, pelo menos, pensa assim. Geralmente, as coisas tendem a se equilibrar durante as provas. As vantagens vistas nos treinos podem diminuir. Dessa forma, os dois ou três décimos que a RBR tem de frente para a McLaren podem diminuir um bocado. Assim, o time de Woking passaria a ser um adversário duro.
Por outro lado, nas últimas provas temos visto desempenhos muito consistentes, o que pode frustrar os pilotos dos carros 3 e 4. Além disso, os bólidos prateados andam apresentando problemas nas últimas etapas, o que sempre liga um sinal de alerta. Ontem mesmo Button reclamou de possíveis problemas no câmbio. É algo para ficar de olho.

Alonso é apenas o quinto...


E Fernando Alonso terá problemas nesse domingo. Além de ver seu rival na luta pelo título, que fica cada vez mais distante, largar na pole, ele tem ainda outros três carros teoricamente mais rápidos do que o seu logo a sua frente. Uma situação bastante complicada para o bicampeão.

A esperança do espanhol é tentar fazer uma corrida inteligente, como fez por diversas vezes no ano e de se apegar no fato de que o domínio dos adversários poderá diminuir no domingo. Não há muito o que Alonso possa fazer nessas condições a não ser tentar bolar com o time uma boa estratégia e ser agressivo na largada de amanhã.
Um adendo sobre Alonso é que ele, durante a coletiva, disse que luta contra Adrian Newey, projetista da Red Bull, e não contra Sebastian Vettel. Alguns acharam que o espanhol menosprezou o rival. Porém, compartilho de um pensamento diferente, exposto pelo amigo Marcos Antonio em seu twitter. Vejo essa declaração do piloto ferrarista mais como uma alfinetada em seu time, que não faz um bom trabalho, do que um ataque aos adversários. Não é de hoje que Alonso vem reclamando publicamente do carro não evoluir. E a equipe vem aceitando as cacetadas. Mas aí pergunto: até quando?

Ninguém gosta de ser criticado. Por mais que Fernando seja "o cara" da Ferrari, e tenha um grande respeito, a situação para ele lá dentro pode ficar ruim, o clima pode azedar. Ainda mais quando falamos de italianos, povo extremamente passional. Vamos ver como vão levar essa relação...

Terra Brasilis


Felipe Massa conseguiu fazer um bom treino. Larga na sexta posição, fechando assim um top 6 com os carros de Red Bull, McLaren e Ferrari. O ferrarista quase ficou pelo Q2 - passou com a última vaga -  mas ainda assim vem mostrando um desempenho condizente com o que mostrou nas últimas etapas, bem mais consistente. É assim que a Ferrari espera que ele guie em 2013. De maneira mais constante.
Já Bruno Senna não conseguiu repetir o desempenho dos treinos livres e ficou pelo Q2, na 13ª posição. Acho que o piloto da Williams tinha condições de ter avançado mais e chegado ao Q3. Não seria um absurdo. Entretanto, Bruno ainda não consegue ter um desempenho de destaque durante as classificações, o que acaba prejudicando suas corridas.

O restante


Uma Lotus, uma Williams, uma Sauber e uma Mercedes completaram o top 10. Prova de que há muito equilíbrio no pelotão intermediário. Tanto que, desta vez, os carros da Force India, que vinham sendo presenças constantes no Q3, ficaram pelo caminho. Poderemos ver disputas bastante interessantes nesse pelotão do meio. É bom ficar de olho.

Grid de largada

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min25s283
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min25s327
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min25s544
4º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min25s659
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min25s773
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min25s857
7º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min26s236
8º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min26s360
9º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min26s713
10º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), sem tempo

11º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min26s136
12º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min26s241
13º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min26s331
14º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min26s574
15º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min26s777
16º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min26s989
17º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min27s219

18º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min27s525
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min28s756
20º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min29s500
21º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min29s613
22º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min30s592
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min30s593
24º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min30s662

Fotos: GPUpdate.net
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