Vettel domina em Suzuka, vence e põe fogo no campeonato

Uma corrida chata, mas que deu novos rumos para o campeonato mundial de F1. Esse foi o Grande Prêmio do Japão, disputado no circuito de Suzuka. Como já era esperado, após os treinos de classificação Sebastian Vettel dominou com facilidade a prova. O alemão, pela segunda vez na carreira, conquistou um Grand Chelem. Ou seja, venceu, liderando todas as voltas após sair na pole position, marcando ainda a melhor volta da prova. Por aí podemos ter uma ideia de como foi fácil para ele conquistar a vitória.

Vettel fez mais uma daquelas corridas que tanto esteve acostumado a fazer no ano passado. Sem ninguém a sua frente, ele largou bem e logo nas primeiras voltas conseguiu abrir uma boa vantagem para os rivais. Depois foi só manter a boa margem, guiando com segurança e precisão. Assim, Vettel alcançou sua terceira vitória no mundial, a segunda seguida, colocando-se agora na posição de favorito ao título mundial. Isso porque a vitória na pista não foi a única do alemão neste domingo.

Talvez, a grande vitória de Vettel tenha acontecido logo na primeira curva, materializada no abandono de Fernando Alonso, líder do mundial. Partindo da sexta posição, o espanhol escolheu o lado fora da pista para tentar se posicionar. Porém, acabou tendo um toque com Kimi Raikkönen, o que resultou em um pneu furado, levando-o a rodar e abandonar a prova em seguida. Pela segunda vez no ano o ferrarista ficou sem pontuar e agora, vê a diferença para seu principal rival na luta pelo título despencar de 29 para apenas quatro pontos. Foi uma tremenda perda para o asturiano.
Além de Vettel, o fim de semana teve outros dois grandes vencedores. E que fizeram companhia ao alemão no pódio. O primeiro foi Felipe Massa, que quebrou um jejum de 35 corridas sem pódio na categoria. O último tinha acontecido com um terceiro lugar no GP da Coréia do Sul de 2010. Já seu último segundo lugar fora naquele fatídico GP da Alemanha de 2010, o do famoso "Fernando is faster than you". Hoje, em Suzuka, Massa fez uma grande corrida. Largando em décimo, aproveitou-se das confusões na largada e pulou para quarto, ainda na primeira volta. E conseguiu o segundo lugar após a primeira rodada de pits, em um bom trabalho da Ferrari e com um pouco de sorte, já que Kamui Kobayashi e Jenson Button, que vinham a sua frente, perderam tempo por voltarem no meio do trafego. Com uma pilotagem bastante segura o brasileiro, que fez sua duas melhores corridas no ano coincidentemente (pu não) quando Alonso abandonou, manteve a segunda posição e deu um passo importante para a renovação de contrato com a Ferrari. Ele sai do Japão com a sensação de dever cumprido.

O outro grande vencedor do dia foi sem dúvidas Kamui Kobayashi. Em casa, diante de 103 mil pessoas, o piloto da Sauber conquistou seu primeiro pódio na categoria, igualando os feitos de Aguri Suzuki, que em 1990 foi ao pódio também em Suzuka na terceira posição, e de Takuma Sato, que em 2004 foi o terceiro no GP dos EUA. Kamui foi outro que fez uma bela apresentação. Agressivo na largada, logo ele tomou o segundo lugar de Mark Webber, solidificando-se na posição nas primeiras voltas, sem ser ameaçado por rivais mas sem ameaçar o líder. Koba acabou sendo o primeiro dos ponteiros a parar, perdendo o lugar para Massa. A Sauber apresentou um desgaste de pneus maior do que o esperado. Mesmo assim, ele se manteve firme no terceiro posto, inclusive nas voltas finais, quando Jenson Button começou a ameaça-lo, e garantiu o grande resultado. Ao sair do carro, foi ovacionado pela torcida e teve seu nome muito cantado, em uma cena emocionante. Com o pódio, o Mito dá também um importante passo para seguir na F1, uma vez que não tem contrato assegurado com a Sauber.
Tirando esses três pilotos, a corrida foi bastante chata e pouco movimentada. Somente a largada teve emoção,.com o já citado abandono de Alonso, com uma batida entre Nico Rosberg e Bruno Senna, onde o alemão levou a pior, abandonando, e com um toque entre Mark Webber e o rei das confusões Romain Grosjean. Aliás, o australiano reclamou bastante do franco-suíço, sugerindo que a suspensão do GP de Monza não surtiu o efeito esperado na cabeça do jovem piloto da Lotus, que ainda tomou um 'stop and go' e que já está marcado pelos comissários da F1.

Quarta com Button e quinta com Hamilton, a McLaren foi uma das grandes decepções do dia. Seus pilotos, especialmente Hamilton, fizeram provas discretíssimas que pouco lembraram o grande desempenho das últimas corridas. O campeão de 2008 me pareceu até desmotivado, após anunciar que irá para a Mercedes em 2013. E a equipe também, para com seus serviços. Título nesta temporada, só com uma catástrofe que envolva Alonso e Vettel. Outro piloto que foi discreto, mas que segue constante, é Kimi Raikkönen, sexto. Não fez uma grande corrida, mas não deixou de pontuar e segue em terceiro no mundial.

Nico Hulkenberg foi o sétimo, em outra prova consistente. Já Pastor Maldonado voltou a pontuar, com um bom oitavo lugar. Desde sua vitória na Espanha o venezuelano não cruzava a linha de chegada entre os dez melhores. Apesar da confusão na largada, Webber ainda foi o nono, seguido por Daniel Ricciardo. Bruno Senna. considerado culpado pelo toque com Rosberg, teve um 'drive through' e terminou em 14º.
Restando cinco provas, temos dois candidatos ao título e com os resultados de hoje, Vettel se põe como favorito ao título, mesmo com Alonso seguindo na liderança. Isso porque a Red Bull tem um carro melhor do que possui a Ferrari. E os italianos não parecem próximos de conseguirem um salto que dê ao espanhol condições de brigar de igual para igual com o alemão. E contar somente com o talento e com a sorte de Alonso é muito pouco para quem quer ser campeão, ainda mai agora, onde não há uma vantagem tão grande para se administrar. Semana que vem, a F1 desembarca na Coréia do Sul. Vamos ver o que acontece.

Resultado final

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1h28min56s542
2º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 20s639
3º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) a 24s538
4º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 25s098
5º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) a 46s490
6º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 50s424
7º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) a 51s159
8º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 52s364
9º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 54s675
10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 1min06s919
11º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) a 1min07s769
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1min23s400
13º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1min28s600
14º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) a 1min28s700
15º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 1 volta
16º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) a 1 volta
17º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) a 1 volta
18º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) a 1 volta
19º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) a 1 volta

Abandonaram

Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) na volta 39
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) na volta 34
Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) na volta 19
Fernando Alonso (ESP/Ferrari) na volta 1
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) na volta 1

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: