Entrevista - Bárbara Franzin

Mais uma quarta-feira, mais uma entrevista aqui no blog. E a entrevistada da semana é a blogueira Bárbara Franzin, do blog Velocidade.org.

A Bárbara é jornalista e fanática por automobilismo. Acompanha tudo o que que pode no mundo do esporte a motor e além do blog também tem um podcast junto do Thiago Raposo, do blog Café com F1.

Recentemente, nossa entrevistada passou por uma cirurgia, mas mesmo em recuperação fez questão de participar deste quadro e mostrou um pouquinho de todo seu conhecimento sobre o assunto. E que não é pouco.

Bom, vamos à entrevista.

1. Começando pela F1, de que maneira você avalia a temporada de 2009 em linhas gerais?

O campeonato foi bem interessante, com equipes e circuitos estreantes, o que deu uma graça a mais ao longo da temporada. No início do ano, não esperávamos que a Brawn teria um desempenho tão dominante ou que Button pudesse vencer o campeonato. Sempre acreditamos nas equipes mais tradicionais, então esse já foi um grande diferencial. Quando o campeonato já estava decidido, tivemos boas provas e treinos debaixo de chuva e os novos traçados para nos divertir. Enfim, acho que foi uma temporada muito bacana!

2. A briga pelo título dessa temporada foi polarizada entre três pilotos desacreditados e um novato em duas equipes que nunca tinham conquistado nada, uma inclusive era estreante. Do outro lado as equipes tradicionais não tiveram um bom ano. Como você analisa essa inversão de papeis?

Isso conta pelos nomes importantes que estavam nas equipes e por trás delas. Todos nós sabemos da competência de Ross Brawn e de que ele seria capaz de vir com uma equipe matadora, mas acho que nem ele tinha noção do quão matadora seria. Button nunca tinha tido chance em uma equipe realmente boa e essa foi a sua grande chance. Já a Red Bull viu seus carros melhorarem muito a partir da contratação de Adrian Newey. A chegada de Vettel também foi fundamental. Ele não decepcionou e, mais, ainda motivou um já desesperançado Webber a lutar por pontos e na disputa do título.

3. E o que você achou do título ter ficado com Jenson Button? Ficou em boas mãos ou algum outro piloto merecia ter sido campeão?

Pelo fato do Massa ter batido na trave no ano passado, gostaria muito de que ele tivesse tido reais chances de disputar o campeonato. Mas acredito que Button é um vencedor legítimo, pois mostrou competência ao longo de toda a temporada e não apenas em uma corrida ou outra. E muito importante também: venceu por mérito e não por ajuda do companheiro da equipe, o que muita gente duvida que tenha realmente acontecido, mas eu acredito que sim.

4. Em relação ao desempenho do restante do grid, algum piloto te decepcionou muito ou te agradou de uma forma que você não esperava?

O desempenho de Ferrari e McLaren ficaram bem abaixo da expectativa para mim. Esperava mais das equipes tradicionais e que travaram a disputa pelo campeonato do ano passado. Tudo bem que Massa sofreu seu acidente e o carro pareceu amaldiçoado depois daquilo, mas Raikkonen e Hamilton, que já são campeões mundiais não mostraram muita coisa. E pelo lado positivo, gostei muito da estréia de Kobayashi e por mim ele já teria uma vaga no grid para o próximo ano.

5. E como você avalia o desempenho dos brasileiros neste ano?

Barrichello teve uma grande chance nas mãos. De piloto desacreditado foi à disputa do título. O único defeito é que ele continua falando demais.

Massa não teve sorte. O carro da Ferrari já nasceu torto e ele ainda sofreu o pior acidente da sua carreira. Seria um daqueles anos para riscar da agenda.

Já Piquet foi, de longe, o que causou mais polêmica. Após ser demitido, trouxe à tona o escândalo envolvendo a Renault e teve sua dignidade posta à prova. Ainda tenho minhas dúvidas se ele faria o mesmo caso continuasse na equipe. Acredito que não. Agora ele tenta se reerguer e correr atrás de um lugar na F1, o que por enquanto não deve acontecer.

6. Passando da parte esportiva para os escândalos que foram muitos nesse ano. Aliás, desde o ano passado com aquele vídeo do Max Mosley em uma orgia circulando pela internet. Nessa temporada tivemos a polêmica dos difusores, a mentira de Lewis Hamilton no GP da Austrália, a briga entre FIA e FOTA e o mais comentado, o caso da armação de Cingapura em 2008. Como você viu cada um dos casos?

Sobre os difusores, se deram bem as equipes que souberam aproveitar de brechas no regulamento. Isso é bem comum na Fórmula 1.
De Hamilton, já nem sei mais o que falar. Toda hora ele está envolvido em polêmicas e a McLaren sempre faz questão de protegê-lo. Está na hora de assumir uma atitude mais madura e aprender a se defender sozinho. Isso me dá a impressão de que ele não dura muito na F1 em outras equipes. Espero estar enganada.
FIA e FOTA nem sei muito o que dizer. Parece que ambas conseguem mais arrumar confusão do que se ajudarem nas pistas. É incrível!
Cingapura foi um dos casos mais escandalosos da Fórmula 1. Ficou claro que Piquet só levou a denúncia para o público porque estava irritado com Briatore. A minha dúvida é: quantos outros episódios como esse aconteceram e nós não temos a mínima noção? Será que a F1 é um esporte tão sujo mesmo ou devemos acreditar que as disputas que acontecem por lá são mesmo legítimas?

7. E qual te chamou mais a atenção?

Sem dúvida, Cingapura, porque coloca todo o esporte em cheque.

8. Falando mais especificamente dos casos, você achou justa as decisões tomadas em cada um deles?

O único caso que discordo um pouco é sobre Hamilton. Como disse, acham que pegam muito leve com ele, deveria levar uma bronca mais forte para aprender.

9. E sobre a briga FIA x FOTA, que resultou na saída de Max Mosley da presidência da FIA, qual sua opinião?

É sempre importante ter uma renovação em quem comanda o esporte. Pena que dessa vez não foi da forma mais pacífica possível.

10. Você acha que Jean Todt poderá fazer um bom trabalho agora como presidente eleito da FIA?

Acredito que sim, principalmente por todo seu trabalho na Ferrari. As expectativas são positivas, vamos torcer para ele não nos decepcionar!

11. Falando sobre segurança agora, tivemos dois acidentes que afastaram pilotos da temporada. O primeiro foi com Felipe Massa na Hungria, quando uma mola acertou sua cabeça e o tirou da temporada. O segundo com Timo Glock no Japão, quando o alemão machucou uma vértebra e perdeu o restante do campeonato. De que maneira você avalia essa questão?

Segurança na Fórmula 1 é um dos principais pontos, pois um acidente como o que ocorreu com Massa ou Glock poderia ter sido fatal há alguns anos. Essa deve ser uma tecnologia constante e desenvolvida sem parar. Acredito que o esporte já está no caminho certo, talvez só fosse necessário uma vistoria maior nos carros das equipes antes das provas e treinos, pois isso poderia ter evitado o acidente com Massa. Mas por outro lado, temos de ser coesos, pois senão não teremos mais nenhum incidente de corrida e as provas vão perder totalmente a sua competitividade.

12. Em sua opinião, o que é necessário se melhorar na questão de segurança?

Como disse antes, acredito que pensar mais na vistoria dos carros antes das provas. Sei que o Burti sugeriu as gaiolas para os pilotos, mas acredito que os capacetes são plenos e confiáveis para protegê-los.

13. Vimos também nesses últimos 12 meses a saída de três montadoras da categoria. Em contrapartida o grid para 2010 vai crescer com a entrada de mais garagistas. Em sua opinião, isso é benéfico para a categoria nessa atual política de corte de custos ou não terá muita influência?

É sempre melhor termos equipes de garagem do que montadoras. Os tempos românticos da F1 ensinaram que elas persistem e ficam até quando podem, diferente das montadoras que querem mais ver sua renda crescer a qualquer custo. Torço para que as novas equipes venham para ficar e não nos abandonem como a Toyota ou a Renault, que sempre fica na corda bamba e ameaça a sua retirada da categoria.

14. Sobre as regras de 2010, não haverá mais reabastecimento e com isso os treinos serão disputados com tanque vazio. Os testes também estão proibidos. Como você vê essas novidades na F1?

Gostei de todas essas novas regras, acredito que trarão mais emoção para a Fórmula 1. Com essas mudanças, por exemplo, poderemos avaliar melhor quem são os melhores pilotos na pista durante os treinos porque não teremos mais diferencial de gasolina. E os testes terão que ser na raça, durante o próprio campeonato. Vamos ver como as equipes/pilotos se comportarão na primeira prova de 2010!

15. O que esperar dessas novas equipes em sua primeira temporada no ano que vem? E as tradicionais, conseguirão retomar o caminho das vitórias?

Bem, difícil apontar porque nesse ano já tivemos um grande exemplo de que as equipes novatas podem surpreender. Para ser sincera, nenhuma ainda me animou, mas tenho expectativa com a Campos, que tem o Bruno Senna. Como a gente quer que ele vá bem na estréia na categoria, a equipe tem de colaborar também, né? Espero que Ferrari e McLaren venham fortes para a disputa. A dupla da Ferrari promete fazer o campeonato pegar fogo e na McLaren a briga será para ver qual dos ingleses será o mais queridinho da equipe. Eu torço para que Button não fique no papel de segundo piloto, depois de um título mundial, ele não merece figurar apenas na equipe.

16. E dos pilotos brasileiros. Até agora, Felipe Massa foi confirmado e terá a companhia de Fernando Alonso na Ferrari. Rubens Barrichello acertou com a Williams e terá a missão de tentar reconduzir a equipe às vitórias e Bruno Senna estreará na categoria pela Campos. O que podemos esperar dos três?

Vamos falar de cada um:

Massa – Conta com grande apoio da torcida, virá fortalecido por tudo que passou em 2009, mas terá que conquistar seu lugar na equipe logo nas primeiras provas, pois competir com o espanhol não é fácil. Se vier centrado, tem tudo para conquistar bons resultados. Desde que o carro da Ferrari colabore, é claro.

Barrichello – A primeira missão do piloto será aprender a reclamar menos da equipe. Frank Williams não permite esse tipo de comportamento e ele precisa ter mais noção do que irá dizer para não criar mal estar com a equipe logo no início do campeonato. Acredito que também está bem fortalecido pelo ótimo ano na Brawn e se, o carro da equipe estiver bom, tem tudo para repetir este desempenho.

Senna – Eu não sei bem o que esperar dele! Na torcida pelo brasileiro que iria para a F1 eu torcia para o Di Grassi, pois acredito que seu talento é maior. Mas agora que ele foi confirmado, resta desejar que sua estréia seja um sucesso e que tudo dê certo. Não é porque acho que outro piloto tem capacidade superior que não torcerei para ele também.


17. Quem são os principais favoritos ao título de 2010 e quem pode surpreender?

Outra pergunta difícil! Eu sempre torço pro Massa ser favorito ao título. Mas tudo é uma questão de carro. Então, vamos ser mais objetivos, considerando que os carros das equipes serão bons. Acho que Alonso, Massa, Vettel, Hamilton, Button, Kubica e Barrichello são os favoritos ao título. Queria muito que Kobayashi fosse confirmado, seria uma torcedora nata dele e apostaria que ele seria um dos a surpreender.

18. Para finalizar, qual a projeção que você faz para a temporada 2010 de uma maneira geral?

Que seja uma temporada disputada, cheia de ultrapassagens e se possível sem escândalos fora da pista. Espero que as novas equipes venham cheias de garra e o campeonato seja disputado até o final.

Confira as entrevistas anteriores.

Bianca Moura - Blog F1 com Café - 18 de novembro
Priscilla Bar - Blog Guard Rail - 25 de novembro
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About Diego Maulana

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2 comentários:

Babi disse...

Oi Diego,

Muito obrigada pelo convite, eu que agradeço a oportunidade.

Espero contribuir um pouquinho com seu blog!

Bjos,
Babi

Raphael disse...

Babi é uma diva!

Parabéns pela entrevista, Diego. Visitarei seu blog mais vezes.