Review MotoGP

Ano de amplo domínio na MotoGP. Domínio dos quatro fantásticos, Valentino Rossi, Jorge Lorenzo, Casey Stoner e Dani Pedrosa. E domínio da montadora japonesa Yamaha, campeã e vice no mundial de pilotos, campeã de construtoras e campeã de times. A temporada se resumiu a disputa de poucos. Mas mesmo assim, foi muito boa.

A MotoGP, por mais que tenha sido limitada em suas disputas, mantém sua essência, com disputas emocionantes e quedas. Muitas quedas. E isso continua chamando a atenção dos fãs.

A perspectiva é de poucas mudanças para as próximas temporadas. No entanto, a categoria deverá continuar forte, chamando a atenção e competitiva, mesmo que apenas para uma gama de pilotos.

Os quatro fantásticos

A MotoGP pode ser dividida em duas competições nesse ano. Uma entre Valentino Rossi, Jorge Lorenzo, Casey Stoner e Dani Pedrosa e outra entre o restante do grid. Esses quatro pilotos, que já dominam a categoria há dois anos, são as peças principais da categoria, disputando ponto a ponto, vitória a vitória, o título.

Entretanto, na temporada 2009, os companheiros de Yamaha Rossi e Lorenzo, conseguiram um destaque maior e foram os principais postulantes à taça. Muito do bom desempenho de ambos é devido ao equipamento da Yamaha, que por muito tempo foi superior aos seus concorrentes. Mas estamos falando de dois excelentes pilotos, um deles, genial, que galgaram seus campeonatos em desempenhos extremamente sólidos, conseguindo o título e o vice.

Valentino Rossi, o hepta - campeão, o gênio, foi, de certa forma, soberano. Mostra, como sempre, uma pilotagem segura, agressiva na medida certa e na hora certa, sem falar no talento costumeiro. E se ele tiver às mãos o equipamento certo, fica praticamente imbatível. Tudo isso sem contar a irreverência e carisma. Além de genial dentro das pistas, é um showman. E mais uma vez, provou que é o piloto a ser batido, o parâmetro para os adversários e admiradores.

Disputando com Rossi até onde pôde Jorge Lorenzo, companheiro do italiano, fez muito, apenas no seu segundo ano de MotoGP. Ele que sofreu em 2008 com quedas dos mais variados tipos e fraturas em várias partes do corpo, voltou a cair em 2009, mas com uma freqüência menor, o que lhe deu a oportunidade de brigar pelo título. Venceu corridas, marcou poles, mas não conseguiu superar o companheiro. Mesmo assim, mostrou evolução e uma performance mais sólida o que lhe credencia a um certo favoritismo nos próximos anos.

Logo atrás da dupla da Yamaha, veio Casey Stoner. Contudo, o campeão em 2007, sofreu com alguns problemas. Apesar de vencer algumas provas e de sempre figurar entre os primeiros, o australiano teve de se ausentar por três provas. O motivo: fadiga extrema. Casey pilotava muito abaixo do que podia, pois estava com problemas de saúde. Debilitado, não conseguiu fazer frente aos rivais da Yamaha. Mas quando voltou, totalmente recuperado, conseguiu até ameaçar o vice de Jorge Lorenzo, o que é um prenuncio de que ele virá forte em 2010.

O quarto fantástico, Dani Pedrosa, também sofreu por motivos de saúde. Nos testes do início de ano, sofreu uma queda em que precisou ser operado para fazer um enxerto na mão esquerda e no joelho. Com isso, não começou a temporada 100% fisicamente. E de quebra, sua moto Honda não estava uma maravilha. Contudo, ambos melhoraram no decorrer do ano e conseguiram terminar de maneira honrosa, na quarta posição.

Outro piloto que chamou a atenção, mas de uma maneira não tão positiva, foi Nicky Hayden. Muito se esperava do campeão de 2006 em seu primeiro ano de Ducati. Mas não foi isso o que vimos. O norte-americano sofreu para se adaptar à sua moto e não conseguiu resultados expressivos.

O domínio desse quarteto de pilotos deve continuar no próximo ano. São, de longe, os melhores do grid atual. Só nos resta saber quem levará vantagem em 2010.

Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: