Projeto pirâmide

Li uma matéria no site da Autosport, disponível nesse link, que os novos promotores do WRC estão com novas ideias para a categoria crescer. E a principal delas é criar um sistema de pirâmide, que pretende dar oortunidade aos jovens começarem a gostar, se interessar e correr mais em ralis.

Em suma, a ideia é criar algumas "categorias de base" para dar chance e trabalhar novos talentos, fazendo com que em um médio período esses pilotos cheguem com um bom nível nas categorias principais do WRC, como disse o CEO de uma das organizadoras dos ralis, Neil Duncanson.

A proposta é boa, mas esbarra em algumas dificuldades. Como o próprio Duncanson disse, geralmente pilotos de ralis começam a pilotar na categoria muito tardiamente, com apenas 17 ou 18 anos. Comparado com a F1, por exemplo, o piloto começa a ter sua escola no kart, aos 8, 9 anos. Isso acontece porque, legalmente os pilotos não podem disputar ralis com uma idade inferior.

Outro fator é de que a maioria dos pilotos de rali começam no kart e sonham com a F1. O encantamento pelo rali vem depois de um tempo.

Por isso, uma das propostas é criar uma categoria nova que estimule os jovens a vir para o mundo do rali.

Só que para isso, é necessário investimento, estrutura e vontade. O último quesito, eles mostram pelo menos. Mas o difícil é conseguir os outros dois.

Repito que a ideia de se investir na base é ótima. Só que é complicado fazer qualquer coisa nesse sentido em uma categoria que precisa de mais estrutura para suportar esse planejamento especificamente. O WRC possui uma estrutura para suportar seus eventos. Mas não existe nada para que haja uma base.

Começar do zero um projeto como esse demandará tempo e investimento. Mas se for concluído, será muito bom para a categoria, que vive um boom hoje e que atrai grandes nomes. Kimi Raikkönen, por exemplo, já está lá. Valentino Rossi aparece de vez em quando, sem falar no super campeão Sebastien Loeb.

É hora de se aproveitar essa boa visibilidade do WRC para se por planos em prática e alavancar a categoria. Fico aqui na torcida.

Foto: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: