O WRC não é uma categoria tão popular no Brasil. Não sedia etapas, muito menos tem pilotos ao menos competindo na categoria. Então, porque falar sobre esse campeonato? Oras, por um simples motivo: o WRC é uma das melhores competições existentes para os amantes do automobilismo.A categoria, como qualquer competição de rali, alia técnica com velocidade nos mais diversos tipos de pistas. Asfalto, terra, neve, lama. Isso é o rali.
E como em qualquer categoria, o WRC tem seus gênios e aqueles que ousam desafia-los. Se você quer uma competição emocionante, procure também o WRC.
O hexa
A temporada 2009 do WRC começou com uma pergunta. Quem seria capaz de bater Sebastien Loeb, penta – campeão consecutivo da categoria? Candidatos existiam: Mikko Hirvonen, piloto finlandês e experiente da Ford. A Ford também tinha outra aposta, o jovem Jari Matti Latvala. A Citroën também tinha suas cartas na manga. Além de Loeb, o espanhol Dani Sordo também era uma boa aposta da equipe.
A resposta para a questão citada começou a ser dada por Loeb nas cinco primeiras etapas. Arrasador, o francês venceu todas e parecia encaminhar-se para um título fácil. Sólido, consistente e veloz Loeb teve o domínio no inicio do ano. Porém, teve também algumas quebras, batidas, abandonos que atrapalharam um pouco sua trajetória para o hexa. Mas se recuperou a tempo e garantiu a sexta taça consecutiva. Venceu mais e foi merecedorJá o vice campeão, Mikko Hirvonen, também merecia de certa forma o título. Não deixou de acreditar em nenhum momento que poderia ser campeão, mesmo com o desempenho fantástico de Loeb e foi premiado por sua regularidade. Pilota como um relógio. Venceu algumas etapas, mas brigou mesmo pelo título por ter pontuado em quase todos os eventos. Talvez essa seja a melhor arma para se enfrentar um gênio dos ralis como Loeb.
Na terceira posição, ficou Dani Sordo, companheiro de Loeb. Sordo, a exemplo de Hirvonen, foi muito regular durante o ano. Foi também um dos pilotos que mais mereceu uma vitória, que ainda não veio esse ano. Mas que poderia ter vindo, caso ele não tivesse que abrir caminho para o francês justo no rali da Catalunha, em sua terra natal. Mas ter trabalhado para a equipe lhe deu alguns pontinhos dentro da Citroën, o que pode lhe recompensar no futuro.
Já a quarta posição do mundial ficou com o jovem Jarí Matti Latvala, que apesar de ter vencido um rali no ano, não teve uma temporada tão boa como muitos apostavam. Latvala chegou à Ford como grande promessa eu vingaria em 2009. Mas seus desempenhos inconstantes atrapalharam muito seu ano. Um exemplo de sua inconsistência foi o rali da Grécia, quando ele tinha folga no segundo lugar e bateu sozinho. Vários boatos davam conta de que ele sairia da Ford em 2010, o que já foi negado.Os ralis deverão, em 2010, ganhar mais destaque. Tudo porque Kimi Raikkönen vai
correr pelo time júnior da Citroën ao invés de continuar na F1. E um piloto com o gabarito do finlandês chama muito a atenção e trará uma nova gama de espectadores para os ralis. Sem contar as aparições de outros famosos, como Valentino Rossi e alguns pilotos da F1 em eventos como esses. Torço muito para que isso aconteça.
Fotos: Autosport.com e Wrc.com
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