Review WRC

O WRC não é uma categoria tão popular no Brasil. Não sedia etapas, muito menos tem pilotos ao menos competindo na categoria. Então, porque falar sobre esse campeonato? Oras, por um simples motivo: o WRC é uma das melhores competições existentes para os amantes do automobilismo.

A categoria, como qualquer competição de rali, alia técnica com velocidade nos mais diversos tipos de pistas. Asfalto, terra, neve, lama. Isso é o rali.

E como em qualquer categoria, o WRC tem seus gênios e aqueles que ousam desafia-los. Se você quer uma competição emocionante, procure também o WRC.

O hexa

A temporada 2009 do WRC começou com uma pergunta. Quem seria capaz de bater Sebastien Loeb, penta – campeão consecutivo da categoria? Candidatos existiam: Mikko Hirvonen, piloto finlandês e experiente da Ford. A Ford também tinha outra aposta, o jovem Jari Matti Latvala. A Citroën também tinha suas cartas na manga. Além de Loeb, o espanhol Dani Sordo também era uma boa aposta da equipe.

A resposta para a questão citada começou a ser dada por Loeb nas cinco primeiras etapas. Arrasador, o francês venceu todas e parecia encaminhar-se para um título fácil. Sólido, consistente e veloz Loeb teve o domínio no inicio do ano. Porém, teve também algumas quebras, batidas, abandonos que atrapalharam um pouco sua trajetória para o hexa. Mas se recuperou a tempo e garantiu a sexta taça consecutiva. Venceu mais e foi merecedor

Já o vice campeão, Mikko Hirvonen, também merecia de certa forma o título. Não deixou de acreditar em nenhum momento que poderia ser campeão, mesmo com o desempenho fantástico de Loeb e foi premiado por sua regularidade. Pilota como um relógio. Venceu algumas etapas, mas brigou mesmo pelo título por ter pontuado em quase todos os eventos. Talvez essa seja a melhor arma para se enfrentar um gênio dos ralis como Loeb.

Na terceira posição, ficou Dani Sordo, companheiro de Loeb. Sordo, a exemplo de Hirvonen, foi muito regular durante o ano. Foi também um dos pilotos que mais mereceu uma vitória, que ainda não veio esse ano. Mas que poderia ter vindo, caso ele não tivesse que abrir caminho para o francês justo no rali da Catalunha, em sua terra natal. Mas ter trabalhado para a equipe lhe deu alguns pontinhos dentro da Citroën, o que pode lhe recompensar no futuro.

Já a quarta posição do mundial ficou com o jovem Jarí Matti Latvala, que apesar de ter vencido um rali no ano, não teve uma temporada tão boa como muitos apostavam. Latvala chegou à Ford como grande promessa eu vingaria em 2009. Mas seus desempenhos inconstantes atrapalharam muito seu ano. Um exemplo de sua inconsistência foi o rali da Grécia, quando ele tinha folga no segundo lugar e bateu sozinho. Vários boatos davam conta de que ele sairia da Ford em 2010, o que já foi negado.

Os ralis deverão, em 2010, ganhar mais destaque. Tudo porque Kimi Raikkönen vai
correr pelo time júnior da Citroën ao invés de continuar na F1. E um piloto com o gabarito do finlandês chama muito a atenção e trará uma nova gama de espectadores para os ralis. Sem contar as aparições de outros famosos, como Valentino Rossi e alguns pilotos da F1 em eventos como esses. Torço muito para que isso aconteça.

Fotos: Autosport.com e Wrc.com
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